Fogão por indução gasta muita energia? Saiba agora | Copagaz
Blog Copagaz
12 de janeiro de 2022
Comentários (0)

Fogão por indução gasta muita energia? Veja quanto consome e se compensa

Fogão de bancada
3 minutos para ler

Índice:

Cada vez mais, as pessoas estão optando por um fogão de indução ou um fogão elétrico para cozinhar, por causa da configuração descomplicada e da menor ocupação de espaço. O consumo de energia de um cooktop de indução ou de qualquer aparelho depende de sua potência nominal e das horas de funcionamento, mas muitos têm a dúvida: fogão por indução gasta muita energia?

Em média, a potência nominal de um cooktop de indução é algo entre 1.500 watts e 3.000 watts, o que é muito maior do que a maioria dos eletrodomésticos. Quanto maior a potência, mais rápido é o aquecimento e menor é o tempo de cozimento.

Como funcionam as placas de indução

Com um fogão a gás ou elétrico convencional, o calor é transferido (ou conduzido) para a panela ou frigideira que fica em cima, por meio de um elemento de aquecimento. Em contraste, um cooktop de indução produz um campo eletromagnético em sua superfície de vidro que essencialmente transforma a panela ou frigideira em um elemento de aquecimento. Ao usar um cooktop de indução, o fogão em si não esquenta, porque nenhum calor é conduzido entre o cooktop e a panela – o eletromagnetismo aquece a panela diretamente.

Indução X gás: qual o melhor?

Fogão com boca a gás e por indução.

Os cooktops de indução oferecem benefícios significativos para cozinheiros regulares, os que têm pouco tempo. No entanto, os aparelhos de indução custam mais para comprar do que o equipamento de cozinha tradicional e não funcionam com panelas e frigideiras feitas de certos materiais populares. Certifique-se de pesar os prós e os contras do fogão mais econômico antes de tomar uma decisão.

Uma das vantagens mais óbvias dos cooktops a gás em comparação ao cozimento por indução é que não há perda de energia. Mesmo quando a eletricidade acaba, cozinhar refeições para toda a família não será interrompido. 

Além disso, os cooktops a gás permanecem mais frios na cozinha. O calor se dispersa imediatamente assim que o fogão a gás é desligado. Ao contrário do cozimento por indução, que distribui o calor ao redor do aparelho, os cooktops a gás não perdem o calor que entra no ar ao redor do fogão.

A temperatura necessária para cozinhar também é alcançada com precisão e facilidade com cooktops a gás. Quer você abaixe ou suba a chama, ela muda imediatamente. O cozimento por indução, por outro lado, requer mais tempo para a mudança na chama ocorrer, enquanto o queimador fica mais quente ou mais frio. Veja como calcular o gasto de gás!

Fogão: indução ou gás?

Se você quer optar por um cooktop, considere as melhores opções a gás para maior economia, agora que já sabe que o fogão por indução gasta muita energia. Além disso, o gás de cozinha também pode ser utilizado com diversos outros objetivos dentro, como em fornos industriais a gás.

Com equipes técnicas especializadas e treinadas, a Copagaz segue todos os padrões de qualidade, conforme as normas da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Através de testes de segurança, fazemos o processo de requalificação e devolução dos produtos para o mercado, com linhas únicas de montagem, identificação e abastecimento dos botijões.

Crédito da imagem: brizmaker