Vazamento de gás: como identificar e o que fazer | Copagaz
Blog Copagaz
6 de dezembro de 2023
Comentários (0)

Vazamento de Gás: como identificar, o que fazer e como evita

Copagaz te conta: O que fazer quando o botijão de gás está vazando?
4 minutos para ler

Índice:


O vazamento de gás é algo bastante perigoso e, por isso, é importante sempre estar atento a possíveis acidentes. No entanto, o que nem todo mundo sabe é como identificá-lo, o que fazer caso esteja acontecendo e como evitá-lo. 

Pensando nisso, preparamos um artigo com as principais informações sobre como reconhecer um botijão de gás vazando sozinho, assim como algumas medidas a serem tomadas para evitar acidentes. Veja!

Como saber se o botijão de gás está vazando? 

O gás de cozinha tem um cheiro bastante específico, que costuma ser o primeiro sinal de alerta para quem suspeita de um vazamento. Se você tem dúvidas sobre as características do GLP, você pode saber mais em nosso artigo “Gás de cozinha: tem cheiro? É líquido? É tóxico?”. Em alguns casos, o botijão vazando também pode fazer um barulho alto, conforme explicamos, também, em outro artigo nosso: “Botijão de gás faz barulho?”. 

No caso de um possível vazamento de gás de cozinha, existe um teste clássico que pode te auxiliar. Popularmente chamado de teste da espuma, ele pode ser feito através do passo a passo abaixo: 

Homem fazendo o teste da espuma no botijão para saber se há vazamento de gás
  1. Pegue uma esponja úmida e coloque detergente nela. Aperte até que faça espuma;
  2. Com o botijão conectado na válvula aberta, encoste a esponja com espuma na região onde a válvula de gás se encaixa no botijão;
  3. Observe se estão aparecendo bolhas ou se a espuma segue sem alterações. Caso você note bolhas, está ocorrendo um vazamento. 

O que fazer quando o botijão de gás está vazando?

Caso você descubra que está acontecendo o vazamento de gás, ou apenas suspeite, você deve: 

Checklist do que fazer quando o botijão de gás está vazando:
Desligue o registro imediatamente;
Retire o botijão do fogão;
Abra as janelas para o ar circular;
Saia do ambiente;
Se precisar, ligue pra gente no 0800 707 2672.
  1. Caso o vazamento não esteja logo na conexão entre o botijão e o registro, vale a pena fechá-lo; 
  2. Abrir as janelas e portas para que o ambiente ventile;
  3. Não acender a luz ou usar eletrodomésticos até que o problema esteja corrigido, visto que esses itens podem criar faíscas e ocasionar problemas mais graves;
  4. Não acender fósforos ou isqueiros em hipótese alguma;
  5. Saia do ambiente e considere chamar um especialista no assunto, como a nossa equipe, que pode ser acionada através do telefone: 0800 707 2672

Como evitar vazamento de gás? 

Saber o que fazer no caso de vazões, como quando a espuma indica se existe o vazamento de gás, é muito importante, mas é fundamental entender como evitar esse tipo de problema. Assim, em vez de resolver, você pode precaver e não passar por essa situação. Veja as principais dicas!

Instalação correta

Em primeiro lugar, é fundamental saber como instalar o gás corretamente. Você pode pedir para um especialista realizar a troca para que não haja perigo, pois ele é capacitado para essa função. 

Acessórios do botijão de gás

Além disso, é importante ter a certeza de que a mangueira e o registro que você comprou são certificados pelo INMETRO. Esses itens têm prazos de validade e precisam ser trocados em um período. 

Se você não souber como trocar a mangueira do gás, dê uma conferida no conteúdo da Copagaz sobre esse tema e conte também com os nossos especialistas. Por fim, tudo deve estar de acordo com as normas de instalação de gás residencial para garantir ainda mais a segurança.

Armazenamento do botijão

Se você possui mais de um botijão dentro de casa, tenha cuidado com o tipo de armazenamento que você está proporcionando a eles. Não deixe o botijão de gás deitado, pois ele não foi projetado para ficar nesta posição. 

Além disso, evite deixá-lo em locais fechados, como o botijão dentro do armário. Procure colocar o utensílio em um local aberto, mas que seja longe de chuva e luz direta do Sol. 

No geral, o passo a passo sobre como evitar o vazamento de gás traz uma mensagem principal: jamais use acessórios de baixa qualidade, pois essa escolha pode resultar em furos no cano e em outros riscos que poderiam ser evitados. 

Quais são os riscos de um vazamento de gás?

O vazamento de gás é bastante perigoso e pode oferecer sérios riscos aos moradores do local. Isso não só a curto prazo, mas também a longo prazo, potencializando os efeitos. Veja quais são os principais!

Inalação do gás

As moléculas presentes nessa substância podem suprimir o oxigênio do ambiente. Por isso, inalar gás de cozinha pode provocar asfixia, causando falta de ar. Mesmo não sendo tóxico, é um grande risco, pois gera tonturas, dores de cabeça e até problemas crônicos de respiração.

Explosão

Não perceber que há um vazamento de gás e acender a luz, utilizando eletrodomésticos ou acender um fósforo pode provocar uma grande explosão e incêndio. Os danos às pessoas próximas podem ser graves, além do risco de perda material.

Quem devo chamar quando há vazamento de gás?

Se notar que há um vazamento de gás, o melhor a se fazer é chamar um especialista. Caso o gás seja encanado, é preciso chamar a fornecedora com urgência para que ela realize os reparos e faça a manutenção do gás residencial

A Copagaz está pronta para ajudar nesse tipo de situação e você pode acionar a nossa equipe. Todos os ajustes serão feitos para que os moradores da residência fiquem tranquilos e não corram riscos. Nos acione também em caso de não saber o que fazer com o botijão de gás vazio, ou como saber se o gás está acabando, informações a respeito do GLP e muito mais. A Copagaz é a maior distribuidora desse produto no país e está preparada para auxiliar sempre que necessário!