Limpeza de coifa: passo a passo e dicas | Copagaz
Blog Copagaz
1 de dezembro de 2023
Comentários (0)

4 dicas para uma boa limpeza de coifa da cozinha

Mulher limpando coifa da cozinha de casa
2 minutos para ler

Índice:

1. Atente-se a pré-limpeza de coifa

2. Limpe o filtro corretamente

3. Realize a Manutenção da Parte Externa da Coifa

4. Cuide da ventilação


Em meio ao aroma que alguns pratos culinários exalam, a coifa da cozinha surge como uma aliada valiosa, mantendo o ambiente livre de odores ou vapores indesejados. No entanto, para garantir o seu desempenho, é essencial manter a limpeza de coifa em dia.

Deixar esse eletrodoméstico sem os cuidados básicos pode resultar em consequências desagradáveis, como a perda da eficácia da purificação do ar, a falta de eficiência e o acúmulo de gorduras e resíduos.

Para evitar esses contratempos, conheça 4 dicas práticas e ágeis para manter a limpeza do seu aparelho! 

1. Atente-se a pré-limpeza da coifa 

Um pouco antes de começar a limpeza da coifa, é crucial adotar medidas preventivas para preservar o eletrodoméstico. Na prática, evite colocar água diretamente no aparelho, para não causar problemas elétricos.

Além disso, desconecte-o da tomada antes de qualquer intervenção e utilize apenas panos, esponjas e escovas macias para não causar danos ou arranhões. Essa dica de limpeza simples não apenas assegura a segurança do processo de higienização, como também prolonga a vida útil da sua coifa, mantendo-a em ótimas condições de funcionamento.

2. Limpe o filtro corretamente 

A segunda dica de limpeza de coifa é manter o filtro do aparelho impecável, uma vez que é essencial para garantir seu bom desempenho. Retire-o conforme as instruções do manual e deixe-o de molho em uma solução de água morna e detergente neutro.

Depois, utilize uma escova macia para remover os resíduos acumulados, realizando essa tarefa preferencialmente após a última refeição do dia, quando não vai ser mais utilizado o fogão. Dessa forma, o filtro terá tempo suficiente para secar completamente antes de ser recolocado, preservando sua eficácia e evitando odores indesejados na próxima utilização.

3. Realize a manutenção da parte externa da coifa

A limpeza do painel externo da coifa é tão crucial quanto a sua parte interna. Por isso, é recomendado o uso de um pano macio, água e detergente neutro para manter a estética e a higiene.

Evite esfregar e, em casos de manchas persistentes, opte por produtos específicos para a limpeza de aço inox. Soluções caseiras, como a vaselina diluída ou a mistura de bicarbonato de sódio e álcool, podem ser eficazes, mas devem ser utilizadas com cautela para preservar a integridade do material.

4. Cuide da ventilação

A ventilação da coifa tem um papel importante na eliminação de vapores e odores da cozinha, portanto, certifique-se de que as aberturas de ventilação estejam sempre desobstruídas, permitindo que aconteça um fluxo de ar eficiente.

Sempre limpe regularmente essas aberturas utilizando um aspirador de pó ou um pincel macio para remover a poeira e resíduos acumulados. Além disso, verifique se o sistema de ventilação externa está funcionando corretamente.

Manter a ventilação em bom estado contribui não apenas para a eficácia da coifa, mas também para a qualidade do ar na sua cozinha, proporcionando um ambiente mais saudável durante as suas atividades culinárias, sobretudo, no fogão.

E aí, gostou de conhecer as principais dicas para a limpeza da sua coifa? Você também pode aprender como deixar a sua cozinha sempre limpa e outras tantas dicas, acompanhando o nosso blog!

Crédito imagem de capa: iStock.com/ake1150sb