Forno elétrico ou a gás: qual é mais econômico? | Copagaz
Blog Copagaz
13 de outubro de 2023
Comentários (0)

Forno elétrico ou a gás: qual é o melhor e mais econômico?

Forno elétrico ou a gás
4 minutos para ler

Índice:


Você está em dúvida sobre qual tipo de instalação ter em sua cozinha? O forno elétrico ou a gás tem seus prós e contras. Neste post, vamos te ajudar a fazer uma escolha de acordo com suas necessidades e com o que procura para o seu dia a dia. 

Para quem gosta de cozinhar bastante e utilizar o forno, é importante saber todos os detalhes. Qual deles é mais econômico, qual é mais prático de usar, quais as principais diferenças, etc, tudo isso é válido entender. Então, acompanhe o conteúdo da Copagaz!

Qual é a diferença entre forno elétrico e forno a gás?

A principal diferença entre forno a gás ou elétrico é o consumo de eletricidade. Enquanto o primeiro depende totalmente da energia elétrica para funcionar, os modelos a gás só usam a energia para fazer a faísca que inicia a chama. Como alternativa, algumas pessoas acabam optando por usar acendedores. 

Forno a gás

O forno a gás é um modelo movido a GLP (gás liquefeito de petróleo), muito comum nas cozinhas residenciais, que utiliza energia apenas para o acendedor fazer a faísca que inicia a chama. O gás é como um combustível que alimenta o forno e realiza a cocção dos alimentos.

Além de usar uma fonte energética (GLP) com um custo-benefício muito melhor que o da energia elétrica, os fornos a gás aquecem rapidamente e possuem uma capacidade interna muito maior.

Forno elétrico

O forno elétrico é um modelo movido 100% à eletricidade que une a energia e a transforma em calor, realizando o cozimento dos alimentos e até gratinando alguns pratos na fase de finalização.

Existem vários modelos compactos no mercado e, por conta disso, acabam sendo os optados por pessoas que têm pouco espaço para alocar esse eletrodoméstico.

👀 O forno elétrico gasta muita energia?
Por depender totalmente de energia elétrica, ele acaba tendo um consumo mais elevado nesta conta, sim. Além disso, caso falte luz, o almoço ou janta terá que esperar, pois o eletrodoméstico não funciona.

Forno a gás ou elétrico: consumo detalhado

Na imagem abaixo, mostramos quanto custaria para assar um bolo, gratinar uma lasanha ou grelhar um frango em um forno elétrico, ou a gás. Nos três cenários, acaba saindo quase três vezes mais barato preparar essas receitas no modelo a gás. E mais: por conta do preço do kWh (kilowatts por hora), o forno do fogão é mais econômico que micro-ondas. Bacana, não é? 

A diferença de economia entre o forno a gás e o forno elétrico.

É fato que o gasto energético varia de acordo com o tamanho do forno e da potência usada. De qualquer maneira, o gás GLP (ou gás industrial) tem um melhor desempenho por natureza, sendo possível fazer bem mais com menos. Portanto, se você se preocupa com os gastos ou irá usar seu forno com frequência, a resposta para a dúvida “forno elétrico ou a gás” é relativamente fácil de responder: um forno a gás pode ser a escolha certa para você. 

💲 Para entender o quanto impacta no seu bolso a escolha entre o forno a gás ou elétrico, veja como calcular o gasto de gás e o consumo de energia elétrica.

Como escolher o forno ideal?

Forno a gás ou elétrico qual gasta mais? A resposta é que o modelo movido à energia tende a gastar mais nas contas no final do mês.

Se você está em dúvida sobre como escolher o forno ideal para a sua cozinha, não se preocupe! A gente te ajuda nessa missão.

Em primeiro lugar, é necessário considerar o padrão de uso, ou seja, se o forno vai ser muito ou pouco utilizado e quantas vezes na semana ou no mês. Depois, é preciso conhecer os custos de cada modelo para entender qual é mais viável.

Assim, você consegue escolher uma opção que caiba no seu orçamento. No entanto, reforçamos que o modelo movido à energia tende a ter um gasto maior do que o de GLP, porque uma quantidade considerável de eletricidade é utilizada para realizar a cocção dos alimentos. Veja o exemplo abaixo:

  • consumo = (1500 w) × 1 (hora por dia) × 6 (dias na semana) ÷ 1.000 = 9 kwh por dia.

Aqui, é considerando um forno de 1.500W, porém, ainda há a necessidade de verificar a tarifa de cobrança da cidade. No Rio de Janeiro, por exemplo, a taxa é 14,2% mais cara do que o GLP, segundo o Sindigas (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo).

👀 Aprenda como calcular kWh e transformar em reais

4 dicas de como economizar no consumo do forno

Cuidar da sua forma de uso com o forno a gás pode ajudar até mesmo na economia. Cada forma de consumo acaba gerando um gasto maior ou menor, por isso, vale a pena anotar dicas sobre como economizar ao utilizar esse aparelho. 

  1. Evite abrir o forno durante o preparo dos alimentos, pois isso evita que o utensílio perca calor durante o tempo que está assando a comida;
  2. Pré-aqueça o forno antes de utilizá-lo. Os cinco minutos aquecendo o aparelho fazem diferença durante o uso;
  3. Aproveite o forno aquecido para assar mais de um alimento. Assim, você otimiza o tempo e os preparos;
  4. Cuide do seu forno, deixe as manutenções em dia e, em caso de problemas, consulte sempre um profissional especializado.

Gostou? Então confira já as 10 dicas para economizar gás de cozinha na sua casa!

Seguindo essas dicas, vai ser mais fácil utilizar o seu forno a gás de forma consciente, sem tomar nenhum susto nas contas no final do mês. 

Em todos esses momentos, você pode contar com a Copagaz. Escolha o forno a gás de acordo com o que precisa e prepare deliciosas receitas assadas com um toque especial!