Como instalar chuveiro a gás em casa? | Copagaz
Blog Copagaz
18 de agosto de 2022
Comentários (0)

Como instalar chuveiro a gás?

Chuveiro e aquecedor de água em um banheiro branco
3 minutos para ler

Quer instalar um chuveiro e não sabe qual escolher? Como fazer e quais as diferenças de um chuveiro à gás para o elétrico!

Índice:

Uma pesquisa publicada no ano passado revelou que o brasileiro se destaca pelos hábitos de higiene. Segundo o estudo, tomamos mais banhos que os americanos. Contudo, será que tem como deixar o banho ainda mais gostoso? A resposta é: sim, usando um chuveiro a gás. O problema é que nem todo mundo sabe como instalar um chuveiro a gás.

O chuveiro a gás é uma tecnologia muito usada em condomínios. Por isso, há quem acredite que ela só é possível com grandes investimentos em caldeiras e encanamentos especiais, o que não é verdade. É, sim, possível ter um chuveiro a gás na sua casa.

No entanto, antes de falarmos da instalação, vamos entender as vantagens desse modelo?

Quais as vantagens do chuveiro a gás?

A primeira delas só é percebida quando há falta de eletricidade no imóvel. Ainda que a casa fique no escuro, os moradores poderão tomar um banho quentinho, já que esse sistema não depende da eletricidade.

Ao mesmo tempo, o chuveiro a gás protege a rede elétrica. Como o chuveiro elétrico tem grande impacto na rede do imóvel, não são raros os casos em que ele queima a fiação, principalmente se estiver sendo usado com outros aparelhos potentes, como máquinas secadoras.

Nos últimos anos, o preço da eletricidade também disparou. Como o chuveiro elétrico é o aparelho que mais impacta a conta de luz, substituí-lo pelo modelo a gás também ajuda a economizar energia elétrica, fonte mais cara do que o GLP.

Como instalar um chuveiro a gás?

Antes de pensar em instalar o chuveiro, é preciso fazer algumas adequações no imóvel, já que se trata de um sistema um pouco mais complexo do que o usado pelo chuveiro elétrico.

Requisitos para ter um chuveiro a gás

Para funcionar, um chuveiro a gás precisa de um aquecedor a gás. Esse aparelho esquentará a água por meio de uma chama, distribuindo-a pela tubulação do imóvel.

Isso significa que o mesmo aquecedor poderá ser usado para aquecer a água do chuveiro e das torneiras, dependendo apenas do projeto. Portanto, não é o chuveiro a gás que aquece a água, mas, sim, o aquecedor.

O aquecedor pede uma tubulação própria para o aquecimento a gás, com revestimento térmico. 

Instalação do aquecedor a gás

Nesse caso, é interessante esclarecer que, embora não seja muito difícil de ser instalado, o aquecedor deve ser colocado por profissionais experientes. Isso reduz riscos relacionados a vazamentos de gás, além de garantir a eficiência energética e até a proteção do produto contra mau-uso. 

Lembre-se que o aquecedor deve sempre ser instalado em locais arejados. Porém, a distância entre o aparelho e a janela deve ser de cerca de 40 cm. Isso evita que o vento apague a chama do aquecedor. 

Importante: a instalação de aquecedor em ambientes fechados, como quartos e banheiros, só é permitida se o aparelho for de circuito fechado, ou seja, se ele não tiver comunicação com o ar do ambiente da instalação. 

Instalação do chuveiro a gás no apartamento 

Já o chuveiro pode ser instalado sem ajuda. A instalação muda de acordo com o fabricante, por isso, atente-se às instruções. Lembre-se que esse aparelho terá duas entradas de água: uma fria e uma quente. Por isso, você precisará de mangueiras flexíveis, revestidas de cobre ou cromadas. Ferramentas como chaves de fenda, fita isolante e alicate serão úteis.

Se o seu condomínio tiver aquecimento a gás próprio, a instalação será ainda mais simples, bastando seguir as orientações do fabricante e a planta do imóvel, que indicará a posição do encanamento.

No caso do uso de aquecedor próprio, será preciso alterar o encanamento do banheiro para que ele se adapte ao aquecimento a gás. 

Se não sabe como escolher o aquecedor a gás da sua casa, entenda que a principal diferença está no combustível usado. Alguns modelos são movidos a GLP (gás de cozinha) e outros a gás natural. O GLP pode ser encontrado com mais facilidade, destacando-se na escolha.

Outro ponto: entenda como economizar gás no dia a dia, compreendendo o consumo de água quente da sua casa, o clima da região, entre outros fatores.

Banho quentinho sem susto na conta!

Os chuveiros a gás estão começando a ganhar mais destaque no Brasil, principalmente porque são mais econômicos em comparação aos elétricos.

Agora que você entendeu como funciona essa tecnologia e como instalar chuveiro a gás, procure um revendedor Copagaz perto de você para garantir um banho quentinho!