Equipamentos a gás que você precisa conhecer | Copagaz
Blog Copagaz
9 de junho de 2023
Categoria:
Comentários (0)

Equipamentos a gás: Saiba quais são e como funcionam

Pai e filho tirando roupa da máquina
3 minutos para ler

Índice:


Os equipamentos a gás são uma alternativa barata e sustentável para substituir os modelos elétricos e ajudar a enxugar os gastos abundantes nas despesas mensais. 

O gás é um combustível muito versátil que está presente em diversos equipamentos para GLP, seja para aquecer ou refrigerar ambientes. No entanto, você sabe onde ele está presente e quais opções existem no mercado? 

Para saber a resposta dessa pergunta, continue a leitura!

Quais são os equipamentos a gás existentes?

Existem muitos equipamentos a gás que podem ser usados nas residências e também industrialmente. 

Separamos alguns desses aparelhos, que funcionam a base de gás, para que você possa tomar conhecimento e saber como cuidar melhor de cada uma deles. Veja!

Forno a gás

Assim como os fogões a gás, os fornos usam o gás de cozinha (GLP) para assar alimentos em menos tempo, preservando melhor o calor e cozinhando uniformemente. 

Esse tipo de equipamento pode ser um par ideal para quem possui um cooktop instalado em casa, por exemplo. 

Chuveiro a gás

O chuveiro a gás é uma alternativa que utiliza o aquecedor a gás a partir do GLP ou Gás Natural. Ele aquece a água do banheiro em poucos segundos, por meio de uma serpentina, contida no aparelho. 

Churrasqueira a gás

A churrasqueira a gás é um equipamento excelente para ambientes que recebem pessoas para refeições, como restaurantes. Ou até mesmo para churrasco em apartamentos, pois a churrasqueira a gás gera pouca fumaça e cozinha os alimentos muito mais uniforme do que no modelo tradicional, que aquece através do carvão.

Secadora a gás

A secadora a gás fornece calor por meio de uma chama de GLP ou gás natural. Este tipo de equipamento revitaliza as roupas e as deixa mais macias, e o vapor ajuda a remover odores mais facilmente.

Lareira a gás

A lareira a gás é usada para aquecer ambientes e recebe o gás de cozinha por meio de um conector ligado a ela. Ela pode ser usada por meio da rede de gás que conecta todo o abastecimento de um condomínio, por exemplo, ou diretamente pelo botijão de gás.

Piso aquecido

Você sabia que dá para aquecer o piso da sua casa ou hotel com aquecedor a gás?
O piso aquecido usa água quente bombeada através de tubos plásticos dispostos em uma serpentina para aquecer o piso.

Perfeito para as regiões mais frias do país, e para quem trabalha com hospedagem, como: hotéis, pousadas ou aluguel de casas em temporada.

Vantagens dos equipamentos a gás

Uma das vantagens de você usar equipamentos a gás é conseguir economizar na conta de energia elétrica. Alguns outros benefícios são:

  • A água e o cozimento atingem temperaturas mais altas do que em equipamentos elétricos; 
  • Com apenas um aparelho é possível aquecer vários pontos da casa;
  • Possuem um sensor corta gás para a sua maior segurança; 
  • A vida útil desses equipamentos é de 15 a 30 anos. 

Como é a manutenção de um equipamento a gás?

É preciso manter seus aparelhos a gás sempre com a manutenção em dia para que eles sejam seguros.

Por isso, o ideal é fazer uma manutenção a cada dois anos, pelo menos. Esse procedimento evitará que o equipamento tenha danos futuros e mantenha a eficácia e a segurança necessária.

Os equipamentos que usam o gás, precisam ter uma verificação das condições de queima e exaustão para saber se estão funcionando em perfeito estado. Ao menor sinal de qualquer problema nesse sentido, o reparo deve ser imediato. 

Para realizar a manutenção, você pode buscar a assistência técnica especializada ou um profissional que atua com equipamentos a gás para verificar os aparelhos.

Viu como existem diversos aparelhos movidos a gás? Para saber mais sobre assuntos relacionados, continue acompanhando o blog da Copagaz.