Aquecedor gasta muita energia? Veja qual vale mais | Copagaz
Blog Copagaz
1 de novembro de 2023
Comentários (0)

Aquecedor gasta muita energia? Veja por que optar pelo aquecedor a gás

Homem consertando aquecedor a gás
3 minutos para ler

Índice


Os dias frios são mais difíceis, porém pra deixá-los mais confortáveis, uma boa alternativa é investir em um sistema de aquecimento, seja para ambientes ou para torneiras e chuveiros. No entanto, para evitar surpresas com gastos altos, vale a pena entender se o aquecedor gasta muita energia e por qual razão você pode optar por um modelo a gás. 

Embora o equipamento elétrico seja mais prático em alguns pontos, a conta de energia no final do mês pode te assustar. Para saber mais sobre esse assunto, continue a leitura! 

Quanto um aquecedor gasta de energia por mês? 

O consumo de um aquecedor para ambientes elétricos pode chegar a até R$150 na conta de energia. No entanto, isso dependerá de alguns fatores, como o padrão de uso.

O ideal é fazer um cálculo para ter uma noção de quanto ficará ao mês. Contudo, se você não sabe como realizar essa conta, acompanhe o tópico a seguir. 

Como calcular o gasto do aquecedor?

O primeiro fator a ser considerado para o cálculo é a quantidade de watts que o aparelho necessita. Quanto maior for esse número, maior será o impacto na conta de luz. Outro ponto importante é a forma de uso do item, ou seja, quantas horas ele fica ligado e em quantos dias do mês. 

A conta para chegar a um valor aproximado de consumo é:

  • potência (W) x horas utilizadas diariamente x dias utilizados no mês/ 1.000.

Para se ter uma ideia, na prática, se um aquecedor que usa 1.500W, por exemplo, e fica ligado durante duas horas por 20 dias, no total, ele gastará 60 kWh.

Contudo, vale ressaltar que é necessário saber o valor do kWh na sua cidade e multiplicar pelo resultado da operação anterior. Em São Paulo, um aquecedor elétrico com esse tipo de consumo refletiria em R$39 na conta. 

Nesse sentido, podemos concluir que o aquecedor gasta muita energia, mas tudo dependerá da forma de uso.

Qual aquecedor gasta menos energia? 

Em comparação ao produto elétrico, o aquecedor movido a gás natural ou GLP tende a ser mais econômico. Isso porque ele consegue aquecer com mais potência sem utilizar energia. Mas tudo depende da praticidade procurada, pois o modelo a gás tem uma instalação mais custosa. 

Em alguns casos, a instalação é padronizada, por exemplo, o aquecedor a gás para apartamento costuma ser instalado de acordo com a estrutura do prédio.  

Quais são as vantagens de ter um aquecedor a gás? 

Após entender quanto um aquecedor gasta de energia, vale a pena saber os benefícios do modelo a gás e qual das duas opções faz mais sentido para você. Entre as principais vantagens do aparelho, podemos elencar:

  • é um equipamento seguro;
  • proporciona maior conforto térmico, aquecendo mais do que o modelo elétrico;
  • ajuda a reduzir os custos com energia em casa, principalmente com o chuveiro a gás;
  • possui um funcionamento simples;
  • tem uma vida útil longa.

3 dicas para usar o seu aquecedor sem gasta muita energia

Independentemente do método de aquecimento escolhido para a sua casa, alguns cuidados são valiosos para prolongar o uso do aparelho, sem danificá-lo ou oferecer riscos aos moradores. Por isso, anote aí!

Não durma com o aparelho ligado

Deixe o aquecedor ligado somente enquanto todos estiverem acordados, até porque ele acaba deixando o ar do ambiente mais ressacado. Isso é muito prejudicial para quem tem doenças respiratórias.

Não o use por longos períodos

Em linha com a dica anterior, não deixe o equipamento ligado por muito tempo, mesmo acordado. O aquecedor gasta muita energia e, além disso, há a questão do ressecamento do ambiente. 

Evite aquecer áreas grandes

O aquecedor deve ser utilizado em ambientes que favoreçam a sua potência. Por isso, evite usá-lo em espaços muito amplos ou sem vedação de portas e janelas, pois o ar frio acaba invadindo e invalidando a temperatura quente. Além disso, verifique como regular o aquecedor a gás para ter mais conforto térmico no local. 

Antes de garantir o seu equipamento, entenda se o modelo escolhido gasta muita energia e como ele funciona. Assim, você pode fazer uma escolha mais adequada ao que procura e ao seu consumo. Agora que você já sabe mais sobre o aquecedor a gás, continue acompanhando o blog da Copagaz e entenda mais sobre outros assuntos, como o gás de cozinha!