Onde colocar o botijão de gás na cozinha? | Copagaz
Blog Copagaz
23 de novembro de 2022
Comentários (0)

Onde colocar o botijão de gás na cozinha?

botijão de gas
3 minutos para ler

Índice:

O gás de cozinha requer muito cuidado durante a sua armazenagem e instalação. 

Apesar de raros, acidentes podem acontecer quando esse produto não é manuseado adequadamente. Você sabe onde colocar o botijão de gás na cozinha para evitar problemas?

Para te ajudarmos a ter mais segurança enquanto usa o seu botijão de gás 13 kg, o mais usado nas residências brasileiras, preparamos este artigo.

Vamos entender como esse produto deve ser armazenado e quais os riscos que uma instalação incorreta pode gerar.

Onde colocar o gás de cozinha?

Sempre que possível, o gás de cozinha deve ser instalado do lado de fora do imóvel. A ligação entre a mangueira e o fogão pode ser feita por meio de um pequeno furo na parede, por exemplo.  

Desse modo, caso haja vazamento de gás, ele não se acumulará. Pelo contrário, ele será dispersado pelo vento, e isso reduz as chances de graves acidentes, como uma explosão.

Algumas pessoas têm um péssimo hábito: esconder botijão de gás em armários. Isso é perigosíssimo e deve ser evitado.

Sem a devida ventilação, o gás se acumula no armário e pode causar uma explosão ao ter contato com a menor das faíscas. Sendo assim, guardar botijão de gás em armário é uma péssima ideia!

Quanto tempo posso guardar um botijão de gás cheio?

A validade de um botijão de gás, quando armazenado adequadamente, é muito alta, podendo chegar a 100 anos. 

Contudo, cada elemento, como a válvula do botijão de gás, tem uma validade diferente.

Local para armazenar botijão de gás

Para que o seu botijão dure o máximo possível, é necessário que ele seja armazenado em um local plano, sem contato com umidade e luz solar direta — isso evita a corrosão das partes do botijão.

Esse local ainda precisa ser arejado e ter um clima ameno, ou seja: não pode esquentar muito durante o dia!

Agora que você entendeu como armazenar botijão de gás, verifique qual cômodo da sua casa tem essas características. Normalmente, uma garagem pode ser usada para esse armazenamento.

Onde colocar o botijão de gás na cozinha planejada? 

No caso de imóveis de apartamento, há local específico para o gás de apartamento, que deve seguir as normas do condomínio.

Contudo, se a sua cozinha não tiver gás encanado, saiba como instalar botijão de gás e deixe o botijão de forma visível ou em espaços planejados com boas frechas para saída de ar, de preferência perto de janelas e portas.

Dessa forma, uma corrente de ar será capaz de dissipar o gás em caso de vazamento.  

Onde colocar o botijão de gás do cooktop?

Muita gente se pergunta onde colocar botijão de gás quando se usa um cooktop instalado em uma ilha. Bem, o ideal é que o botijão não fique armazenado nessa ilha, mas pois isso aumenta as chances de acúmulo de gás.

Busque soluções que permitam a ventilação, como passar a ligação de gás pelo chão em direção à parte externa. Isso faz com que todos estejam seguros caso haja vazamento.

💡 Dica: instale o cooktop corretamente, pois vazamentos podem ocorrer entre o botijão e o aparelho. Temos um artigo ensinando como instalar cooktop.

Em todas as situações citadas neste artigo, o risco de acidentes reduz drasticamente quando a pessoa segue as normas de instalação de gás residencial.

Agora que você sabe onde colocar o botijão de gás na cozinha e como armazenar botijão de gás em apartamento, siga essas dicas para ter ainda mais segurança no uso do GLP.

Ah! Lembre-se que a Copagaz garante a você o acesso a botijões seguros, que atendem todas as normas de segurança do mercado!