Gás natural ou GLP: entenda as diferenças e qual escolher - Copagaz
Blog Copagaz
1 de setembro de 2021
Comentários (0)

Gás natural ou GLP: entenda as diferenças e qual escolher

Índice:


Gás natural ou GLP?” é uma pergunta que costuma surgir, tanto na mente de quem tem um negócio com alto consumo de gás, quanto na mente de quem está em busca da melhor opção para seu lar. 

O fato é que ambos os gases têm as suas diferenças, sendo que cada um tem vantagens específicas em diferentes situações. No entanto, já te adiantamos uma informação: um deles é, sim, uma opção com melhor custo-benefício que a outra. 

Quer descobrir qual é? Continue lendo para entender qual é a melhor alternativa para o que você procura. 

O que é gás GLP? 

gás natural ou glp

A sigla do gás GLP significa Gás Liquefeito de Petróleo. Em termos mais técnicos, esse é um gás feito pela mistura de butano e metano – duas frações gasosas de petróleo. Porém, diferentemente de outros gases, este é comercializado em sua forma líquida. 

No geral, ele é comercializado em cilindros ou botijões, como o botijão de gás 13 kg, que normalmente é comprado para uso residencial. Esse gás também é popularmente conhecido como gás de cozinha

E o que é gás natural? 

gás natural ou glp

O gás natural, por outro lado, é um combustível fóssil que, em termos técnicos, é feito de hidrocarbonetos leves, dentre outros gases variados. Assim como o nome sugere, esse gás surge de forma natural no ambiente e é criado quando fósseis são submetidos a condições muito específicas de pressão e calor, sendo extraído a partir de perfurações no solo.  

GN ou GLP: qual é mais ecológico?

gás natural ou glp

Quando comparamos o gás natural e o GLP com outras fontes energéticas, como a eletricidade, o carvão e a lenha, não existem dúvidas de que os gases são alternativas bem mais ecológicas. Porém, quando comparados entre si, o GLP sai na frente, pois, diferentemente do gás natural, ele não emite gases que contribuem para o efeito estufa durante a sua queima. 

Gás natural ou GLP: qual é mais eficiente?

gás natural ou glp

O GLP, em comparação com o gás natural, tem maior poder calorífico. Sendo assim, é possível fazer bem mais usando menos GLP, tornando-o uma opção ainda melhor para lares e empresas em que há um uso considerável de aparelhos a gás, como o fogão. 

Se você tem um negócio e ainda não sabe responder à pergunta “gás natural ou GLP?”, poderá encontrar informações mais específicas nos blog posts:

Como fazer conversão de gás natural para GLP? 

A conversão de um fogão de gás natural para GLP, e vice-versa, depende principalmente da mudança de algumas peças, sendo elas: 

  • a ponteira que faz a conexão do gás;
  • os registros;
  • os injetores.

Além disso, é necessário que seja feita a regulagem da entrada de ar. Porém, para fazer essa transição com toda a qualidade e segurança necessárias, recomendamos que você entre em contato com um de nossos especialistas. 

Quando pensamos em rendimento e custo-benefício, não há dúvidas de que a melhor resposta para a pergunta “gás natural ou GLP?” é o GLP, não é?  Agora que você já tirou essa dúvida, aproveite para ver nossos outros conteúdos sobre gás para comércio e gás para condomínio, com dicas de nossos experts no assunto.