Fogão é mais econômico que micro-ondas. Saiba por quê! | Copagaz
Blog Copagaz
21 de agosto de 2019
Comentários (0)

Fogão é mais econômico que micro-ondas. Saiba por quê!

Fogão e microondas
2 minutos para ler

Índice:


Já parou para pensar qual vale mais a pena entre fogão e micro-ondas? A resposta curta é que depende de várias variáveis, incluindo o preço da eletricidade versus gás e a eficiência relativa dos aparelhos envolvidos. Confira, então, qual eletrodoméstico é mais econômico, versátil e eficiente para a sua cozinha:

Qual consome mais energia: fogão ou micro-ondas?

O que gera as ondas eletromagnéticas consome muita eletricidade, isto torna o micro-ondas menos eficiente em comparação com outros métodos elétricos de cozimento. Portanto, os fornos micro-ondas são menos eficientes em comparação com o aquecimento elétrico e, certamente, serão mais caros do que o fogão a gás

Além disso, você pode otimizar a eficiência energética ao cozinhar. Em um fogão a gás, certifique-se de que a chama esteja totalmente abaixo da panela; da mesma forma, em um fogão elétrico, certifique-se de que a panela cubra completamente o elemento de aquecimento para minimizar o calor desperdiçado. Além disso, use a panela de tamanho apropriado para o trabalho em questão, pois panelas menores são mais baratas e mais eficientes em termos de energia para aquecer. Veja mais métodos de como economizar gás de cozinha.

Fogão: conheça as vantagens

A alma de uma cozinha, o fogão é uma peça fundamental para preparar os melhores jantares e curtir um momento com quem gostamos. 

Eles são equipamentos extremamente versáteis, podendo executar diversas funções uma vez que possuem fornos além de suas bocas. Ao contrário do cooktop, o fogão também pode ser movido de lugar, permitindo dar um ar novo à cozinha sempre que quiser.

Em termos de preço, o fogão também tem um maior custo-benefício quando comparado com o cooktop, apesar deste último ser mais fácil de limpar no dia a dia. 

Curiosidade: o micro-ondas pode ficar perto do fogão?

Existem vários tipos de fornos, mas os micro-ondas de bancada devem estar a pelo menos 60 centímetros de distância do fogão. Eles não podem suportar o calor do fogão, por isso, dar a eles pelo menos 60 cm de distância pode evitar o sobreaquecimento, devido ao calor adicional do fogão. 

No entanto, existem modelos de micro-ondas que são fabricados para ficar acima do fogão, e a folga para esse tipo de aparelho depende das instruções do fabricante. Eles são feitos para resistir às chamas até um certo ponto, porém isso não significa que podem estar muito perto do fogão.

Fogão X micro-ondas: escolha o melhor

Agora que você já sabe que o fogão a gás é uma ótima opção, navegue em nosso site da Copagaz para encontrar mais sobre revenda de gás na sua região ou até mesmo conhecer nossas filiais. Aproveite para conferir conteúdos de como desentupir fogão, como instalar botijão de gás e como limpar fogão industrial