Como esconder botijão de gás? Não faça isso e veja o porquê | Copagaz
Blog Copagaz
2 de junho de 2021
Comentários (0)

Como esconder botijão de gás? Saiba por que NÃO fazer isso

Funcionário da Copagaz instalando botijão de gás.
2 minutos para ler

Índice:

Muitas pessoas buscam como esconder botijão de gás com o objetivo de deixar o ambiente com uma cara mais bonita e refinada. Esconder o botijão, no entanto, não é uma prática recomendada.

Por isso, é fundamental ter alguns cuidados com o gás de cozinha.

Para garantir a sua segurança, separamos algumas dicas que te ajudarão a entender como esconder botijão de gás, sem trazer riscos para você e sua família. Confira abaixo:

Se for esconder botijão, precisa ser em um local arejado 

O botijão de gás precisa estar armazenado em um lugar arejado, em que, no caso de um eventual vazamento, o gás não se acumule. Portanto, guardar o gás de cozinha em uma caixa totalmente fechada, nem pensar. A alternativa mais segura é manter o botijão em uma casinha de gás com aberturas na lateral.

Mesmo do lado de fora, o botijão não pode ficar em uma caixa fechada

Tanto no sol, quanto na chuva, o funcionamento da mangueira e do regulador de pressão pode ser prejudicado. No entanto, para proteger o botijão nestes casos, não é necessário usar uma caixa totalmente fechada. Uma proteção para botijão de gás externo com grade e cobertura é o suficiente para protegê-lo, enquanto também evita o acúmulo de gás no caso de um vazamento.

O botijão precisa ficar em posição vertical 

Uma das perguntas mais comuns sobre gás de cozinha é se o botijão de gás pode ficar deitado. A resposta é “não”. 

Quando o botijão fica na posição horizontal, aumentam as chances de vazamento e, com isso, crescem os riscos de uma eventual explosão. Por isso, ao esconder botijão de gás, jamais coloque ele deitado. 

Preste atenção no caminho da mangueira

Também é comum encontrar pessoas que escondem toda a mangueira do gás atrás do fogão por questões estéticas. No entanto, este costume é arriscado, já que o calor do forno pode derretê-la, causando buracos e permitindo que o gás vaze. Se na sua casa a mangueira precisar passar por trás do fogão, tenha certeza de que há espaço suficiente para que ela não esteja encostando no mesmo. 

Nossas dicas para esconder o botijão de gás irão te ajudar a pensar no visual do ambiente, enquanto você garante a segurança do seu lar. Afinal, mais importante que a estética do ambiente é o seu bem-estar e da sua família. 

Caso tenha gostado das nossas dicas sobre como esconder botijão de gás de forma segura, aproveite e confira também respostas a perguntas comuns, como:

E, se precisar de botijão de gás 13 kg, botijão P45, ou outros tipos, ligue para 0800 707 2672, para realizar sua compra com conforto e confiança.