Sala de estar luxuosa com vista para o lago com piso aquecido.

Você já entrou em um cômodo que estava visivelmente mais frio? Ou você já saiu do chuveiro ou da banheira e sentiu um calafrio? A maioria das casas tem esses “pontos frios” por causa do piso de cerâmica, que é naturalmente frio, ou por outros fatores como paredes de espessura muito fina, imóveis com baixa incidência do Sol e falta de isolamento térmico. 

Se você quer levar aconchego para sua casa, hotel, pousada ou tem imóvel para aluguel de temporada, vale a pena considerar especialmente o piso aquecido. O conforto e a economia de operar o sistema de aquecimento a gás funcionam a seu favor a longo prazo.

Aquecedor a gás para pisos: como funciona?

Os aquecedores a gás de piso são instalados sob o piso e não podem ser vistos. Esse tipo de aquecedor é perfeito para quem não quer um aquecedor que ocupe espaço na parede ou no chão. Ou para quem quer impressionar os seus hóspedes e agregar valor ao imóvel.

Os sistemas de aquecimento de piso com água quente usam água bombeada através de tubos plásticos dispostos em uma serpentina para aquecer o piso. Eles são ideais para o aquecimento de toda a casa, mas os profissionais sugerem instalá-los durante a sua construção

O custo inicial de um sistema de piso térmico hidráulico é normalmente mais alto porque requer uma caldeira, uma bomba e linhas de gás. No entanto, o custo da operação geralmente é menor quando a metragem quadrada é maior (ou seja, ao aquecer vários cômodos ou a casa inteira). Apesar disso, a economia de energia torna a opção mais rentável a longo prazo.

Aquecimento do piso recém instalado numa casa ainda em construção
Aquecimento instalado sob o piso

Piso aquecido: vantagens e desvantagens

 

Vantagens

Eficiência energética

Os sistemas de aquecimento de piso são pelo menos 25% mais eficientes do que os sistemas de ar forçado.

Aquecimento uniforme

O maior benefício dos sistemas de aquecimento de piso é a capacidade de aquecer o ambiente e o chão de maneira uniforme. Isso significa que você se sentirá mais confortável em um nível mais baixo de temperatura ambiente porque não sentirá correntes de ar frio.

Mulher se aquecendo perto do aquecedor elétrico
Um aquecedor elétrico não distribui o calor uniformemente

Sem barulho

Os sistemas de piso radiante são conhecidos por serem silenciosos. Ao contrário dos sistemas de ar forçado, que possui um circulador que força a saída do ar, não há uma fornalha barulhenta funcionando. Portanto, você não ouvirá nada enquanto o aquecedor estiver ligado.

 

Desvantagens

O piso deve ser substituído

Seja elétrico ou hidráulico, os sistemas de piso exigem que qualquer piso já existente seja removido para que o aquecimento a gás possa ser instalado. É por isso que esses projetos são ideais para serem concluídos durante a reforma ou construção de uma casa.

Eleva ligeiramente a altura do piso

Dependendo do sistema que você escolher, a altura do piso será elevada. No geral, a altura do piso é aumentada apenas em cerca de ½ polegada na maioria dos projetos de aquecimento elétrico de piso.

Piso aquecido: ideais para ambientes frios

Para deixar o ambiente quentinho, também considere uma lareira a gás. Na Copa Energia, você conta com segurança e qualidade para diminuir o uso de energia elétrica.

Ao ser cliente Copa Energia, você conta com:

  • Reabastecimento automático de sua central de GLP
  • Assistência técnica 24h, 7 dias por semana
  • Segurança nas instalações seguindo todas as normas vigentes
  • Operação em 24 estados e no Distrito Federal