Tipos de Fogão: Conheça o melhor para seu objetivo | Copagaz
Blog Copagaz
8 de dezembro de 2021
Comentários (0)

Conheça os 4 principais tipos de fogão

3 minutos para ler

Índice:

A cozinha moderna é mais do que apenas um local para cozinhar. É um lugar de encontro para amigos, familiares e entes queridos, servindo como um dos ambientes centrais da casa. Sua cozinha merece o melhor em eletrodomésticos, e um fogão é a peça central para qualquer cozinha. Conheça, então, os tipos de fogão.

Quais os tipos de fogão?

Os fogões fornecem o que você precisa para criar uma variedade de pratos. Mas com tantas opções no mercado hoje, é difícil saber qual tipo de fogão é o certo para sua casa. Para ajudá-lo a tomar uma decisão informada, confira mais sobre os tipos de fogão existentes.

Fogão a gás

Os fogões a gás usam uma chama aberta para cozinhar os alimentos. Eles oferecem controle responsivo sobre os ajustes de calor, uma vez que a chama pode ser ajustada instantaneamente, e você não precisa esperar que um elemento de aquecimento aqueça ou esfrie. Uma chama aberta também pode alcançar as laterais de algumas panelas, o que pode ser uma vantagem quando se cozinha com panelas mais alongadas. Confira como economizar gás de cozinha!

Fogão elétrico

Os fogões elétricos cozinham os alimentos usando bobinas de metal aquecidas ou elementos de aquecimento, muitas vezes alojados em uma superfície plana de vidro ou cerâmica. Eles são bons para ferver rapidamente, uma vez que efetivamente direcionam a energia para o fundo da panela, e não ao redor dele. Os fogões elétricos com tampo em vidro ou cerâmica também são fáceis de limpar devido à sua superfície lisa e plana. Veja aqui se fogão a gás é mais econômico do que elétrico!

Fogão de indução

Um fogão de indução é um tipo elétrico que usa eletromagnetismo para aquecer panelas, essencialmente transformando-as em sua própria fonte de calor. O fogão ao redor do elemento aquece, mas transfere o calor diretamente para a panela ou frigideira por eletromagnetismo. O sistema permite um rápido aumento ou queda da temperatura. Isso geralmente leva a um cozimento mais rápido, especialmente em panelas e frigideiras – a água geralmente ferve muito mais rápido na maioria das placas de indução. Lembre-se de que você não pode usar panelas de alumínio ou cobre em um fogão de indução. 

Cooktops

Um cooktop é um aparelho instalado diretamente em sua bancada. Muitas pessoas optam por uma configuração de fogão com forno de parede porque acham conveniente separar as funções do fogão e do forno, preferem a estética ou querem instalar o cooktop em algum lugar onde o fogão não funciona, como em ilhas de cozinha. Ele tem estilos elétrico, a gás, de indução e embutido disponíveis. 

Tipos de fogão: conheça o melhor para o seu objetivo

É preciso entender os tipos de fogão existentes para saber o que atende melhor às suas necessidades na cozinha. Ao escolher um fogão a gás ou fornos industriais a gás, você opta pela praticidade, já que é um modelo econômico, fácil de achar e que tem um alto poder de cocção. 

Gostou? Não deixe de navegar em nosso site da Copagaz para saber tudo sobre a distribuição de gás em sua região. Aproveite para aprender quais são os tipos de fornos para sua cozinha. Além disso, confira conteúdos sobre a diferença entre fogão a lenha e a gás, como limpar fogão industrial e até como desentupir fogão!