Aquecedor a gás para apartamento: Como escolher | Copagaz
Blog Copagaz
21 de setembro de 2022
Comentários (0)

Aquecedor a gás para apartamento: guia completo

Casal feliz cozinhando juntos em casa
3 minutos para ler

Índice:

Tomar um banho quentinho é mais do que necessário depois de um longo dia de trabalho. Além disso, lavar as louças com água fria pode ser um desafio no inverno. É pensando nesses momentos que muitas pessoas compram o aquecedor a gás para apartamento.

Ao mesmo tempo, existem muitas dúvidas sobre esse aparelho, por exemplo: ele é movido a gás de cozinha? Ele pode ser ligado ao sistema de gás em condomínio fechado? Entre outros questionamentos que vamos responder agora.

Como escolher o aquecedor a gás para apartamento?

Antes de responder à pergunta “Qual o melhor aquecedor a gás para apartamento?” É preciso fazer algumas análises. 

O primeiro ponto importante para escolher um aquecedor a gás para apartamento é avaliar a sua capacidade.

Alguns modelos têm capacidade de 22 litros por minuto e outros, de 12 litros por minuto, por exemplo. Isso pode fazer a diferença se o consumo for muito elevado, com mais de um banheiro ou muitas torneiras.

Uma outra dica é buscar sempre aparelhos de marcas que sejam referência no mercado, que tenham uma rede de assistência técnica na sua cidade, que tenham peças de reposição e que sejam bem avaliados pelos clientes.

Além disso, opte por um aquecedor a gás para apartamento adequado ao tamanho do seu imóvel e que esteja de acordo com as normas do seu condomínio.

Alguns modelos de aquecedor a gás mantêm a água sempre quente. Eles são chamados de “aquecedores por acumulação”. Já o aquecedor por passagem aquece a água gradualmente.

Como instalar um aquecedor a gás para apartamento?

Se o seu apartamento não tiver sido projetado pensando no aquecimento a gás, é provável que você tenha que fazer a troca do encanamento pelo qual a água quente passará.

Os canos para a passagem de água quente são de metal, ao contrário dos canos comuns, que são de plástico. É possível comprar um kit completo para esse tipo de instalação, com todos os itens necessários.

Para mais segurança, recomenda-se que a instalação do aquecedor a gás seja feita por uma pessoa experiente. Por isso, se você não se sentir à vontade, contrate um profissional. Isso garantirá o bom funcionamento do aparelho.

Local de instalação

O aquecedor a gás deve ficar em um local arejado. Escondê-lo dentro de armários, por exemplo, pode dificultar eventuais manutenções. Além disso, o aparelho precisará de ar para que a sua chama aqueça a água.

Por fim, confiná-lo torna o seu uso mais perigoso, pois isso contribui para o acúmulo do monóxido de carbono.

Escolha o botijão certo

Se o seu aquecedor não estiver ligado ao sistema de gás do condomínio, opte pelo botijão de gás, pois ele é recomendado para uso doméstico. Aliás, usar o gás liquefeito de petróleo em vez do gás natural é a opção mais ecológica nesse caso. 

Siga as instruções à risca

Em hipótese alguma ignore as orientações do fabricante, tentando driblá-las para adaptar o aquecedor a gás para apartamento à realidade do seu imóvel. Além de danificar o aparelho, você colocará em risco a instalação.

O aquecedor a gás para apartamento é uma alternativa para não deixar o seu banho refém da eletricidade – e da falta dela. Além disso, o chuveiro elétrico é um dos vilões da conta de luz.

O seu aquecedor de água a gás para apartamento pede gás de qualidade. Por isso, conte sempre com a Copagaz! Navegue em nosso site para encontrar mais sobre revenda de gás na sua região ou até mesmo conhecer nossas filiais.