Chuveiro a Gás: como funciona, prós e contras | Copagaz
Blog Copagaz
8 de setembro de 2023
Comentários (0)

Chuveiro a gás: tudo sobre o equipamento que pode ser a melhor alternativa para sua casa

Chuveiro a gás
5 minutos para ler

Índice:


Tomar um banho quentinho em dias frios vai muito bem, não é mesmo? Apesar de muitas residências utilizarem instalações elétricas, o chuveiro a gás aparece como uma ótima opção de custo-benefício e vem ganhando mais espaço nas residências.

Confira as vantagens e desvantagens de cada um dos dois tipos, como funciona o aparelho a gás, como instalá-lo e qual a maneira apropriada de fazer a manutenção.

Com essas informações, você entenderá se o chuveiro a gás compensa para a sua rotina.

Como funciona o chuveiro a gás?

O chuveiro a gás necessita de um aparelho aquecedor a gás para funcionar. O princípio é o mesmo do fogão de cozinha: um aparelho que, por meio do GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), faz com que uma chama seja acesa e realize a função do aquecimento.

Assim, a ducha funciona mais como um utensílio de distribuição da água e não para aquecer de fato, como os chuveiros elétricos.

Para tudo isso acontecer, os aquecedores a gás possuem um componente chamado fluxostato, que detecta o fluxo da água e dá o comando para o aparelho liberar gás, enquanto a chama é acionada para acender o fogo e então, fornecer a água aquecida.

Diferenças entre chuveiro a gás e elétrico

A principal diferença entre esses dois modelos é o modo de aquecimento da água. Enquanto o chuveiro a gás exige um aquecedor, o elétrico aquece a água por si só e, o seu próprio compartimento, consequentemente, consome energia elétrica.

Quais são as vantagens do chuveiro a gás?

O chuveiro a gás proporciona maior vazão de água, temperaturas maiores e mais estáveis, permitindo um banho mais agradável.

Mas você deve estar se perguntando “quanto custa um chuveiro a gás?”. Saiba que as duchas e os aquecedores mais simples podem ser encontrados por preços acessíveis, mas os valores variam. Nesse sentindo, ele é considerado mais econômico a longo prazo.

Outra vantagem importante é que o chuveiro a gás funciona mesmo em casos de falta de energia, diferente do chuveiro elétrico. Já do lado de suas desvantagens, estão: requerer mão de obra especializada para instalar e ser necessário maior investimento inicial com o aparelho.

Quais são as vantagens do chuveiro elétrico?

O chuveiro elétrico tem suas vantagens, como: fácil instalação, opções modernas de aparelhos, além de tender a ser mais comum, garantindo uma mão de obra mais em conta. Porém, ele também tem seus defeitos.

O chuveiro movido a energia elétrica é responsável por uma grande fatia da conta de luz. Ainda, se mal instalado, oferece riscos à rede elétrica e aos usuários. Ele também pode apresentar menor vazão de água, e, caso falte energia na residência, não esquentará.

Mulher tomando banho com ducha a gás

Como instalar um chuveiro a gás?

Embora possa parecer simples, a instalação do aquecedor a gás deve ser realizada por profissionais especializados e autorizados. Entender essa necessidade é o primeiro passo para saber como instalar chuveiro a gás com segurança.

É preciso verificar o tipo de tubulação, que deve ser própria para esse aquecimento, os pontos de saída de água de sua casa ou apartamento e os tipos de acessórios necessários para cada ducha e aquecedor. Nisso, o próprio vendedor do equipamento pode ajudar.

É importante que o profissional instale o aquecedor em um lugar arejado e que não receba muito vento para não apagar a chama do aparelho. Caso o seu modelo escolhido seja de circuito fechado, não há problema em ficar em ambientes sem tanta ventilação.

Depois da conclusão da tubulação adequada, a instalação do chuveiro é a parte mais fácil. Siga as recomendações dos profissionais ou do condomínio e escolha o modelo adequado ao padrão e às suas necessidades. Prepare mangueiras específicas, ferramentas adequadas e contrate o especialista certo para conduzir o processo.

Qual é o melhor modelo de chuveiro a gás?

Existem diversos modelos de chuveiro a gás disponíveis no mercado. Você deve escolher aquele que atenda ao que precisa, como tamanho, funcionalidades e design. Além disso, ele deve ser aceito no padrão da sua instalação.

Veja se deseja o modelo quadrado ou redondo (tradicional), com ou sem a ducha adicional, grande ou menor, com mais ou menos lados de vazão de água, etc. O modelo ideal é particular de cada lar.

Qual o preço médio do chuveiro a gás?

O preço médio dos chuveiros que funcionam a gás giram em torno de R$80 a R$600. O valor varia conforme as especificações do produto, os recursos oferecidos e o tamanho.

Apesar disso, o maior gasto será com a compra e a instalação do aquecedor. Para reduzir os custos ao longo do uso, é possível aprender como economizar gás e energia elétrica com esse tipo de aquecimento na residência, e assim valerá muito a pena o investimento.

Como realizar a manutenção do chuveiro a gás?

A manutenção do chuveiro a gás é fundamental para evitar qualquer tipo de acidentes e problemas. É preciso contratar um profissional especializado que verifique periodicamente a instalação do chuveiro e faça a manutenção do aquecedor.

Quando se trata de abastecimento com gás natural ou GLP, é preciso fazer inspeções com especialistas na área que vão verificar a vazão e o fornecimento, como estão os dutos, fiações e tudo mais que fizer parte do provimento da substância.

Quanto tempo dura o gás do chuveiro?

A durabilidade do gás dependerá do tipo de uso e de quantas pessoas moram na residência. Por exemplo, se muitas pessoas utilizam o chuveiro, o gás pode durar menos tempo ao longo do mês. Porém, se menos indivíduos o consomem, a duração será maior e a conta ficará mais barata.

Chuveiro a gás não esquenta: o que fazer?

A situação de, assim que entrar na ducha, reparar que a água se mantém fria ou, no máximo, fica morna e o chuveiro a gás não esquenta já aconteceu com você?

As principais causas desse problema são o desequilíbrio hidráulico na caixa d’água ou no fornecimento da rua, já que o fluxo maior de água pode fazer com que o aquecedor tenha sua corrente de calor bloqueada. Mas também pode ocorrer a falta do gás ou apresentar problema em algum componente do aquecedor.

  • Se o gás estiver acabando, a recomendação é trocar os botijões ou verificar se não há algum vazamento. Se o fornecimento for por encanamento, pode ser preciso conferir o funcionamento do medidor de gás;
  • Se a questão for causada pelo desequilíbrio hidráulico, é possível regular o aquecedor a gás, mas evite abrir o registro de água quente e depois diminuir a temperatura com o fluxo frio, pois o consumo será maior;
  • Por outro lado, problemas em algum componente do aquecedor, como na ventoinha, devem ser solucionados por um profissional especializado, que fará a manutenção correta do aquecedor a gás, proporcionando assertividade no conserto.

Como economizar com o chuveiro a gás?

Para saber como economizar com o chuveiro a gás, é preciso aplicar dicas simples no seu dia a dia, como:

  • não demorar tanto no banho;
  • deixar a manutenção do aquecedor em dia;
  • estar atento à temperatura do aparelho;
  • manter os aparelhos sempre limpos;
  • verificar o funcionamento de cada equipamento;
  • siga as nossas 10 dicas para economizar gás do aquecedor.

Seguindo esses passos, você verá o custo-benefício que a instalação do aquecedor de chuveiro a gás pode proporcionar. Para mais dicas como essa, continue acompanhando o blog da Copagaz. Estamos prontos para te ajudar!