Como Escolher Aquecedor a Gás ideal para sua casa | Copagaz
Blog Copagaz
9 de março de 2022
Comentários (0)

Veja como escolher aquecedor a gás ideal

mulher escolhendo aquecedor a gás
4 minutos para ler

Índice


Ninguém quer tomar banho frio ou ter alto custo de energia, então é importante saber como escolher um aquecedor a gás. O aquecedor de água certo fornecerá à sua família água quente de forma econômica e confiável. Qual é o tipo de aquecedor de água ideal para a sua casa ou empresa? Vários fatores devem ser considerados, incluindo o preço do sistema e da instalação, o custo e a disponibilidade das fontes de energia do aquecedor. 

Como funciona o aquecedor a gás

Um aquecedor de água a gás funciona quando você abre uma torneira de água quente e um sensor detecta o fluxo. O queimador de gás acende e o trocador de calor aquece a água corrente. O tanque de aquecimento de água a gás funciona aquecendo e armazenando água. A água quente é retirada da parte superior do tanque e substituída por água fria na parte inferior, com base no fato de que a água quente sobe. Quando a temperatura da água do tanque cai abaixo do ponto de ajuste do termostato, o aquecedor de água funciona fazendo com que o queimador seja acionado até que a temperatura volte ao ponto de ajuste. Saiba mais sobre como funciona o aquecedor a gás.

Como escolher um aquecedor a gás

Ao selecionar um novo aquecedor de água para sua casa, escolha um sistema de aquecimento de água que forneça água quente suficiente para sua família e também seja eficiente em termos de energia para economizar seu dinheiro. Considere os diferentes tipos de aquecedores de água disponíveis e determine o tamanho certo e a fonte de combustível para sua casa.
Para saber quanto a sua família gasta e escolher o aquecedor ideal, é preciso entender quantos litros serão aquecidos. Para chegar a esse número, faça o cálculo, preenchendo a tabela abaixo, para descobrir o volume de água gasto por cada aparelho de acordo com o “volume de água x número de pessoas”:

Tabela de Gastos de Volume de Água

APARELHOVOLUME DE ÁGUAN° DE PESSOASVOLUME DO APARELHO
Chuveiro70 litros
Banheira150 litros
Lavatório20 litros
Pia de Cozinha25 litros
  • A coluna 1 indica os aparelhos que fornecem água quente à sua residência.
  • A coluna 2 demonstra um volume médio gasto por dia por cada pessoa, consumido por cada aparelho. Para um valor mais preciso, é preciso saber a vazão correta do equipamento.
  • A coluna demonstra o número de pessoas que utilizam chuveiro, banheira, lavatório e pia. Normalmente, é o próprio número de residentes.
  • Por fim, a coluna 4 é o total de volume consumido por cada aparelho. Este resultado é encontrado multiplicando os valores da coluna 2 com a coluna 3.

Abaixo, um exemplo da tabela preenchida:

APARELHOVOLUME DE ÁGUAN° DE PESSOASVOLUME DO APARELHO
Chuveiro70 litros2140 litros
Banheira150 litros2300 litros
Lavatório20 litros240 litros
Pia de Cozinha25 litros250 litros
TOTAL530 litros/dia

Tipo de combustível, disponibilidade e custo

O tipo de combustível ou fonte de energia que você usa para aquecimento de água não afetará apenas os custos operacionais anuais do aquecedor de água, mas também seu tamanho e eficiência energética.

Os tipos de energia são: gás liquefeito de petróleo (GLP) e gás natural (GN). Os dois gases se equivalem em termos de segurança, mas o que os difere, além da composição, é o preço. O, sendo inacessível até mesmo para pequenas empresas, enquanto o GLP possui preços mais flexíveis e pode ser reabastecido com muito mais facilidade.

Tamanho

Para fornecer água quente adequada à sua casa e maximizar a eficiência, você precisa de um aquecedor de água com tamanho suficiente para sustentar todos os equipamentos da sua casa. Por isso, não deixe de checar mais informações sobre dimensionamento.

Para saber qual o tamanho ideal para a sua casa, leve em conta as seguintes informações:

  • Aquecedor de 8 litros: atende um banheiro com um chuveiro.
  • Aquecedor de 10 a 15 litros: atende um banheiro com um chuveiro e uma torneira simultaneamente.
  • Aquecedor de 18 a 20 litros: pode atender dois banheiros próximos com uma ducha de 8 litros de vazão em cada.
  • Aquecedor de 22 a 26 litros: Atende dois banheiros, com uma ducha de no máximo 10 litros de vazão em cada.
  • Aquecedor de 30 a 37 litros: atende três banheiros, com uma ducha de no máximo 10 litros de vazão em cada.

Eficiência energética

Para maximizar a economia de energia e custos, verifique a eficiência energética (aquela etiqueta que vem colada em todos os eletrodomésticos, mostrando de A a G, qual o nível de gasto de energia do equipamento) de um aquecedor de água antes de comprá-lo e entenda se funciona para a sua casa e família. 

Custos

Antes de comprar um aquecedor de água, também é uma boa ideia estimar os custos operacionais anuais e comparar esses custos com outros modelos menos ou mais eficientes em termos de energia. 

Dicas de como escolher um aquecedor a gás

Seja com tanque ou sem tanque, os aquecedores de água podem afetar drasticamente o conforto e os custos da sua casa. Se você está procurando substituir uma unidade existente, o tipo, o tamanho e a eficiência daquela que você escolher serão importantes, é importante que saiba como escolher um aquecedor a gás.

A dica da Copagaz é optar pelo uso do GLP, que apresenta uma economia significativa em relação a outras fontes de energia, pois sua alta capacidade calorífica fornece mais potência para as atividades diárias em diversos setores: chuveiro a gás, lareiras, secadora de roupas e até mesmo churrasqueiras

Para assegurar o melhor desempenho do seu gás GLP, realizamos rigorosos processos de requalificação e manutenção de nossos cilindros, tanques e botijões, através de uma empresa moderna e de confiança, conforme orientações da ABNT e do INMETRO.