Como trocar o gas de cozinha corretamente? | Copagaz
Blog Copagaz
26 de agosto de 2022
Comentários (0)

Como trocar o gás de cozinha corretamente?

pessoa não-binária e mulher transexual, conversa animada na sala
3 minutos para ler

Índice:

Uma das primeiras coisas que os jovens se perguntam quando moram sozinhos é: como trocar o gás? Assim como usar a panela de pressão e arrumar um chuveiro queimado, a troca do botijão de gás faz parte da vida de qualquer adulto.

Contudo, muitas pessoas têm medo dessa tarefa e pedem para que os entregadores gentilmente façam a substituição do botijão antigo pelo novo. Será que trocar o botijão de gás de cozinha é mesmo tão perigoso?

Para ajudá-lo a entender melhor esse assunto, além de ensiná-lo a trocar o gás de cozinha, decidimos publicar este artigo.

Quando devo trocar o botijão de gás?

Você deve trocar o botijão de gás quando o GLP, popularmente chamado de gás de cozinha, chegar ao fim, sendo incapaz de manter acesa a chama do fogão. Aliás, a maioria das pessoas faz assim, pois só percebe que o gás está acabando quando nota que o fogo apagou.

Como saber se o gás está acabando? É fácil. O botijão costuma ficar mais leve e as pontas da chama do fogão laranjas.

É muito importante que você jamais tente esvaziar o botijão, com o objetivo de retirar o restinho de gás que ele contém. Isso porque dentro do botijão, o gás pode ter duas formas: a líquida e a gasosa. Se ele vazar na forma líquida, ainda que seja em pequena quantidade, pode causar um entupimento no botijão e até um acidente — o que é raro.

Como armazenar o botijão?

Para não ser pego de surpresa, é importante ter sempre um botijão reserva para fazer a substituição. No entanto, como trocar gás de cozinha é uma tarefa que requer cuidado, esse botijão deve ser armazenado adequadamente.

Os botijões devem ser armazenados cobertos, não podem ficar expostos ao Sol e nem à umidade. O botijão também deve ficar longe dos ralos, pois o gás de cozinha é mais pesado que o ar. Isso significa que, em caso de vazamentos, ele pode descer, entrar pelo ralo e se acumular no encanamento.

Por isso, eles devem ficar em locais arejados. Dessa forma, caso haja vazamento, não haverá acúmulo de gás no ambiente e os riscos de explosão diminuem consideravelmente.

Não se esqueça de que o botijão de gás tem prazo de validade, assim como seus acessórios. Por isso, troque-o sempre que a validade estiver expirada.

Como trocar gás: passo a passo

Agora, vamos aprender como instalar botijão de gás, ok?

Sempre transporte o botijão na vertical

Ainda que um botijão de gás 13kg possa ser pesado para alguns, nunca o role pelo chão, pois isso pode danificar o botijão.

Leia a etiqueta de informações

Todo botijão de gás novo vem com uma etiqueta com informações sobre a instalação, que pode lhe ajudar nessa tarefa. Leia-a atentamente e depois a jogue fora.

Retire o lacre

O botijão novo sempre vem com um lacre de segurança. Nunca compre botijão sem esse lacre. Para removê-lo, use as mãos, pois o uso de ferramentas pode danificar a válvula de segurança.

Rosqueie o registro

Rosqueie a válvula do registro de gás na entrada do botijão usando as mãos e certifique-se de que ele está bem fechado. Não precisa usar muita força, desde que não vaze gás, pois isso pode dificultar a próxima troca.

Para garantir que não há  vazamento de gás, faça o teste da espuma: passe um pouco de água com sabão na entrada do registro. Se formar bolhas, é sinal de que há vazamento. Nesse caso, retire o registro e o coloque novamente.

Se o vazamento persistir, ligue para a distribuidora de gás.

Verifique a validade dos itens

Mangueiras, registros e válvulas de gás não duram para sempre. Substitua-os sempre que notar que estão desgastados ou apresentam problemas.

Dicas de segurança para a troca do gás de cozinha

Em caso de vazamento persistente, leve o botijão a um local arejado. Não manuseie nada com chamas e nem equipamentos elétricos, como interruptores de tomada. Também não permita que crianças ou animais tenham contato com o gás.

Agora que você entendeu como trocar o gás de cozinha com segurança, pode perder o medo dessa atividade, pois ela é muito simples e, quando feita com atenção, também é muito segura.