O que é cooktop? Como funciona? Um guia completo | Copagaz
Blog Copagaz
19 de outubro de 2022
Comentários (0)

O que é cooktop? Como funciona? Guia completo

Cooktop
3 minutos para ler

Índice:

Nas últimas décadas, as cozinhas têm se transformado. As cores, as formas e os usos dos eletrodomésticos foram mudando a ponto de termos novas formas de cozinhar — e uma dessas formas é usando um cooktop. Aliás, você sabe o que é cooktop?

Além dessa pergunta, surgem outras, como: 

  • Onde colocar o cooktop? 
  • Qual cooktop comprar? 
  • O que é melhor: fogão tradicional ou cooktop?

Ficou curioso? Então, vamos entender o que é cooktop agora mesmo!

O que é cooktop?

O cooktop é um aparelho usado em cozinhas planejadas. Ele tem as bocas para cozimento em cima de uma espécie de balcão. Portanto, ele substitui o tradicional fogão.

Por outro lado, esse aparelho não tem forno, exigindo a compra desse eletrodoméstico.

Como funciona o cooktop?

Como você sabe, existem vários tipos de fogão. No caso do cooktop, temos algumas características que vão alterar o seu funcionamento,

O cooktop a gás funciona como um fogão tradicional, movido a gás GLP. A única diferença é que estará sobre um móvel planejado e não terá forno.

Esse tipo de cooktop também pode ser ligado ao gás de apartamento, mas isso deve ser confirmado com o fabricante do equipamento.

Existe também um modelo de fogão cooktop que não usa gás. Esse é o cooktop por indução.

Cooktop indução: como funciona?

O cooktop por indução é movido a eletricidade. Por meio de sua tecnologia, ele transforma a eletricidade no calor que será usado para cozinhar os alimentos. Apenas a área onde ficarão as panelas é aquecida — isso evita acidentes.

Bacana, né? Entender o que é cooktop por indução ajuda o consumidor a compreender que a usabilidade desse aparelho é diferente do fogão convencional, exigindo um tempo para adaptação.

frigideira em cima de cooktop por indução

Muita gente se pergunta se o fogão por indução gasta muita energia. Isso dependerá da sua potência e tempo de uso. Quanto mais tempo permanecer ligado, maior será o consumo de eletricidade.

Não por acaso, as cozinhas profissionais não costumam usar esse tipo de fogão, preferindo os que utilizam botijão de gás.

Como limpar o cooktop?

Normalmente, o cooktop é feito de vidro. Com medo de riscar o fogão, é comum que as pessoas não saibam como limpar fogão de vidro. Não é tão difícil. Não use materiais abrasivos, como a parte verde da esponja.

Em caso de sujeiras persistentes, prefira usar panos macios. Você pode usar desengordurantes e detergentes sem problemas, desde que em quantidade pequena, para evitar manchas.

Como instalar o cooktop?

Você não precisa contratar um profissional para instalar esse fogão. Contudo, alguns cuidados devem ser tomados para evitar danificar os móveis e o eletrodoméstico.

Por isso, nós publicamos aqui no blog um passo a passo de como instalar o cooktop!

Qual cooktop comprar: por indução ou GLP?

Se você não sabe o que é GLP, não se preocupe. Esse é o nome técnico do gás de cozinha.

O cooktop a gás é mais econômico do que o elétrico, sendo ideal para o consumo das famílias. Uma outra vantagem é que você não ficará sem fogão caso falte energia elétrica no seu bairro.

Agora que você sabe o que é cooktop, seus diferentes modelos e usos, pesquise pelo fogão ideal para a sua cozinha, deixando-a cada vez mais completa!

Ah! Se você optar pelo cooktop a gás, conte com a Copagaz para fornecer os melhores botijões para a sua casa!