Como calcular kwh e transformar em reais | Copagaz
Blog Copagaz
4 de outubro de 2023
Comentários (0)

Aprenda como calcular kWh e transformar em reais

Mulher calculando seu gasto com energia elétrica
3 minutos para ler

Índice:

  1. Como calcular o consumo de energia dos aparelhos elétricos?
  2. Aparelhos que mais consomem energia elétrica
  3. Como calcular o consumo de energia mensal da sua casa?

Saber como calcular o kWh da conta de luz e transformá-los em reais pode ajudar bastante na hora de controlar o consumo e entender quanto vai gastar. Dessa forma, é possível estar mais preparado para não se surpreender quando a conta de luz chegar. 

Pensando nisso, preparamos um artigo com todas as informações para você aprender a realizar o cálculo e conseguir identificar e otimizar mais o seu uso com os eletrodomésticos. Veja!

Como calcular o consumo de energia dos aparelhos elétricos? 

Você já reparou nas etiquetas presentes nos eletrodomésticos e eletrônicos em geral? Elas ajudam a calcular o consumo de energia elétrica, por indicarem a potência dos aparelhos e, consequentemente, quantos kWh eles podem consumir. 

Então, quanto maior for o número presente na informação, mais alto será o consumo de eletricidade daquele item. 

Para calcular com exatidão, basta fazer o seguinte: 

  • multiplique a potência do aparelho, registrada em kW, por um determinado tempo de horas em que ele esteja funcionando. 

Por exemplo, no caso de uma geladeira, a multiplicação deve ser feita por 24 horas. 

Com o resultado feito, você terá o kWh, ou seja, o consumo por hora daquele aparelho. Para saber o valor mensal, é só multiplicar a potência pelo número de dias em que o eletrodoméstico foi utilizado.

Após saber quantos kWh cada aparelho consome, é importante se informar a respeito do valor de cada kWh na sua cidade. Assim, você conseguirá transformar o gasto em valores reais. 

Aparelhos que mais consomem energia elétrica

Veja quais são os aparelhos que mais consomem energia em uma residência ou empresa, por exemplo!

Ar-condicionado

Um dos eletrodomésticos que mais consomem energia é o ar-condicionado. Este é um item presente em muitos ambientes, principalmente em cidades com altas temperaturas, porém seu uso diário pode pesar na conta de luz no fim do mês.

Dependendo do modelo escolhido, o consumo pode chegar a até R$ 300 ao mês, e, por isso, vale a pena entender algumas dicas sobre como economizar energia com este aparelho, pois seu uso pode ser otimizado no ambiente, sem perder a eficiência.

Chuveiro elétrico

Outro item famoso pelo alto consumo de eletricidade é o chuveiro elétrico, mas isso não é tão verdade assim. Alguns modelos podem ter um valor elevado por conta da alta potência para esquentar, chegando a 6.000 watts, porém, diferentemente do ar-condicionado, seu valor é mais baixo, podendo gastar R$ 20 em média. 

Inclusive, ter um chuveiro a gás ou elétrico tem os seus prós e contras, por isso, é preciso avaliar qual modelo de instalação faz mais sentido em seu orçamento e qual pode ser colocado no seu banheiro. 

TV

No caso das televisões, para saber como calcular kWh da conta de luz, é preciso considerar o tamanho do aparelho. Quanto mais polegadas ela tiver, maior será o consumo ao final do mês. 

É preciso considerar também uma média do uso diário, ou seja, quanto tempo ela fica ligada em cada dia. Em geral, uma TV de 50 polegadas que permaneça 6 horas em funcionamento, por exemplo, pode consumir 27 kWh. 

Como calcular o consumo de energia mensal da sua casa? 

Não existe fórmula mágica para conseguir economizar energia, mas há como se preparar para o valor que você terá que pagar e organizar as contas. Para isso, você deve saber como calcular kWH, o consumo em média de cada aparelho e somá-los, sempre usando como referência o preço do kWh na sua cidade. Dado essas considerações, coloque em prática os cálculos que você aprendeu e comece a monitorar sua conta para entender o seu consumo. Se você está procurando por outras alternativas para economizar eletricidade, conheça os equipamentos a gás e saiba mais das suas vantagens com a Copagaz!