Como economizar energia: formas de reduzir o consumo | Copagaz
Blog Copagaz
21 de julho de 2023
Comentários (0)

Como economizar energia elétrica? 3 Dicas para reduzir o gasto na conta de luz

Pai dando banho na sua filha com o chuveiro a gás, economizando mais energia do que o chuveiro elétrico
4 minutos para ler

Índice


As pessoas estão sempre buscando formas de ter mais economia na conta de luz. Além da questão financeira envolvida, também existe a motivação ecológica como a preocupação com a degradação do meio ambiente a partir do uso excessivo de eletricidade, que gera maior tempo de produção nas usinas hidrelétricas.

Entre o principal cuidado para economizar energia elétrica está a escolha dos equipamentos corretos. Optar por equipamentos a gás pode trazer uma economia maior no fim do mês.

Principalmente quando as temperaturas caem, as contas de energia elétrica podem ser cada vez mais altas. Para evitar essas contas de valor elevado, precisamos manter nossas casas com a maior eficiência energética possível. Encontrar maneiras de economizar energia e reduzir nossos custos pode ser um desafio, então por onde começamos?

O que gasta mais energia?

O consumo de energia de cada eletrodoméstico depende de diversos fatores, como a eficiência energética, a potência, a forma de utilização e a frequência de uso. 

Portanto, é sempre recomendável adotar medidas para utilizar esses equipamentos de forma consciente, entregando a eficiência esperada, sem gastar tanta eletricidade. 

Confira alguns dos eletrodomésticos que mais consomem energia elétrica!

Aqui está um detalhamento das maiores categorias de uso de energia em uma casa típica:

  • Ar-condicionado e aquecimento: 46% 
  • Aquecimento de água: 14%
  • Eletrodomésticos: 13%
  • Iluminação: 9%
  • Equipamentos de TV e mídia: 4%

💡 Para saber o gasto com a eletricidade exato na sua casa, veja como calcular o consumo de energia.

Fogão elétrico

Fogão elétrico e fogão por indução gastam muita energia. Em comparação com seus equivalentes elétricos, os fogões a gás também são mais duráveis e, no longo prazo, mais econômicos. 

Entre microondas e fogão a gás, o fogão também é mais econômico, além de ter mais utilidades na hora de cozinhas.

Qual é o consumo de energia de um fogão ou forno elétrico?

Com 2.500 watts para um forno e 1.500 para um fogão em fogo médio-alto, usá-los por uma hora por dia resulta em 75 kWh e 45 kWh por mês, respectivamente. Já com o gás, considerando um fogão comum de 4 bocas, o gasto médio por hora em fogo médio é de 0,225kg/h.

Assim, preferidos por chefs profissionais, os fogões a gás permitem um melhor controle quando comparado ao cooktop por indução, permitindo mudanças instantâneas no calor. 

Forno elétrico

Entre os diferentes tipos de fornos, os fornos elétricos consomem muita energia para gerar calor e assar alimentos. O seu uso prolongado para cozinhar o torna responsável por um consumo elevado de eletricidade.

Ar-condicionado e aquecedor elétrico

Como sua principal fonte de conforto contra temperaturas externas extremas, seu sistema usa a maior quantidade de energia, sendo responsável por 46% do consumo médio de energia de uma casa

É um fator que você deve levar em consideração ao decidir sobre o aquecedor elétrico versus aquecedor a gás. O aquecedor a gás tem melhor custo, eficácia, durabilidade e muito mais. 

Geralmente, o custo inicial de um aquecedor elétrico é menor que o custo de um aquecedor a gás. No entanto, embora seu investimento inicial seja menor no momento da compra, o custo de operação do aquecedor elétrico será maior a longo prazo. Outro argumento em favor do aquecedor a gás é que ele geralmente é mais silencioso e durável.

Chuveiro elétrico

Chuveiros elétricos podem ser os vilões da conta de luz, ao consumirem muita eletricidade para esquentar a água. Uma alternativa é utilizar o chuveiro a gás, pois ela poupa energia durante os banhos e aquece a água mais rápido.

O chuveiro a gás é muito eficiente e eficaz, e vale ressaltar que o gás tende a ser muito mais barato que a eletricidade.

💡 Para poupar ainda mais, veja como economizar gás.

Aquecimento de água

O aquecedor de água é responsável por 14% do uso de energia da sua casa. Esse uso é feito, principalmente, em seu chuveiro, e em alguns casos, nas torneiras de pias. 

Sabia que o uso do chuveiro elétrico representa, em média, 1/4 dos gastos com energia nas residências brasileiras?

Ao substituir a opção de aquecimento elétrico pelo aquecedor a gás, a água fria entra no tanque e é aquecida por um queimador de gás. À medida que a água aquece, ela sobe para o topo do tanque e é conduzida através de um tubo de descarga para suas torneiras ou chuveiros, conforme necessário.

Os aquecedores de água a gás funcionam mais rápido, proporcionando também um maior conforto para tomar aquele banho relaxante depois de um dia  inteiro de trabalho. Eles alteram a temperatura muito mais rapidamente do que os modelos elétricos, o que diminui o desconforto de um banho com temperatura mal ajustada,  deixando muito quente ou muito frio, dessa forma você pode regular o aquecedor a gás na temperatura que você mais gosta pra relaxar.

Lavadoras e secadoras

As lavadoras e secadoras consomem cerca de 5% do total de energia gasto na sua casa e podem usar cerca de 3.045 watts cumulativamente. Uma secadora a gás compensa o preço inicial mais alto em cerca de um ano de uso, dependendo da frequência com que está sendo usada. 

A secadora a gás aquece mais rapidamente do que uma secadora elétrica, graças à eficiência da combustão mencionada anteriormente. Elas são mais eficientes e custam menos por secagem realizada. Com ciclos de secagem mais rápidos, você também poderá executar mais cargas em menos tempo.

Veja 3 dicas de como economizar energia 

Se você planeja economizar energia elétrica, existem algumas formas de reduzir o seu consumo. Veja!

Utilize equipamentos a gás

Ao utilizar equipamentos a gás, você acaba economizando eletricidade. Isso porque o consumo passa a ser feito por esse tipo de combustível e você consegue utilizar os aparelhos normalmente.

Mantenha a manutenção dos seus aparelhos em dia

Realizar a manutenção regular dos seus equipamentos também pode gerar economia na conta de luz. Isso se deve ao fato de que os eletrodomésticos, que puxam mais eletricidade por estarem com algum problema ligado ao seu funcionamento, geram maior consumo. 

Retire os aparelhos eletrônicos da tomada

Deixar eletrônicos como celulares, computadores, televisões ou tablets ligados na tomada também gera o gasto desnecessário de energia, danificando a vida útil do aparelho e trazendo despesas que poderiam ser evitadas.

Além disso, lembre-se de retirar carregadores das tomadas, caso eles não estejam sendo utilizados no momento, pois mesmo que não conectados a um aparelho, ainda puxam eletricidade. 

Saiba mais

Para saber um pouco mais sobre como economizar energia, continue acompanhando o blog da Copagaz e confira mais dicas como esta: