Churrasqueira a Gás ou Carvão? Qual é a melhor? | Copagaz
Blog Copagaz
27 de outubro de 2021
Categoria:
Comentários (0)

Churrasqueira a gás ou carvão? Qual é melhor? Veja aqui as diferenças e vantagens

Pessoa preparando carne na churrasqueira a gás
3 minutos para ler

Índice:


Seja qual for a ocasião, churrasco é sempre uma boa pedida! Mas antes de desfrutar dos preparos assados, pode surgir a dúvida de qual modelo de churrasqueira escolher, seja pela economia ou por outros critérios.

Antes de investir no produto, te explicamos as diferenças entre os dois principais tipos, a churrasqueira a gás e a carvão, e quais as vantagens de cada uma. Assim, você será capaz de avaliar qual item funciona melhor para a sua casa, apartamento ou estabelecimento.

Qual a diferença entre a churrasqueira a gás e a carvão?

A churrasqueira a carvão é a mais conhecida e utilizada no Brasil. O equipamento tradicional funciona por meio da queima de pedaços de carvão, embebidos em álcool para facilitar a combustão.

Para quem não tem prática, nem sempre o acendimento é uma tarefa fácil, além de que a fumaça liberada durante o processo faz com que seu uso fique restrito a locais abertos e bem ventilados. 

Por outro lado, a churrasqueira a gás funciona de forma parecida com o fogão ou forno a gás, já que ambos ficam conectados a uma válvula ligada a uma fonte de gás, geralmente o chamado GLP, que gera o calor para que a carne seja assada. 

O utensílio está disponível no mercado em vários formatos (como a churrasqueira a gás de embutir e a churrasqueira a gás para apartamento).

Vantagens da churrasqueira a gás

Churrasqueira a gás localizada ao ar livre

Mais ecológica

Como libera menos fumaça, a churrasqueira a gás polui menos o meio ambiente e suja menos o ambiente onde for utilizada, já que não expele fuligem como o carvão.

Tempo de preparo menor

Apesar de uma pequena variação conforme o modelo, os equipamentos movidos a gás costumam ficar aquecidos em 15 minutos com a tampa fechada, e a partir de então a carne já pode ser colocada para assar.

Facilidade e segurança

O sistema de acendimento da churrasqueira é automático, o que diminui o risco e permite que o utensílio seja colocado em ambientes diversos (e não apenas aqueles ao ar livre). 

Instalação prática

A churrasqueira a gás conta com uma instalação mais simples que a movida a carvão. Além disso, os modelos a gás GLP fabricados em metal ainda oferecem a vantagem de serem fáceis de limpar. 

Controle da temperatura

Ao contrário da churrasqueira a carvão, o equipamento a gás permite que o churrasqueiro controle de forma precisa a temperatura e potência, alcançando o ponto adequado da carne de forma mais fácil.

Vantagens da churrasqueira a carvão

Mulher acendendo uma churrasqueira à carvão localizada ao ar livre

Sabor acentuado

Por conta da fumaça liberada, há quem diga que as carnes e outros alimentos preparados na churrasqueira a carvão geralmente ficam com um sabor característico de defumado. No entanto, isso não é verdade absoluta, já que outros especialistas no ramo não sentem tanta diferença no gosto do alimento preparado na churrasqueira a gás. O ritual manual de acender e preparar “à moda antiga” também agrada bastante alguns churrasqueiros.

Economia

Além disso, vale ressaltar que também existem os modelos de churrasqueiras elétricas, que funcionam de maneira parecida à churrasqueira a gás, pois ambas são opções ecológicas e não dão trabalho na hora de limpar. Mas o grande problema é que a churrasqueira elétrica gasta muita energia, podendo consumir por hora 90.00 kw/mês, portanto, a churrasqueira a gás é muito mais econômica.

E entre a churrasqueira elétrica e a gás, qual escolher?

Churrasqueira elétrica

Em comparação com o modelo a gás ou elétrico, o carvão é relativamente mais barato. Quem optar pelo equipamento a gás por vezes precisa arcar com outros gastos, como o de instalar uma tubulação de gás caso o condomínio não permita o botijão ou a instalação definitiva. Por outro lado, o gás conta com a praticidade de não precisar ser reposto com tanta frequência quanto o carvão, que deve ser comprado a cada novo churrasco. Peça o seu gás e veja mais dicas para economizar: