Manutenção de gás residencial: veja como fazer e quais os cuidados
Blog Copagaz
28 de junho de 2023
Comentários (0)

Manutenção de gás residencial: veja como fazer e quais os cuidados

manutenção no sistema de gás residencial
2 minutos para ler

Fazer a manutenção de gás residencial é uma tarefa muito importante para manter as condições de queima e exaustão dos equipamentos funcionando perfeitamente sem riscos para os moradores.

Com ela, é possível prever quaisquer problemas e achar soluções para os danos. Por isso, se quer entender melhor como funciona a manutenção de gás residencial e tirar todas as dúvidas de como e quando fazer, continue a leitura!

Índice:


Quando fazer a manutenção do gás residencial?

Para manter todas as instalações e aparelhos seguros, a manutenção do gás residencial deve ser feita pelo menos a cada um ano

Realizar as manutenções preventivas é uma forma de evitar qualquer dano futuro e garantir a eficiência do gás natural, usado em equipamentos residenciais.

Como funciona a manutenção do gás residencial?

A manutenção dos equipamentos de gás é um procedimento em que um técnico capacitado realiza a limpeza e verifica todos os componentes de segurança, incluindo a troca da mangueira do gás.

Ao finalizar a manutenção, é emitido um laudo comprovando que o sistema do gás está aprovado e funcionando perfeitamente na residência.

Lembrando que a manutenção pode ser feita sempre que for detectado qualquer funcionamento incomum ou cheiro de gás no ambiente.

Quais os riscos de não fazer manutenção de gás residencial? 

Primeiramente, a falta de manutenção do gás residencial compromete o seu funcionamento de forma correta.

Os equipamentos a gás usam dutos de entrada de ar e saída de monóxido de carbono, além de exaustores, que são itens sensíveis à sujeira, precisando receber limpeza periódica para não serem danificados.

A falta de manutenção pode causar danos como paradas repentinas, desligamento ou mesmo esfriamento de água e até vazamento do gás. Além de contribuir para reduzir a vida útil dos aparelhos.

Qual a importância da manutenção do gás residencial?

A manutenção preventiva do gás residencial protege todos os moradores da residência, evitando que haja algum vazamento de monóxido de carbono que pode causar problemas de saúde.

Por isso, ter a manutenção e mantê-la em dia é importante para preservar a segurança e o conforto da sua família, mantendo os equipamentos a gás funcionando perfeitamente. 

Mas é preciso lembrar da importância de sempre buscar uma empresa credenciada para fazer este tipo de serviço, pois elas possuem técnicos habilitados que vão seguir todas as normas para instalação de gás residencial.

Viu como a manutenção do gás residencial é importante? Para saber mais dicas sobre o funcionamento dos seus aparelhos movidos a gás, continue acompanhando o blog do Copagaz!

Leia também: