Pode colocar botijão de gás dentro do armário? | Copagaz
Blog Copagaz
29 de março de 2023
Comentários (0)

Pode colocar botijão de gás dentro do armário? Veja com a Copagaz!

Homem pensando com mão no queixo na cozinha
2 minutos para ler

Índice:


A cozinha é um dos cômodos mais bonitos de uma casa. Os moradores costumam escolher cada item da decoração com muito cuidado e carinho. Mas na hora de deixar o ambiente mais aconchegante, sempre surge uma dúvida: pode colocar botijão de gás dentro do armário?

Muitos brasileiros gostam de colocá-lo na pia, dos armários e até mesmo fora da residência. Mas será que essa é uma boa ideia quando o assunto é segurança?

Para lhe ajudar a entender onde colocá-lo, confira este artigo!

Como deixar o botijão de gás na cozinha planejada?

Considerando que a cozinha planejada tem como principal característica a funcionalidade, o ideal, nesse caso, seria deixá-lo do lado de fora do ambiente.

O recomendado é que a ligação entre o botijão e o fogão não seja feita apenas pela mangueira de plástico, principalmente se a distância entre os objetos for muito grande. Existem cabos de cobre flexíveis mais indicados para essas instalações.

💡 Leia também: Como instalar botijão de gás fora da cozinha? Entenda aqui!

Agora, se você não tiver como deixá-lo na área externa, não se desespere, pois ainda há respostas para a pergunta “onde colocar o botijão de gás na cozinha?”. 

Alguns profissionais projetam espaços apenas para armazená-lo. Esses ambientes precisam permitir a ventilação e não podem gerar acúmulo de gás em caso de vazamentos.

Onde deve ficar o botijão de gás?

O botijão de gás deve ficar seguro, longe de faíscas, de calor e, claro, do fogo. Se ele estiver na área externa, isso significa que precisa estar na sombra. 

Temos dois artigos interessantes sobre o impacto da umidade e do calor nesse objeto: descubra se ele pode pegar chuva e sol!

Algumas pessoas o colocam em grades, na tentativa de evitar que ele seja furtado ou que crianças mexam nele. Nesses casos, mantenha o acesso ao registro facilitado, para que você consiga fechá-lo caso seja necessário.

Evite que ele fique perto de bueiros ou ralos, eles podem acumular gás em caso de vazamentos.

💡 Leia também: Como esconder botijão de gás? Saiba por que NÃO fazer isso!

Afinal, pode colocar o botijão de gás dentro do armário?

O botijão de gás não deve ser guardado em armários ou outros ambientes fechados que tenham espaço delimitado e sem ventilação.

Colocar o botijão de gás dentro do armário só é uma boa ideia quando a estrutura é desenvolvida especificamente para ele, permitindo a circulação de ar.

Pode colocar o botijão longe do fogão?

Sim, pode. Na verdade, o ideal é que ele não fique colado ao fogão, devido à proximidade com o fogo.

Inclusive, você sabia que o uso de capas para botijão de gás pode ser arriscado?

Quanto tempo um gás pode ficar guardado?

A validade do gás de cozinha está relacionada aos equipamentos como, botijão,  mangueira, registro e válvula, apresentam data de vencimento, e isso deve ser considerado no momento do armazenamento.

Além disso, essa armazenagem só é considerada eficaz se ele não estiver em contato com calor, umidade, faíscas, luz solar, ambiente sem ventilação ou atrito físico.

Agora que você sabe se pode colocar botijão dentro do armário, lembre-se de contar sempre com a Copagaz, pois seguimos a todas as exigências de segurança!

Gostou deste artigo? Então, descubra também se botijão de gás explode.