Como usar panela de pressão com segurança: 7 passos | Copagaz
Blog Copagaz
6 de setembro de 2023
Comentários (0)

Como usar panela de pressão com segurança: aprenda em 7 passos

Mulher cozinhando em casa usando uma panela de pressão
4 minutos para ler

Índice:


Não saber como usar panela de pressão pode amedrontar muita gente. E isso pode ser mais comum do que se imagina. Tenha calma e paciência com esse utensílio e verá que ele não é um bicho de sete cabeças.

Com um conteúdo dedicado ao uso e funcionamento da panela de pressão, queremos deixar você em paz na hora de cozinhar os alimentos. Colocando cada dica em prática, perceberá como tudo por ser mais simples. Acompanhe!

Como a panela de pressão funciona?

Muitos vapores são produzidos na panela de pressão enquanto ela está sendo aquecida. Quando ela está bem fechada, toda aquela ebulição que produziu o vapor vai aumentando, e não tem para onde sair, gerando assim, a pressão.

Esse é um dos tipos de panelas mais recomendado para o cozimento de alimentos que necessitem de mais tempo no fogo. Isso porque a temperatura da água na panela de pressão é maior, fazendo a comida cozinhar mais rapidamente. Ela também é indicada para comidinhas que são mais duras e precisam amolecer.

Para que serve o pino vermelho da panela de pressão?

Em seu sistema de funcionamento, há uma borracha de vedação no entorno da tampa e uma válvula de controle principal no meio, que garantem a vedação e a saída de ar que geram a pressão. Para o uso adequado, é necessário uma segurança extra. E é para isso que serve o pino vermelho da panela de pressão.

Em casos como o entupimento da válvula central, é possível retirar a pressão levantando o pino, que após utilizado, precisa ser pressionado novamente para dentro da panela.

Como usar a panela de pressão em segurança?

Seguindo o passo a passo de como usar a panela de pressão em segurança, não precisará mais sofrer para cozinhar com esse utensílio. Pode ser até mais fácil do que imaginava. Acompanhe os passos:

  1. Encha até o nível: verifique se há um nível marcado na panela. Se houver, é até ali que deve enchê-la com água, caso não tenha, calcule ⅔ do utensílio e despeje o líquido;
  2. Deposite os alimentos: após encher a panela com a água, você pode colocar os alimentos. O processo inverso não é indicado, pois, quando a comida entra na panela, já deve haver um pouco de água para não queimar;
  3. Feche a panela: você viu que o utensílio tem equipamentos de segurança. Para saber como fechar a panela de pressão, é preciso testar a tampa até que a borracha esteja vedando muito bem e consiga travar;
  4. Acenda o fogo: esse é o momento de ligar o seu gás de cozinha. A panela deve ser aquecida até a água começar a ferver;
  5. Diminua o fogo: você saberá que a temperatura está no ponto certo quando a panela “pegar pressão”, ou seja, o pino de controle vai balançar e chiar. Se o vapor está saindo, é hora de abaixar o fogo;
  6. Retire a pressão: para tirar a pressão da panela, basta desligá-la e aguardar. O pino de controle fará todo o serviço aos poucos;
  7. Abra a panela: quando o pino de controle não estiver fazendo chiado nem se mexendo, é porque a pressão já acabou e poderá abrir a panela.

Como abrir a panela de pressão travada?

A tampa da panela travou, e agora? Não há segredo sobre como abrir uma panela de pressão travada. Se ela está dessa forma, é porque ainda há pressão. O jeito certo é aguardar todo o vapor sair pelo pino.

Até onde posso encher a panela de pressão?

Para saber até onde encher a panela de pressão, basta usar o cálculo dos ⅔ de água. Isso equivale a um pouco mais da metade do seu utensílio. Não passe desse nível, pois pode afetar a válvula, que não conseguirá liberar o vapor em excesso. 

Quanto tempo a panela demora para “pegar pressão”?

Existem alguns fatores a se considerar quanto a essa questão. Por exemplo, uma panela maior pode demorar um pouco mais. As mais comuns, com 4,5 l, podem levar cerca de 20 minutos.

Sinais de que a panela de pressão vai explodir

Esse, sem dúvidas, é o maior medo de quem está lidando com esse utensílio. Ao cozinhar, fique atento ao chiado, se a válvula está girando ou não, se o líquido começa a escapar pela tampa com bolhas e se o pino vermelho sobe. Esses são os principais sinais de que a panela de pressão vai explodir.

Panela de pressão comum vs elétrica: qual é melhor?

A panela de pressão elétrica é uma alternativa para quem tem medo da panela tradicional. Elas contam com sistemas mais modernos de segurança, que evitam explosões, e não necessitam do uso de gás natural ou GLP.

Por outro lado, o custo desse tipo de utensílio costuma ser mais caro, justamente devido à tecnologia empregada nesses produtos. Vale a pena saber como calcular gasto de gás e energia para ver qual sai mais em conta no orçamento.

Para saber mais dicas sobre como economizar gás, informações sobre chama do fogão laranja e outras dicas importantes para o dia a dia, acompanhe o blog da Copagaz. Somos especialistas no assunto e queremos passar dicas valiosas para você!