Fogão a gás ou a lenha: veja qual é mais econômico | Copagaz
Blog Copagaz
13 de março de 2018
Comentários (0)

Afinal, qual é mais econômico: fogão a gás ou a lenha?

Cozinheiro cozinhando
2 minutos para ler

Índice


Se você está em dúvida se opta por um fogão a gás ou a lenha, existem várias características de cada um que você deve considerar para ajudar a fazer a melhor escolha para você e sua casa. Entenda:

Qual a diferença entre fogão a lenha e a gás?

O fogão a lenha pode dar uma ideia de tradição e até aparentar ser mais econômico. Mas, além de não ser muito prático, ocupar muito espaço, precisar de armazenamento das lenhas e madeiras, ele não é muito seguro pois emite gases tóxicos à saúde e ao meio-ambiente e que podem ser fatais, caso o ambiente não tenha ventilação suficiente. Já o fogão a gás é um grande aliado na cozinha. Com ele, não tem erro na hora de preparar aquela comidinha especial para a família!

O fogão a gás possui tamanhos menores, compactos, que cabem em qualquer cozinha e oferecem praticidade de sobra! Ele se adequa perfeitamente a qualquer perfil de pessoa ou família, já que existem diferentes tipos de fogão no mercado, de duas a seis bocas, com ou sem forno embutido.

Ele ainda permite um cozimento mais rápido e eficaz, com graduação do fogo e controle do aquecimento, o que garante o preparo perfeito dos alimentos. Além disso, é leve, portátil e muito mais fácil de limpar. E o melhor de tudo: o gás está ali sempre disponível! Confira dicas de como economizar gás.

Fogão a gás

Os fogões a gás tendem a ter muito menos manutenção, pois, na verdade, não queimam nada para criar uma chama e, portanto, não geram fuligem ou cinzas. Fazer com que sejam verificados anualmente é tudo o que é recomendado para mantê-los funcionando com segurança e eficiência.

O gás GLP é barato e eficiente, reduzindo tanto a conta de energia quanto o custo de manter o fogão funcionando. O gás de cozinha também é uma fonte de calor facilmente regulável e disponível instantaneamente, além de o gasto de gás ser menor. 

Fogão a lenha

Os fogões a lenha criam muita sujeira e fumaça ao queimar a lenha, o que significa limpeza regular para você. Você também terá que garantir que o fogão fique limpo, pois o acúmulo de fuligem é um grande risco de incêndio.

Fogões a lenha também são bastante ineficientes. O combustível (lenha ou madeira) custa muito e é queimado rapidamente. Além disso, são mais lentos para começar e são muito mais difíceis de regular a quantidade de calor. Ao comparar a churrasqueira a gás e carvão, a opção a gás também sai na frente!

Fumaça de fogão a lenha faz mal à saúde

Na hora de escolher entre fogão a gás ou a lenha, é importante considerar que a fumaça pode cheirar bem, mas não é boa para sua saúde. A maior ameaça da fumaça são as partículas finas. Essas partículas microscópicas podem entrar em seus olhos e sistema respiratório, onde podem causar ardência nos olhos, coriza e doenças, como bronquite.

Partículas finas podem piorar os sintomas e desencadear ataques de asma, além de poderem desencadear ataques cardíacos, derrames, ritmos cardíacos irregulares e insuficiência cardíaca, especialmente em pessoas que já estão em risco para essas condições.