Vazamento de gás: como identificar e o que fazer - Copagaz
Blog Copagaz
13 de setembro de 2021
Comentários (0)

Vazamento de gás: como identificar e o que fazer

Vazamento de gás: teste da espuma

Índice:


Para quem usa gás, seja ele gás de cozinha ou para restaurantes, a maior preocupação é, sem dúvidas, a possibilidade de haver um vazamento de gás. A boa notícia é que isso é um acontecimento que pode ser facilmente evitado com alguns cuidados. 

No caso do gás encanado, contar com o suporte de uma empresa com profissionais capacitados é fundamental para que uma boa manutenção seja feita. Já no caso de um botijão de gás vazando, os cuidados podem ser tomados pelo próprio morador responsável pela sua instalação e uso, com ajuda do revendedor que o atende. 

De qualquer forma, é sempre melhor prevenir do que remediar. Por isso, mostramos abaixo tudo o que você precisa saber para identificar um vazamento de gás e como agir caso algum ocorra.  

Como saber se o botijão de gás está vazando? 

O gás de cozinha tem um cheiro bastante específico, que costuma ser o primeiro sinal de alerta para quem suspeita de um vazamento. Se você tem dúvidas sobre as características do GLP, você pode saber mais em nosso artigo “Gás de cozinha: tem cheiro? É líquido? É tóxico?”. Em alguns casos, o botijão vazando também pode fazer um barulho alto, conforme explicamos, também, em outro artigo nosso: “Botijão de gás faz barulho?”. 

No caso de um possível vazamento de gás de cozinha, existe um teste clássico que pode te auxiliar. Popularmente chamado de teste da espuma, ele pode ser feito através do passo a passo abaixo: 

  1.  Pegue uma esponja úmida e coloque detergente nela. Aperte até que faça espuma.
  2. Com o botijão conectado na válvula aberta, encoste a esponja com espuma na região onde a válvula se encaixa no botijão. 
  3. Observe se estão aparecendo bolhas ou se a espuma segue sem alterações. Caso você note bolhas, está ocorrendo um vazamento. 

O que fazer quando o botijão de gás está vazando?

Caso você descubra que está acontecendo o vazamento de gás, ou apenas suspeite, você deve: 

  1. Abrir as janelas e portas para que o ambiente ventile;
  2. Não acender a luz ou usar eletrodomésticos até que o problema esteja corrigido, visto que esses itens podem criar faíscas e ocasionar problemas mais graves;
  3. Não acender fósforos ou isqueiros em hipótese alguma;
  4. Caso o vazamento não esteja logo na conexão entre o botijão e o registro, vale a pena fechá-lo; 
  5. Considerar chamar um especialista no assunto, como a nossa equipe, que pode ser acionada através do telefone:

Como evitar vazamento de gás? 

No caso de botijões, é fundamental saber como instalar botijão de gás da forma correta. Além disso, é importante ter a certeza de que a mangueira e o registro que você comprou são certificados pelo Inmetro, pois, caso contrário, tomar cuidado com o tom “aterrorizante”. Já no caso de um sistema de gás em condomínio, o que você precisa saber foi explicado detalhadamente em outra publicação que fizemos por aqui. 

No geral, o passo a passo sobre como evitar vazamento de gás trás uma mensagem principal: jamais use acessórios de baixa qualidade, pois essa escolha pode resultar em furos no cano e em outros riscos que poderiam ser evitados. 

Esperamos que as nossas dicas tenham te ajudado a identificar e prevenir o vazamento de gás na sua residência. Caso você ainda tenha dúvidas sobre o assunto, você pode contatar a nossa equipe pelo telefone ou aqui em nosso site.  

Estamos sempre a postos para ajudar e solucionar dúvidas através da nossa central de atendimento e revendedores!