Qual mangueira usar no cooktop? Veja como escolher! | Copagaz
Blog Copagaz
17 de abril de 2024
Comentários (0)

Qual mangueira usar no cooktop? Saiba como escolher e os cuidados na instalação

Panela esquentando no fogão cooktop
2 minutos para ler

O fogão cooktop é um modelo que tem se tornado muito popular devido ao seu design e melhor uso do espaço das cozinhas. Contudo, uma dúvida chama a atenção das pessoas no momento da instalação: qual mangueira usar no cooktop?

A verdade é que há características bem diferentes de modelo em relação ao fogão comum, e por isso, ele deve ser acomodado diferenciadamente. Não por acaso, existem empresas especializadas nesse tipo de trabalho.

A seguir você verá sobre maneiras de instalar o seu fogão e a mangueira ideal para esse caso. Confira!

Índice:

Posso usar mangueira de borracha no cooktop?

Não. Não se pode usar mangueira normal no cooktop, como aquela de borracha que estamos acostumados a ver na maioria das casas, que possuem modelo convencional. Isso porque o uso só é recomendado em fogões ligados ao botijão de gás comum, de 13 kg, que estão com proximidade de no máximo 1,20 metros de distância.

Se a distância for maior, recomenda-se aproximar o botijão do fogão ou usar uma mangueira de borracha com revestimento metálico.

Qual é a mangueira de gás ideal para cooktop?

A mangueira do tipo metálica flexível é a indicada para quem faz uso de cooktop. Nenhuma outra opção é permitida, nem mesmo a de borracha com revestimento metálico. Por isso, tome muito cuidado para não confundir os modelos na hora de instalar o cooktop

A ideal para este modelo de fogão é totalmente feita de metal, possuindo uma grande capacidade de lidar com o calor, independente se a instalação é de gás encanado ou de botijão, algo que o modelo de borracha com ou sem revestimento metálico não têm.

Agora se você não sabe o que é cooktop? Nós te explicamos rapidamente. Ele se trata de um modelo de fogão muito popular em projetos de cozinhas planejadas.

Um dos pontos fracos desse fogão é que muitas pessoas não sabem como limpá-lo corretamente, riscando o material. Por isso, publicamos um artigo para te mostrar como limpar fogão com mesa de vidro.

Então, qual a melhor mangueira para cooktop?

Como vimos neste artigo, a única mangueira que pode ser usada em fogões cooktop é a do tipo metálica flexível de cobre. Não a confunda com o modelo de borracha revestida com metal, pois ela não pode ser usada em fogões dessa linha.

Agora que você sabe qual a melhor mangueira para usar no cooktop, reveja a sua instalação e a faça da forma correta. Assim, você evita acidentes graves e prejuízos financeiros muito sérios.

Lembre-se que a Copagaz se preocupa com a sua segurança. Por isso, nossos distribuidores seguem à risca as normas regulamentadoras!