Secadora a Gás: Vale a pena? É melhor que elétrica? | Copagaz
Blog Copagaz
13 de outubro de 2021
Comentários (0)

Secadora a gás vale a pena? É melhor que a elétrica?

secadora a gas

Índice:


Quando o assunto é agilidade, a secadora é um eletrodoméstico que se destaca. Por sua rapidez na tarefa, ela evita o acúmulo de roupas, o que é essencial principalmente em hotéis ou condomínios, devido à alta demanda. 

Mas diante de tantos modelos e funcionalidades, surge a dúvida: afinal, é melhor optar por uma secadora a gás ou investir na elétrica?

Qual secadora de roupas é mais econômica?

Primeiramente, cabe entender a diferença entre os modelos. Enquanto a secadora elétrica usa a eletricidade para aquecer o tambor e, como consequência, soprar ar quente nas roupas, o utensílio a gás fornece o calor por meio de uma chama de GLP ou gás natural

Basicamente, a lógica é a seguinte: quanto maior o poder calorífico da fonte, mais econômica ela é. Nesse sentido, como é preciso gastar muito menos gás para obter os mesmos resultados que a eletricidade proporciona, podemos dizer que a secadora a gás é a mais econômica dentre as duas.

Outra vantagem importante diz respeito ao controle do consumo de energia. Embora seja difícil saber quanto está sendo utilizado – e muitas vezes o valor chega como uma surpresa na conta do mês -, a máquina de secar a gás permite ser operada com o GLP (gás liquefeito de petróleo) ou gás de cozinha como fonte de energia. 

Por ser um tipo de combustível armazenado em tanques, é mais simples de controlar o consumo, inclusive usando a própria tecnologia de telemetria. Assim, torna-se benéfico tanto para residências quanto empresas ou indústrias, que conseguem avaliar possíveis consumos irregulares por parte de máquinas.

Outros benefícios da secadora a gás

  • Seca as roupas em menos tempo;
  • Mais eficiente (com temperaturas mais altas, gera calor mais rapidamente e de forma homogênea);
  • Economia de dinheiro, já que o custo do gás é mais baixo em comparação com a energia elétrica;
  • Deixa as roupas mais macias;
  • Formato compacto e de fácil instalação.

Como escolher uma secadora de roupas?

O primeiro passo é avaliar qual equipamento mais se adequa ao espaço disponível da sua casa ou estabelecimento – isso porque, além dos modelos de piso, existem secadoras de parede e a própria a gás, que é mais robusta.

Em seguida, é hora de verificar a capacidade do eletrodoméstico. A medida é fornecida em quilos (kg) e diz respeito à quantidade de roupas que pode ser seca a cada uso. 

Se a secadora a gás for escolhida, um ponto importante é prestar atenção na instalação, para que não haja vazamento de gás, e ao tipo de gás adequado – já que convertê-lo após a compra pode ser complicado.

Na hora de definir o melhor tipo de gás, é importante procurar selos de instituições conhecidas, como o Inmetro, presente nos botijões GLP da Copagaz e que atesta a confiabilidade do item.

Copagaz pode te ajudar

Como foi possível perceber pelos benefícios que citamos acima, o GLP funciona como uma ótima fonte de energia para secadoras, que garante economia e eficiência.

Caso queira mais informações sobre o gás GLP, entre em contato com nossa equipe especializada pelo número 0800 707 2672 ou pelo nosso site.