Como instalar botijão de gás? Casa, cozinha, fogão, cooktop | Copagaz
Blog Copagaz
4 de fevereiro de 2021
Comentários (0)

Como instalar botijão de gás? Casa, apartamento, cozinha, fogão. Veja aqui!

Para saber como instalar botijão de gás em apartamento ou casa, seja para consumo de aquecimento de água ou preparo de alimentos, é bom saber que temos algumas indicações para tornar o processo mais seguro. 

Acompanhe algumas dicas básicas e, depois, entenda a diferença de instalar um gás para fogão ou para cooktop.

Dicas básicas para instalar um botijão de gás

Escolha do local

O local escolhido para instalar, independentemente de apartamento ou casa, deve ser uma área externa limpa e arejada, de preferência fora de casa – livre de raios solares e chuvas, como lavanderia e quintal.

Posição do vasilhame

A segunda dica é que o cilindro deve permanecer sempre na vertical e elevado, com uma distância de, no mínimo, 1,50 m de instalações elétricas, mesmo que acidentes sejam raros, é sempre bom se prevenir quanto a eles.

Acessórios adequados

A terceira dica é sempre verificar o prazo de validade dos acessórios e o selo de identificação do Inmetro. Esse selo deve conter a marca NBR.

Pronto! Agora você pode ver, no detalhe, como instalar com fogão tradicional ou cooktop

Agora que você já sabe algumas regras básicas, conheça a seguir dicas de como realizar a instalação do botijão de gás de cozinha no fogão tradicional e cooktop.

Mangueira GLP
Exemplo de mangueira com data de vencimento de 2016. Neste caso, o recomendado é trocar por uma nova.

Como instalar botijão de gás no fogão tradicional?

Uma das vantagens do fogão tradicional é a facilidade de encaixá-lo em qualquer lugar da cozinha, seja isolado ou embutido em móveis. Composto por uma mesa e um forno, o modelo é uma das opções mais presentes em lares brasileiros.

Passo a passo para instalar o botijão de gás

O ideal é que o botijão de gás seja instalado em um local arejado, como um quintal, fazendo um pequeno furo na parede para a mangueira. Se não for possível, é bom evitar colocá-lo em gabinetes ou armários que impossibilitem a ventilação.

Agora, na hora de instalar o seu botijão de gás, é sempre bom se atentar às medidas de segurança. Assim, você faz uma instalação correta e mais segura. Confira as dicas!

1. Local de instalação

Encontrar um local que seja esteja longe de tomadas, fiações e instalações elétricas. Queimadores e lampiões também não devem ficar perto do seu botijão de gás.

2. Confira os queimadores

Antes de retirar o lacre e dar início à instalação do botijão, confira se nenhum dos queimadores do fogão está ligado.

3. Retirar o lacre

Antes de acoplar o seu botijão em posição vertical, retire o lacre para começar a instalação.

4. Regulador

Agora, segure o bico do regulador para encaixá-lo na válvula do seu botijão de gás. Para estabilizar a peça, gire a borboleta para a direita, até sentir firmeza. Você vai reconhecer a borboleta como duas pequenas alças que facilitam o rosqueamento.

Importante! Nunca utilize ferramentas para o rosqueamento: você pode precisar soltá-lo e não conseguir por ter danificado a peça ou apertado demais. O rosqueamento é feito para ser manual. Além disso, o indicado é manter o regulador na posição vertical.

5. Pronto! Agora faça um teste

Com estes passos, você já conseguiu instalar seu botijão de gás. Agora, o ideal é certificar-se de que a instalação foi bem feita e que não há a presença de vazamentos.

Como conferir se há um vazamento no botijão? Basta passar uma espuma de sabão normal – pode ser um detergente – na ligação da válcula com o registro e observar se há a formação de bolhas. Caso sim, provavelmente há um vazamento de gás.

6. Conte com a ajuda de um profissional 

São várias as empresas especializadas que podem te auxiliar com a instalação do botijão de gás. Neste caso, você pode receber ajuda para conferir a validade da sua mangueira e conferir as condições de todas as peças que fazem parte da instalação. 

Profissional da Copagaz instalando

Como instalar botijão de gás no cooktop?

Como sabemos, esse modelo de fogão é utilizado somente em cozinhas planejadas e possui uma mesa com queimadores, ou seja, é preciso ter um profissional que oriente sobre a passagem do gás para evitar danos ao equipamento e reformas na cozinha.

Antes da instalação, é importante verificar se o modelo a gás é adaptado para o botijão de gás GLP e se possui o kit de instalação, que geralmente é composto pelo regulador de gás, bico de rosca, tubo metálico flexível de aço (mangueira) e um adaptador.

Passo a passo para instalar o botijão de gás no cooktop

  1. Para iniciar, recorte a bancada conforme o tamanho do cooktop a gás;
  2. A distância entre o aparelho e a parede deve ser indicada pelo profissional responsável pelo projeto – seguindo as instruções de segurança de cada produto, geralmente de até 1 metro;
  3. Verifique se a saída de gás está desligada e posicione o cooktop no nicho recortado;
  4.  Conecte a mangueira de gás com a estrutura do cooktop e faça o aperto com o bico de rosca;
  5.   Abra o registro de gás e teste os queimadores para verificar a saída de gás;
  6. Lembre-se que a bancada ou nicho e as paredes próximas do cooktop devem ser resistentes ao calor, e em caso de vazamento procure a empresa responsável pelo kit.

Continue navegando em nosso site para conhecer mais dicas sobre outros assuntos relacionados ao GLP, como o gás industrial e gás para condomínio.