Como a espuma vai indicar se existe vazamento de gás | Copagaz
Blog Copagaz
27 de julho de 2022
Comentários (0)

Como a espuma vai indicar se existe vazamento de gás

Homem fazendo o teste de vazamento de gás com a esponja
3 minutos para ler

Índice:

Quando falamos em produtos inflamáveis, como combustíveis, é natural que as pessoas pensem no risco de queimaduras causadas pela queima desses materiais. Na maioria dos casos, esse risco pode ser drasticamente reduzido quando os consumidores manuseiam corretamente esses produtos. No caso do gás de cozinha, temos uma grande aliada na prevenção de acidentes: a espuma. Aliás, você sabe como a espuma vai indicar se existe vazamento de gás? Entenda agora mesmo!

Como a espuma indica o vazamento de gás?

É muito fácil. Como você sabe, o gás é invisível. Mas isso não significa que não seja possível enxergar a forma como ele interage com outros materiais, como a espuma.

Nesse caso, basta pegar uma esponja de lavar louças e umedecê-la com um pouco de água e detergente. Depois, aperte a esponja próximo ao local onde fica o encaixe da válvula de gás junto ao botijão.

Caso exista algum vazamento de gás, você verá surgirem mais bolhas de sabão na espuma, assim como essa espuma mudará de forma, como se alguém estivesse soprando ela. O mesmo teste pode ser feito em pontos da mangueira do botijão, caso você desconfie que ela tem algum furo.

Como detectar um vazamento?

Agora que você sabe como as bolhas na espuma indicam vazamento de gás, precisa conhecer o outro maior aliado na prevenção de acidentes relacionados ao gás de cozinha: o popular “cheiro de gás”.

O mercaptano é o agente químico responsável pelo forte odor que sentimos quando há vazamento de gás. Ele é inserido nos botijões para servir como um alerta, caso haja algum tipo de vazamento. Sem ele, provavelmente, o usuário não sentiria nenhum cheiro nessas situações, o que aumentaria muito os riscos de acidentes.

Por isso, ao notar esse odor, verifique se a válvula do botijão de gás está aberta e a feche imediatamente! E não se esqueça que deixar a válvula pela metade é perigoso!

Em alguns casos, o vazamento ocorre porque o indivíduo esqueceu a boca do fogão ligada. Então, atente-se sempre a isso.

Se você não conseguir identificar a causa do vazamento, pode ser interessante substituir a válvula do botijão, assim como a mangueira e, claro, verificar as condições do seu fogão.

Checklist para vazamento de gás, Desligue o registro imediatamente, retire o botijão do fogão, abra as janelas para o ar circular, saia do ambiente, se precisar, ligue pra gente no 08007072672.

O que fazer durante um vazamento de gás?

Além das dicas dadas no tópico anterior, lembre-se de:

  • Abrir as janelas e portas para que o gás possa sair do ambiente;
  • Não acender nenhuma chama e nem fumar no local;
  • Não acender interruptores elétricos enquanto sentir cheiro de gás;
  • Caso o vazamento venha do botijão, leve-o para um lugar arejado;
  • Se não puder movê-lo, mantenha o local o mais arejado possível.

Muita gente se pergunta: “Botijão de gás explode?”. A resposta é não. O botijão não explode em vazamentos, pois para que ele exploda, é preciso uma temperatura extremamente elevada. O que causa o incêndio é o acúmulo de gás no ambiente, por isso é importante estimular a ventilação.

Ah! Se você não sabe como instalar botijão de gás, leia nosso conteúdo e também peça ajuda a alguém que saiba. 

Botijão de cozinha é seguro!

Agora que você sabe como a espuma vai indicar se existe vazamento de gás, use-a sempre que você desconfiar de vazamentos na válvula. Além disso, verifique sempre a qualidade desse equipamento, além da mangueira de gás, ok? Usando produtos da Copagaz, você tem ainda mais segurança! Entre em contato com nossa equipe especializada pelo número: 0800 707 2672