Aquecedor elétrico ou a gás: qual vale mais a pena? | Copagaz
Blog Copagaz
25 de outubro de 2023
Comentários (0)

Aquecedor elétrico ou a gás: entenda qual é o melhor e escolha o ideal

Homem consertando aquecedor a gás
3 minutos para ler

Índice:


Se você está procurando um método de aquecimento para a sua casa ou qualquer outro ambiente e está em dúvida sobre as versões de aquecedor elétrico ou a gás, é importante saber qual é mais vantajoso. Ambos apresentam pontos positivos e negativos que você descobrirá conosco neste conteúdo. 

Afinal, um equipamento desse porte é um grande investimento, e deve-se entender os dois modelos e suas principais características para fazer a melhor escolha. Vamos lá?

Vantagens do aquecedor elétrico

O aquecedor elétrico é muito fácil de ser usado. Ele é bastante econômico e prático no dia a dia, podendo aquecer muito bem chuveiros e as torneiras da cozinha. 

Outro ponto positivo é que o consumo de água é mais em conta devido à sua rapidez para aquecer a água. Não é necessário esperar ele esquentar, desperdiçando o líquido enquanto isso. 

Desvantagens do aquecedor elétrico 

Como o próprio nome diz, este é um aparelho elétrico, ou seja, funciona por meio de eletricidade. Logo, caso falte energia na residência, os banhos serão gelados até o restabelecimento da luz. 

Além disso, apesar de promover uma redução no consumo de água, a conta de luz pode ficar um pouco mais cara, cerca de 20%, pois o aquecedor gasta muita energia. Mas isso dependerá da forma de uso da água aquecida e de quantas pessoas moram no lar. 

Vantagens do aquecedor a gás

Após conhecer os pontos positivos e negativos do aquecedor elétrico, é hora de saber como funciona o aquecedor de água a gás e suas vantagens e desvantagens. Se você quer receber água aquecida em todos os tipos de torneiras da casa, essa é uma ótima opção. Este aparelho consegue aquecer todos os pontos de evacuação de água da residência. 

Além disso, proporciona um conforto térmico elevado em comparação ao modelo elétrico, ao aquecer melhor com a grande vazão de água. É possível também usar o gás natural ou GLP para ele funcionar. 

Por fim, outra vantagem é a ausência de consumo de eletricidade. 

Desvantagens do aquecedor a gás 

O principal ponto de desvantagem do aquecedor a gás é o custo de instalação, sendo mais elevado em relação ao outro tipo. Além disso, a manutenção precisa ser feita anualmente somente por profissionais especializados para evitar vazamentos durante o aquecimento do chuveiro a gás, por exemplo. 

A conta de água também pode ficar um pouco mais cara por conta da grande vazão que ele proporciona e por demorar um pouco mais para esquentar. 

Qual é mais econômico: aquecedor a gás ou elétrico? 

Quando comparados, o aquecedor a gás leva vantagem em relação ao elétrico. Isso porque, apesar do seu alto investimento de instalação, ele não encarece a conta de luz e consegue deixar a água mais quente. 

O que considerar na hora de escolher o sistema de aquecimento de água?

Não existe fórmula mágica para saber como escolher o aquecedor a gás ideal ou o modelo elétrico perfeito. É importante considerar as suas preferências e o tipo de instalação realizável na casa. Pense também no custo da manutenção a longo prazo e da conta de energia, gás e água. 

O aquecedor a gás para apartamento, por exemplo, só é recomendado se o prédio possui estrutura para tal equipamento, como o gás encanado. 

Além disso, é importante você ter boas práticas de consumo com o seu aparelho, como regular o aquecedor a gás, manter as manutenções em dia, fazer uma instalação com profissionais altamente capacitados, entre outros. Se você quer saber mais dicas sobre aquecedor elétrico ou a gás e o consumo de gás de cozinha, continue acompanhando o blog Copagaz. Com a gente, você pode se informar sobre diversos assuntos e fazer boas escolhas de consumo para a sua residência.