Como Economizar Gás de Cozinha? 10 dicas de ouro | Copagaz
Blog Copagaz
17 de agosto de 2023
Comentários (0)

Como economizar gás de cozinha? 10 dicas que seu bolso agradece

Bora economizar gás?
4 minutos para ler

Apesar do ótimo custo-benefício do GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), economizar é sempre bom, não é mesmo? O tempo de duração de um botijão varia muito de acordo com o uso, mas, com as dicas certas sobre como economizar gás de cozinha, é possível torná-lo ainda mais durável. 

Pensando nisso, nós, da Copagaz, elaboramos 10 dicas para a economia de gás de cozinha. Confira! 

1. Evite abrir o forno

Sabemos que pode ser difícil resistir à tentação de abrir o forno de tempos em tempos para saber como está o alimento. No entanto, ao abrir, o forno demora mais para voltar à temperatura ideal e, assim, gasta mais gás

Pai e filho ansiosos para abrir o forno
Ao abrir o forno, perde-se tempo de cozimento e necessita de maior gasto de gás para voltar à temperatura ideal para assar o alimento.

2. Planeje suas refeições

Uma boa dica, se for possível para você, é reservar um dia para planejar e cozinhar as suas refeições da semana. Isso é benéfico não só para diminuir o tempo de uso do fogão e economizar gás de cozinha, mas também torna o dia a dia muito mais prático.

Mulher dividindo as refeições da semana em 7 potes de marmita
Além de economizar gás, tirar uma tarde para fazer as refeições da sua semana pode economizar tempo e esforço diário.

3. Mantenha o fogão limpo

A chama do fogão está laranja ou amarelada? É sinal de que as bocas estão sujas ou com mau funcionamento. Nesses casos, o fogão precisa se esforçar mais para dar conta, gastando mais gás.

Sempre que possível, mantenha seu fogão limpo após o uso, aprender como tirar gordura do fogão e as 4 formas de desentupir as bocas do fogão pode ser essencial para a economia de gás.

4. Use a panela de pressão quando possível

Embora muitas pessoas tenham medo de usar a panela de pressão, aprender a utilizá-la pode ajudar você a economizar gás, já que ela cozinha os alimentos em menos tempo. 

Uma boa dica, no caso de grãos como feijão e grão-de-bico, é deixá-los de molho por, pelo menos, 12 horas. Dessa forma, os grãos ficam mais macios, facilitando ainda mais o cozimento. 

5. Evite a passagem de vento

Se na sua cozinha tem uma janela que permite a passagem de vento diretamente para o seu fogão, vale a pena fechá-la enquanto cozinha. Isso porque o vento diminui a potência das chamas do fogão, exigindo mais tempo para que a panela atinja a temperatura ideal. 

6. Conheça o seu fogão

Geralmente, podemos utilizar um fogão por vários anos sem problemas. Porém um fogão velho pode ter bicos entupidos e dificuldade de acender as chamas, propiciando o escape de gás.

Vale lembrar que, além de gastar mais GLP do que o necessário, o escape do gás de cozinha pode colocar a sua segurança em risco. 

7. Cozimento a vapor

Que tal aproveitar o cozimento de um alimento que está na panela para colocar uma escorredeira metálica em cima e já cozinhar outros alimentos no vapor, como os legumes? Assim, você gasta a mesma quantidade de gás para cozinhar uma quantidade muito maior de alimentos!

No fogão desligado uma panela de metal, e acima dela uma vasilha de vidro cozinhando o brócolis a vapor.
Dica de ouro: O cozimento a vapor é extremamente benéfico à saúde, e ainda economiza no gás de cozinha.

8. Use bocas do fogão adequadas

Colocar uma panela pequena em uma boca grande é desperdício do seu gás de cozinha – evite, a menos que esteja com muita pressa.

Chama do fogão na panela
A imagem acima é um exemplo do uso inadequado do fogão: a chama do fogão fora da panela, desperdiçando gás.

9. Tampe as panelas

Panelas tampadas aproveitam mais a chama, cozinhando mais rápido, já que o calor não se dissipa para o ar. Já em panelas abertas acontece justamente o contrário. 

Panela tampada cozinhando no fogão a gás
Assim como o forno, evite também abrir as tampas das panelas para evitar maior gasto de gás.

10. Corte os alimentos em pedaços menores

Como você pôde perceber, o tempo de uso é determinante para a economia de gás. Por isso, saiba que, quanto menor o corte do alimento, menos tempo ele levará para ser cozido. 

Legumes picado na panela
Alimentos picados levam menos tempo para cozinhar do que alimentos inteiros.

E aí, aprendeu como economizar gás de cozinha? Aproveite para conferir nossos posts sobre o que é GLP e como calcular o consumo e gasto de gás!