Tipos de aquecedores de água: conheça os modelos | Copagaz
Blog Copagaz
16 de novembro de 2023
Comentários (0)

Tipos de aquecedores de água: conheça as opções disponíveis e escolha o melhor!

Sistema de aquecedor a gás
3 minutos para ler

Índice:


Está providenciando um novo sistema para aquecer os chuveiros e torneiras da sua casa? Nessa tarefa, é importante conhecer todos os tipos de aquecedores de água disponíveis no mercado para você poder fazer uma boa escolha. 

Existem diferentes modelos desse aparelho e vale a pena você entender os detalhes de cada um deles neste artigo que preparamos. Vamos lá?

Como escolher o melhor sistema de aquecimento de água? 

Antes de escolher um entre os melhores tipos de aquecimento de água residencial, verifique como será a instalação no local. A tubulação também será de grande importância na hora de definir o sistema, pois tudo isso interfere na pressão da água e em como ela será aquecida. 

Quais são os tipos de aquecedores de água? 

Atualmente, existem três tipos de aquecedores principais para aquecer a água no ambiente. Veja!

Aquecedor a gás 

O aquecedor a gás é um dos modelos mais versáteis e econômicos, pois tem duas versões diferentes para a utilização desse combustível, que pode ser GLP (usado em botijão de gás) ou o natural. Veja!

Aquecedor a gás com exaustão forçada

Na hora de escolher o seu produto, é importante entender como funciona o aquecedor a gás com exaustão forçada. Este é um método bastante seguro, em que uma ventoinha é responsável por soprar CO₂ para fora do aparelho. 

Sua instalação pode ser realizada em diversos locais e ele funciona através de energia elétrica. Porém, sua principal desvantagem é não poder operar em residências que recebem água diretamente da rua, por conta da pressão. 

Aquecedor a gás com exaustão natural

O método de funcionamento do aquecedor a gás com exaustão natural é bem simples. Os gases são conduzidos pelos dutos sem a necessidade de impulsos. Diferente da versão anterior, ele pode funcionar até mesmo com pilhas e, por isso, o seu custo-benefício pode ser mais em conta. 

Aquecedor solar 

Esse é o modelo de aquecimento que proporciona a maior sustentabilidade ao meio ambiente. Além de ser moderno, ele costuma ser bastante econômico a longo prazo, pesando somente o valor da instalação inicial. 

Para ter o aquecedor solar no ambiente é necessário instalar as placas solares no telhado, para que retenham a energia do Sol. A potência do aquecimento varia conforme o tamanho da placa que está sobre a casa. 

Aquecedor de água elétrico 

Os aquecedores totalmente elétricos precisam ser instalados no foco central de aquecimento ou através de um tanque que acumula a água para deixá-la quente. O primeiro possui tecnologia mais antiga, sendo necessário estar próximo a torneiras e chuveiros. 

Já a versão por acumulação funciona como uma central de armazenamento para a água. Dentro deste tanque, o líquido será aquecido e distribuído quente para os locais em que será usado, como o banheiro e a cozinha. 

A desvantagem desse método é que uma torneira e um chuveiro não podem ser ligados ao mesmo tempo, senão não aquecem. 

Qual aquecedor de água é mais econômico? 

Conhecer as características dos diferentes sistemas pode ter tornado um pouco mais fácil saber como escolher o aquecedor a gás, solar ou elétrico para água. Entre as opções, o modelo que utiliza o Sol tem um custo-benefício bastante vantajoso, porém sua instalação costuma ser mais cara. 

Se você não quiser ter um alto custo de instalação, pode investir na opção de funcionamento a gás. Ambos os tipos de aquecedores de água costumam ser vantajosos, de acordo com as suas instalações, mas lembre-se, é importante saber a diferença entre gás natural e GLP para optar pelo melhor modelo: com exaustão natural ou forçada. Assim, você faz a melhor escolha para seu lar. 

E se você deseja saber mais assuntos relacionados a equipamentos movidos a gás ou outros tipos de combustível para a sua casa, continue acompanhando o blog da Copagaz!