Botijão de gás pode ficar deitado? Não faça isso! | Copagaz
Blog Copagaz
5 de abril de 2023
Comentários (0)

Botijão de Gás Pode Ficar Deitado? Veja porque isso não pode ser feito

Mulher na cozinha
3 minutos para ler

Muitas vezes surgem informações pela internet, sobre formas de fazer render produtos mais caros em uma residência, como a energia elétrica, água, gás, entre outros. Mas dentre tantas ideias, será que o botijão de gás pode ficar deitado?

A resposta curta para essa pergunta é “não. Isso por que o produto não foi projetado para ficar nessa posição, pode danificar o equipamento, aumentando consideravelmente o risco de vazamento de gás.

Entenderemos agora todos os detalhes sobre esse tema e onde colocar o botijão de gás na cozinha seguramente. Vamos lá!

Índice:


Botijão de gás deitado rende mais?

Como falamos, a resposta para essa pergunta é não. Essa é uma lenda urbana sobre o produto que dura décadas. O botijão de gás 13kg foi projetado para ficar na vertical, pois essa posição garante a pressão correta no equipamento, melhorando o seu rendimento.

Colocá-lo deitado não terá nenhuma melhora nesse sentido e ainda pode danificá-lo, exigindo sua troca.

💡 Se você tinha esse hábito porque achava que ele gerava economia, saiba que temos um artigo aqui no blog com dicas que realmente funcionam, sobre como economizar gás.

Por que não pode deixar o botijão de gás deitado?

Quando falamos em gás de cozinha, é comum que pensemos em algo que está no estado gasoso, correto? Bem, acontece que essa substância também pode estar líquida, devido à pressão no recipiente.

Isso significa que o botijão deitado pode fazer com que ele vaze, o que é muito perigoso. Sendo assim, essa é a principal razão do porquê não se pode mantê-lo deitado.

💡 Ah, e também é necessário ter cuidado ao esconder botijão de gás, pois isso pode gerar acúmulo da substância e também pode se tornar perigoso.  

Como fazer o gás render mais?

Uma forma de aumentar o rendimento do gás de cozinha é sempre manter o seu fogão desentupido. 

Além disso, você deve usá-lo inteligentemente. Ao utilizar o forno, procure fazer várias receitas no mesmo dia, para aproveitar que ele já está aquecido. Ademais, manter o equipamento limpo também ajuda o gás de cozinha durar mais.

Muita gente se pergunta se gás de cozinha tem validade. O produto em si dura por décadas, mas seus equipamentos, como válvula de segurança, podem ter uma validade menor, e isso pode implicar o rendimento do equipamento.

Por isso, sempre compre gás de distribuidoras confiáveis, como a Copagaz. Outra dica para não ficar sem a substância no meio das receitas, é saber quando o gás está acabando

Botijão e acessórios de qualidade

Sabemos que não se deve deixar o botijão de gás deitado, mas será que é uma má ideia colocar acessórios nele, como capas?

A capa não interfere diretamente no consumo de gás, mas pode causar acidentes. Por isso, seu uso não é recomendado.

Para instalar um botijão de gás exige segurança, use apenas peças de marcas aprovadas pelo INMETRO. Nada de utilizar registros ou mangueiras sem essa certificação. Esses cuidados também ajudam o combustível a render mais.

Onde colocar o botijão de gás na cozinha planejada?

Não importa se a cozinha é planejada ou não, o botijão deve sempre que possível ficar fora do cômodo, e a posição sempre deve ser na vertical, mesmo quando ele está fora de casa.

Muita gente se pergunta onde colocá-lo no cooktop, mas a verdade é que se você não pode deixá-lo do lado de fora, mantenha-o em um local bem arejado.

Agora que você sabe as formas que você deve deixar o seu botijão instalado, conte com a Copagaz para ter gás de cozinha!