Todas as etapas de como instalar cooktop | Copagaz
Blog Copagaz
23 de fevereiro de 2022
Categoria:
Comentários (0)

Como instalar cooktop de maneira segura

instalando cooktop a gás
3 minutos para ler

Índice


Os cooktops garantem variedade e novas funções a uma cozinha. Frequentemente instalado separadamente do forno, um cooktop pode ser colocado em ilhas de cozinha, penínsulas e outras áreas para aumentar o espaço do ambiente. Os cooktops vêm em muitos estilos e tipos para personalizar seu uso da melhor forma para sua necessidade.

Um fogão a gás funcionando corretamente é uma parte indispensável de qualquer casa, especialmente se você for um cozinheiro de mão cheia. Os mais recentes aparelhos a gás disponíveis no mercado são avançados e permitem uma gama de opções de cozimento que não podem ser encontradas em fornos a gás tradicionais mais antigos, mas como instalar cooktop ainda é um dilema para muitos.

Cooktop a gás: como instalar

Entender como instalar o cooktop de maneira correta poupa muita dor de cabeça.

Abaixo, veja alguns pontos de atenção que se deve ter quando for instalar o seu cooktop em casa.

Prepare a bancada ou espaço onde ele será instalado

Na maioria dos casos o cooktop é instalado sob alguma pedra natural (como granito ou mármore) já que estas superfícies são mais fáceis de limpar além de serem muito bonitas.

Antes de ir logo de cara comprando seu cooktop, certifique-se de que ele irá caber na área reservada. Para isso, é necessário medir, com uma trena ou fita métrica, a largura e profundidade do espaço disponível e conferir qual dos tamanhos disponíveis de cooktops se encaixam no local de instalação do cooktop.

Depois, a instalação é simples, basta seguir as etapas abaixo:

  • Etapa 1: verifique a ventilação da sala
  • Etapa 2: verifique se há distâncias adequadas de materiais que possam causar combustão
  • Etapa 3: Corte uma abertura na bancada
  • Etapa 4: Instale o cooktop no recorte da bancada
  • Etapa 5: certifique-se de que as tomadas sejam acessíveis
  • Etapa 6: Conecte o aparelho à linha de gás
  • Etapa 7: Ligue o gás
  • Etapa 8: Teste o fogão a gás

Faça a instalação do gás

Os cooktops mais comuns são os que operam a gás natural ou GLP (gás liquefeito de petróleo). Ambos são ótimas opções para a sua casa, mas o GLP conta com um custo benefício mais atrativo além de ser mais ecológico do que o gás natural.

Para instalar, basta remover o encaixe do conector da extremidade e aparafuse-a à linha de gás. Além disso, tome cuidado para não dobrar ou forçar o conector em curvas acentuadas. Sempre verifique se há vazamentos em seu trabalho. 

Ligue a torneira do gás (posição vertical) e acenda os queimadores do fogão por cerca de um minuto para tirar o ar da linha de gás. Em seguida, pulverize todas as juntas com detector de vazamento de gás. Você também pode usar água morna e sabão. Se houver bolhas ao redor de uma junta, isso indica um vazamento.

Cooktop: indução ou a gás?

Ao decidir sobre um fogão de indução em vez de um fogão a gás, há algumas coisas a considerar. O cooktop já tem várias qualidades, como o não desperdício de calor, porque é fornecido diretamente para a panela ou frigideira, a facilidade na limpeza, devido à superfície lisa.

No entanto, existem algumas desvantagens quando falamos de cozimento por indução, que só funciona com panelas e frigideiras feitas de materiais magnéticos. O fogão por indução é normalmente mais caro do que um utensílio de cozinha normal. Os cooktops de indução só funcionam com energia, então você não pode aquecer nada se houver falta de energia, além de serem essencialmente mais caros.

Cooktop por indução
Fogão por indução

Os cooktops a gás também oferecem algumas vantagens. Em contraste com os cooktops de indução, esses cooktops possuem como maior vantagem a economia. Um fogão a gás é muito mais econômico do que um cooktop de indução, além disso, eles operam se houver falta de energia. Os cooktops a gás também podem alterar facilmente a temperatura por causa dos controles de botão.

Cooktop a gás
Fogão a gás

Instale o seu cooktop a gás com segurança!

Ao optar por um cooktop a gás, se atente às instruções de como instalar cooktop para garantir a sua segurança e a de toda a sua família. A Copagaz vai além do seu gás de cozinha. Somos a segurança e praticidade que chega na sua casa com uma das maiores distribuidoras de GLP do país. Além disso, você pode aproveitar e utilizar secadora a gás e lareira a gás. Navegue em nosso site para encontrar mais sobre revenda de gás na sua região ou até mesmo conhecer nossas filiais.