Piso Aquecido: Como funciona? Conheça as vantagens | Copagaz
Blog Copagaz
6 de julho de 2022
Comentários (0)

Piso aquecido: Como funciona? Quais são as vantagens e as desvantagens?

Cachorro e dono relaxando juntos
3 minutos para ler

Índice:


Você já entrou em um cômodo da sua casa que estava visivelmente mais frio? Ou você já saiu do chuveiro ou da banheira e sentiu um calafrio? A maioria das casas tem esses “pontos frios” por causa do piso de cerâmica, que é naturalmente frio, ou por outros fatores como paredes de espessura muito fina, imóveis com baixa incidência do Sol e falta de isolamento térmico. 

Se você quer levar aconchego para sua casa, ou tem imóvel para aluguel de temporada, vale a pena considerar especialmente o piso aquecido. O conforto e a economia de operar o sistema de aquecimento a gás funcionam a seu favor a longo prazo.

Aquecedor a gás para pisos: como funciona?

Ideais para aqueles com espaço limitado, os aquecedores a gás de piso são instalados sob o piso e não podem ser vistos. Esse tipo de aquecedor é perfeito para quem não quer um aquecedor que ocupe espaço na parede ou no chão. 

Os sistemas de aquecimento de piso com água quente usam água bombeada através de tubos plásticos dispostos em uma serpentina para aquecer o piso. Eles são ideais para o aquecimento de toda a casa, mas os profissionais sugerem instalá-los durante a sua construção. 

O custo inicial de um sistema de piso aquecido hidráulico é normalmente mais alto porque requer uma caldeira, uma bomba e linhas de gás. No entanto, o custo da operação geralmente é menor quando a metragem quadrada é maior (ou seja, ao aquecer vários cômodos ou a casa inteira). Apesar disso, a economia de energia torna a opção mais rentável a longo prazo.

Sistema de piso aquecido em uma casa
Sistema de aquecimento subsolo

Piso aquecido: vantagens e desvantagens

Vantagens

Eficiência energética

Os sistemas de aquecimento de piso são pelo menos 25% mais eficientes do que os sistemas de ar forçado.

Aquecimento uniforme

O maior benefício dos sistemas de aquecimento de piso é a capacidade de aquecer o ambiente e o chão de maneira uniforme. Isso significa que você se sentirá mais confortável em um nível mais baixo de temperatura ambiente porque não sentirá correntes de ar frio.

Duas pessoas de meia em frente a um aquecedor elétrico
Um aquecedor elétrico não distribui o calor uniformemente.

Sem barulho

Os sistemas de piso radiante são conhecidos por serem silenciosos. Ao contrário dos sistemas de ar forçado, que possui um circulador que força a saída do ar, não há uma fornalha barulhenta funcionando. Portanto, você não ouvirá nada enquanto o aquecedor estiver ligado.

Desvantagens

O piso deve ser substituído

Seja elétrico ou hidráulico, os sistemas de piso exigem que qualquer piso já existente seja removido para que o aquecimento a gás possa ser instalado. É por isso que esses projetos são ideais para serem concluídos durante a reforma ou construção de uma casa.

Eleva ligeiramente a altura do piso

Dependendo do sistema que você escolher, a altura do piso será elevada. No geral, a altura do piso é aumentada apenas em cerca de ½ polegada na maioria dos projetos de aquecimento elétrico de piso.

Piso aquecido: economize com o aquecimento a gás

Para deixar o ambiente quentinho, também considere uma lareira a gás. E aproveite nossos posts para entender melhor sobre as vantagens da instalação de aquecedor a gás, como regular e como escolher o aquecedor a gás ideal. 

Na Copagaz, você adquire seu gás de cozinha com segurança e qualidade para diminuir suas contas de energia elétrica.