Botijão de gás pode pegar chuva? Descubra | Copagaz
Blog Copagaz
30 de novembro de 2022
Comentários (0)

Descubra se botijão de gás pode pegar chuva

Chuva em telhas
3 minutos para ler

Índice:

Cuidar adequadamente do botijão de gás é fundamental para evitar acidentes. Sempre que falamos desse objeto, é normal que foquemos em temas associados ao calor. Mas, e em relação à umidade? Será que o botijão de gás pode pegar chuva, por exemplo?

A presença de água no botijão de gás não traz um risco imediato ao uso do produto, já que o botijão é feito de chapas de aço muito resistentes. Contudo, a parte da válvula de segurança pode ser danificada pela água. Saiba mais!

Pode deixar o botijão de gás na chuva?

O botijão de gás pode tomar chuva uma vez ou outra. No entanto, ele deve ser seco assim que possível, para evitar que o metal oxide. Esconder o botijão de gás da chuva é melhor, para evitar que esse objeto seja danificado.

Além disso, a água pode destruir o lacre de segurança do botijão, fazendo com que a sua instalação seja mais difícil.

Onde armazenar o botijão de gás?

Muita gente se pergunta: será que o botijão de gás pode ficar no sol? A resposta é que o  botijão de gás não deve ficar exposto ao sol porque o calor, assim como a água, danifica seus componentes de segurança, principalmente os que são feitos de plástico, como o lacre.

Isso pode fazer com que o botijão não consiga ser instalado corretamente, de modo que ele precise ser substituído, o que gerará prejuízo ao proprietário.

Sendo assim, o botijão de gás deve ser armazenado em local coberto e arejado. A presença de pequenos respingos de água, como vimos, pode ocorrer, já que o botijão de gás pode pegar chuva, desde que seco em seguida.

O que fazer quando há água no botijão de gás?

Um botijão de gás com água pode significar muitas coisas, uma delas é a umidade do próprio ambiente. Então, antes de se desesperar, verifique se outros objetos também estão com respingos de água.

É normal que esse cenário ocorra na cozinha, pois o vapor dos alimentos se transforma em pingos de água em contato com o metal do botijão. Por isso, é comum que algumas pessoas usem capa para botijão de gás. Contudo, essa prática não é recomendada. 

Outro fenômeno mais comum, que requer atenção, é a presença de gelo no botijão de gás. Você pode estar se perguntando: o botijão de gás congela? A resposta é sim — e isso não tem relação com o clima.

O congelamento do botijão pode estar associado a um vazamento de gás. Então, leve o equipamento a um local arejado para que esse vazamento não represente risco de explosão ou incêndio.

Uma segunda hipótese é que o botijão não esteja conseguindo suprir adequadamente a demanda de gás. Nesse caso, o fornecimento de gás será naturalmente interrompido.

Dica: nos dois casos, feche os registros e interrompa o uso do gás.

Colocar o botijão de gás suando ou congelando em uma bacia de água não adianta nada. Muita gente tem esse hábito, mas ele é apenas um mito. Mesmo um botijão cheio de água continuaria com defeito, pois o problema não é a temperatura do equipamento.

Você pode estar se perguntando se um botijão de gás explode nessas condições. Caso exista um grande vazamento e as medidas de proteção não sejam tomadas corretamente, há o risco de explosão. Por isso, é importante levá-lo a um local arejado, pois a explosão ocorre devido ao acúmulo de gás no ambiente fechado.

Agora que você entendeu se o botijão de gás pode pegar chuva e como lidar com a presença de água nesse equipamento, não deixe de continuar aprendendo conosco. Temos um artigo que responde à pergunta como instalar botijão de gás?