Tempo de cozimento da batata: como acertar o ponto | Copagaz
Blog Copagaz
21 de setembro de 2023
Comentários (0)

Tempo de cozimento da batata: veja como acertar o ponto ideal!

Cubos de batata cozidas dentro da tigela
3 minutos para ler

Índice:


Uma batatinha sempre vai bem em diversos pratos, não é mesmo? O tempo de cozimento da batata pode variar dependendo da forma escolhida para cozinhá-la, mas, ao final, ela sempre fica muito gostosa, sendo ótima como acompanhamento ou, até mesmo, prato principal. 

Este vegetal é uma excelente fonte de carboidrato e é bastante versátil, ficando muito saboroso, quando cozido, frito ou assado. Para cozinhá-lo não existe uma forma certa e sim a que mais se adéqua aos tipos de panela que você tem em casa e como quer prepará-lo. 

Para saber mais sobre os métodos de preparo deste alimento e os seus benefícios, continue a leitura!

Métodos de preparos da batata

Antes de começar a cozinhar a batata, é preciso pensar em qual prato ela será usada. Por exemplo, se for cozinhar algo em que ela precise ficar mais sequinha, o ideal é deixar a casca. Agora, se for necessário que ela fique macia, é preciso descascar. 

A quantidade de água no cozimento deve conseguir cobrir um pouco das batatas na panela para que elas fiquem mais moles. Se você precisar congelar ela, a melhor abordagem é fazê-la após descascá-la e enquanto ainda está cru.

Caso deseje incluí-la já pronta na marmita para semana, não precisa remover a casca, mas é preciso fazer pequenos furos para ela não estragar.

Qual o tempo de cozimento da batata? 

Para cada forma de cozinhar, existe um tempo de cozimento da batata. Por isso, é importante saber cada um em detalhes e escolher o melhor para sua rotina, de acordo com os utensílios que você possui em casa. Veja!

No vapor

Por mais que este vegetal seja simples de cozinhar e amoleça com facilidade, o tempo de cozimento da batata no vapor pode ser um dos mais longos. São cerca de 40 minutos para ela ficar bem cozida, causando um consumo maior de gás de cozinha.

Em geral, para cozinhar a vapor, é necessário ter algum tipo de panela específica para isso, devido à fervura da água 

No micro-ondas

Por falar em consumo do botijão de gás, cozinhar a batata no micro-ondas é uma ótima alternativa para economizar gás. Ela fica bastante macia em até 10 minutos, mas é importante ajustar a potência do aparelho para a máxima e acompanhar o processo, virando o alimento a cada dois minutos.

Na panela comum

Em uma panela comum, você terá uma batata cozida entre 25 a 35 minutos. Para isso, é preciso deixar a água ferver e adicionar o alimento. É bem simples, pois você pode acompanhar o processo sem fechar o utensílio.

Na panela de pressão

Esse é um dos métodos mais tradicionais e mais rápidos para o preparo. O tempo de cozimento da batata na panela de pressão pode ser de, no máximo, 15 minutos. Se ultrapassar, pode ser que ela acabe virando quase um verdadeiro purê. 

Quais são os benefícios da batata?

Que a batata é uma delícia muita gente sabe, não é mesmo? Mas, além de ser saborosa, prática e versátil, ela traz vários benefícios para a saúde em geral. Confira alguns deles! 

Dá mais disposição

Comer batata ao longo do dia é uma ótima forma de ter mais disposição. Isso porque a quantidade de carboidrato presente no alimento fornece energia ao cérebro. O legume acaba sendo um ótimo pré-treino, por exemplo. 

Ajuda o intestino 

A batata pode ser uma ótima aliada na saúde e no funcionamento do intestino. Ela fortalece a flora intestinal, ajudando as bactérias boas a se manterem, prevenindo infecções, diarreia e prisão de ventre. 

Auxilia no controle da diabetes

Se você tem ou conhece alguém com diabetes, saiba que a batata é um dos melhores alimentos para regular a insulina e a glicose. Ela tem fibra e amido que acabam deixando a absorção dos carboidratos mais devagar. 

Além desses benefícios, ela também é boa para a saúde dos olhos, combate ao câncer, ajuda o sistema imunológico, controla a pressão arterial e é uma aliada do sono. O tempo de cozimento da batata pode ser bem rápido dependendo do método escolhido. Se você deseja saber mais algumas dicas para a casa, conte com a Copagaz e saiba mais sobre o tempo de cozimento de outros alimentos, como a mandioca!

Leia mais: