Sala de gás para edifícios de apartamentos

Para manter a segurança de todos e proporcionar um serviço de qualidade, o gás de apartamento é produzido com algumas especificidades para conseguir atender os moradores. Mas você sabe como é feita a instalação? 

Se você pretende se mudar para um apartamento, já mora ou apenas tem curiosidade de entender essa instalação, veio ao lugar certo. O blog da Copa Energia traz tudo sobre o tema com detalhes e assim você fica por dentro do assunto. Veja!

Utilidade do gás de apartamento 

Antes de falarmos sobre como funciona o sistema de gás em condomínios, vamos relembrar para que ele pode ser usado em cada apartamento. Tudo sempre com segurança e praticidade para os moradores. 

O gás em apartamentos pode ser utilizado para: 

  • aquecer a água do chuveiro a gás; 
  • cozinhar com fogões ou fornos a gás;
  • aquecer ou resfriar ambientes internos e externos; 
  • acender a churrasqueira do apartamento, caso tenha sistema a gás;
  • usar máquinas de lavar louça a gás;
  • utilizar secadoras de roupa a gás.

O que diz a lei de gás encanado em apartamentos? 

Existem alguns lugares do país que contam com uma legislação específica para a instalação de gás em condomínios. Em São Paulo, por exemplo, a Lei n.º 24.714, de 1987, diz que, quando houver instalação de gás encanado, é proibida a utilização de botijões nos apartamentos. 

Já no Rio de Janeiro, o ponto alto do Decreto Municipal 897, de 21 de setembro de 1975, Art. 143, diz que os botijões devem ser instalados fora das edificações, em um pavimento térreo. 

Em geral, as instalações de GLP em condomínio precisam seguir as regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Desta forma, é possível estabelecer requisitos mínimos e manter um padrão ao instalar o sistema.

Como funciona a instalação do gás no apartamento? 

Homem instalando gás em apartamento

A instalação de gás de apartamento não é complicada. Dependerá do tipo recebido em cada unidade de moradia, se o prédio é novo ou mais antigo e se será individualizado ou não. 

No caso de apartamentos novos, a instalação deve ser entregue pela construtora. Quando o prédio é mais antigo e acontecerá essa modificação, é preciso que uma empresa especializada faça a troca. Geralmente, a distribuidora de gás da região fará todo o serviço. 

Para os apartamentos novos, a tubulação de aço ou cobre será feita internamente. Já nos condomínios antigos, os tubos poderão ser passados externamente. Ambos deverão levar gás da rua ou de cilindros (mantidos na parte térrea) para os moradores. 

É importante criar um sistema de gás canalizado em apartamento que atenda a todos e que seja individualizado, no qual cada casa paga o que consome, ou coletivo, onde todos utilizam a mesma fonte e dividem o valor mensal.

O que é mais barato: gás encanado ou botijão?

O valor da conta de gás encanado e o tempo de duração de um botijão vão variar conforme o uso. Mas, em geral, o formato fornecido através do encanamento acaba sendo um pouco mais caro. 

Apesar de o valor do botijão ter encarecido, chegando a custar R$ 120 em alguns lugares, usá-lo por dois meses, por exemplo, pode ser mais em conta. Além do valor da instalação do gás encanado, ele tem as taxas de manutenção cobradas todos os meses somadas ao consumo.

GLP para condomínio: qual é a vantagem?

Existem diversas vantagens para os moradores e para o condomínio ao instalar o gás encanado em apartamentos. Algumas delas são:

  • mais segurança, pois dispensa o armazenamento de um botijão de gás 13 kg (ou inferior) em cada apartamento;
  • mais conveniência, visto que os moradores não precisam se preocupar com a compra periódica de botijões;
  • o GLP é um gás com alto rendimento e baixo custo, ou seja, dá para fazer mais, gastando menos;
  • o custo pode ser dividido tanto em conta individual quanto em conta única (coletiva), conforme for combinado com os moradores do condomínio;
  • energia limpa, pois o gás tem menos emissão de poluentes, com baixo impacto ambiental;
  • mais controle das chamas, proporcionando uma vida útil maior aos seus utensílios e evitando acidentes.

Cuidados no uso de gás encanado em apartamento 

O gás encanado é bastante prático e seguro, mas, de toda forma, a empresa que o fornece deve ser especializada na instalação para evitar riscos. Além disso, ela precisa fazer uma análise geral do local antes de instalar, para planejar todos os detalhes. É necessário realizar manutenções periódicas para garantir a segurança do uso.

Em casa, as válvulas do gás devem ficar longe do alcance de crianças ou idosos, para evitar acidentes. O melhor é manipular esse artefato somente em último caso, controlando as chamas diretamente nos botões do fogão. No mais, esse é um sistema bastante seguro, uma vez que as manutenções periódicas garantem essa segurança.

O que é necessário para instalar gás de apartamento? (GLP)

O processo de instalação de gás de apartamento deve ser baseado em um projeto feito por profissionais da área para promover o máximo de segurança. No geral, empresas fornecedoras de gás são responsáveis por essa etapa e indicam um profissional responsável, que avaliará a planta, o espaço, a demanda, dentre outros fatores.

É importante observar que, conforme as orientações da ABNT e do Corpo de Bombeiros Estadual, a instalação dos botijões deve ser feita em áreas externas, onde há maior circulação de ar. Instalações subterrâneas ou em salas fechadas são proibidas, pois, no caso de vazamento, aconteceria o acúmulo de GLP no ambiente.

Como realizar a manutenção do sistema de gás?

A manutenção periódica do sistema de gás é fundamental para manter tudo em ordem e seguro. Em primeiro lugar, é necessário um técnico capacitado para verificar como está toda a instalação. Ele poderá fazer a troca das mangueiras ou de outros equipamentos, caso necessário.

O profissional deve procurar algum tipo de vazamento, com técnicas indicadas para isso, como a esponja com água e sabão nas válvulas. Após todo o processo de verificação dos equipamentos, ele pode emitir um laudo atestando o bom funcionamento ou a troca de algum item do sistema.

Responsabilidade sobre a tubulação de gás no condomínio 

A responsabilidade de garantir que os cuidados necessários na tubulação e nas instalações de gás de apartamento estão sendo feitos é especialmente do condomínio. Este deve entrar em contato com a empresa responsável pelo abastecimento para garantir a manutenção e a segurança dos moradores ao menor sinal de vazamento. 

A empresa responsável, por sua vez, deve realizar visitas periódicas e oferecer o suporte de profissionais qualificados para resolver possíveis vazamentos sempre que preciso. 

A Copa Energia, por exemplo, oferece suporte em cada etapa, desde o projeto até o abastecimento periódico. Além disso, no caso de um possível vazamento, dentre outros problemas no fornecimento de gás GLP empresarial ou residencial, é possível acionar o suporte para fazer uma avaliação adequada e o conserto se necessário.

Gás de condomínio: é GLP, é Copa Energia! 

Para saber mais sobre gás de apartamento, o que é GLP e quais vantagens ele pode trazer para o seu condomínio, entre em contato pelo número 0800 729 7777 e aproveite para aprimorar a vida dos moradores com uma alternativa eficiente para as suas rotinas. Acesse a página do Copa Energia e veja como contratar a instalação para seu condomínio!

Ao ser cliente Copa Energia, você conta com:

  • Reabastecimento automático de sua central de GLP
  • Assistência técnica 24h, 7 dias por semana
  • Segurança nas instalações seguindo todas as normas vigentes
  • Operação em 24 estados e no Distrito Federal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *