Tipos de forno para comércios e residências | Copagaz
Blog Copagaz
21 de julho de 2021
Comentários (0)

Tipos de forno para comércios e residências

Mulher escolhendo o tipo de forno a comprar

Existem diversos tipos de forno à venda. Cada um tem características diversas para atender às múltiplas demandas que cada comércio ou residência pode ter. 

Para negócios, é fundamental ter um cuidado extra no momento da escolha, já que um forno sem a capacidade necessária pode prejudicar a velocidade da entrega dos pedidos dos seus clientes. Já pensando em residências a maior preocupação é em relação ao tamanho do forno, visto que o espaço disponível para eles precisa ser medido antes de comprar qualquer modelo. 

Em qualquer contexto, o consumo energético do modelo escolhido é muito importante, pois modelos elétricos são pouco eficientes e costumam gerar mais gastos mensais do que fornos a gás GLP.

Para te ajudar na sua escolha, separamos alguns dos principais tipos de forno e te mostramos abaixo as características mais fundamentais de cada um deles. Confira!

Forno a gás residencial

Os tipos de forno a gás residenciais são uma opção básica, com as funcionalidades essenciais para o uso doméstico. Existem diversas opções, sendo elas principalmente variadas em termos de acabamento e aproveitamento de espaço, os quais costumam ser as principais preocupações de quem está atrás do modelo certo para seu lar. 

Forno de embutir a gás

Para residências, o modelo mais compacto, com um visual mais limpo e que faz um melhor uso do espaço disponível é, definitivamente, o de embutir. Esse modelo depende de uma estrutura pré-planejada e não deve ser adquirido caso a sua cozinha não tenha um móvel apropriado para que ele seja acoplado. 

Forno elétrico

Por outro lado, os fornos convencionais podem ser simplesmente apoiados em prateleiras ou bancadas que sejam compatíveis com o peso e o calor gerados por esse modelo. Essa alternativa costuma ter uma aparência um pouco menos refinada e costuma gerar mais gastos financeiros, visto que geralmente usa energia elétrica. 

Forno para pizza

O forno a gás em pizzarias é o centro de tudo nesse tipo de restaurante. Por isso, ele precisa ser muito bem escolhido para garantir o preparo rápido e eficiente dos pedidos dos seus clientes.

Existem opções a gás e à lenha, sendo que as opções à lenha costumam ser mais robustas e ter menor capacidade. Já algumas alternativas a gás são capazes de assar duas ou mais pizzas ao mesmo tempo. Caso você tenha interesse em adquirir um modelo a gás para o seu negócio, saiba que a Copagaz auxilia pizzarias na migração para forno a gás, tornando o processo ainda mais fácil para você.

Existem ainda tipos de forno de pizza mais básicos, para serem utilizados em casa. Nesse sentido, existe o forno à lenha para pizza portátil, uma alternativa compacta que leva um pouco do gostinho das pizzarias para o lar de quem o adquire. 

Forno para padaria

Assim como nas pizzarias, nas padarias, o forno acaba sendo uma das principais estrelas da cozinha; afinal, é nele que pães e outras receitas são preparados. Para garantir melhor desempenho e custo-benefício a longo prazo, os tipos de forno de padaria costumam ser feitos para funcionar à base de gás para comércio

Os modelos de fornos a gás para padarias, diferentemente das opções convencionais, têm diversas esteiras, para garantir produtividade e melhor uso do espaço disponível verticalmente. 

Encontrou o forno que melhor atende às suas necessidades? Aproveite para checar nossos outros conteúdos. Além deste sobre tipos de forno, já falamos por aqui sobre o que é GLP, GLP para serviços, gás industrial, demos dicas de como desentupir fogão e respondemos dúvidas comuns como “forno a gás ou forno elétrico?” e “fogão à lenha ou a gás?”.