Tipos de botijão de gás: escolha o certo para seu negócio | Copagaz
Blog Copagaz
9 de abril de 2021
Comentários (0)

Tipos de botijão de gás: escolha o certo para seu negócio

Tipos de botijão de gás

Índice

Os diversos tipos de botijão de gás (ou cilindros de gás) têm tamanhos variados e aplicações específicas. Eles podem ser usados desde o âmbito residencial até o industrial. Para escolher a melhor opção, é necessário avaliar quais atividades serão desempenhadas e qual será o local.

Os tamanhos dos botijões ou cilindros geralmente são determinados pela letra P junto com um número que equivale a quantos quilos de gás são armazenados nele. Ou seja, um botijão P2 armazena 2 kg de gás, um botijão P5 armazena 5 kg e assim por diante. 

No total, existem no Brasil sete principais tipos de botijão de gás. Conheça abaixo mais sobre cada tamanho e descubra qual modelo melhor se encaixa em suas necessidades: 

Cilindros de gás industrial 

Dentre os tipos de cilindros de gás industrial, estão três opções: P20, P45 e P30. 

Cilindro P20 

Usos: O cilindro P20 é utilizado em empilhadeira a gás, não tendo outras aplicações. Graças ao seu formato, este é o único cilindro de gás do qual o GLP sai na sua forma líquida e deve ser utilizado na horizontal. 

Tamanho: 309 mm de diâmetro por 885 mm de altura.

Cilindro P45

Usos: O tipo P45 é bastante versátil e é costumeiramente usado em locais com muita demanda, como cozinhas de hotéis e restaurantes. Também pode ser utilizado no aquecimento de estufas, ou em lavanderias, para o aquecimento da água e secagem de roupas.

Tamanho: 376,5 mm de diâmetro por 1299 mm de altura.

Cilindro P90 

Usos: O P90 é o maior entre os tamanhos de botijão de gás à venda. Seu uso geralmente se dá no âmbito industrial, onde é fundamental ter uma maior quantidade de gás disponível. Além disso, também pode ser utilizado em grandes comércios e empresas, caso a demanda justifique. 

Tamanho: 312 mm de diâmetro por 895 mm de altura.

Botijões para uso residencial ou pequena escala

Os botijões desse grupo são menores e têm quatro tipos, que vão desde o tamanho P2 ao P13

No geral, os menores botijões com GLP (também conhecido como gás de cozinha) são utilizados em casas, já que prédios costumam contar com gás de condomínio encanado. 

Alguns destes também podem ser utilizados em comércios com produção em pequena escala. 

Botijão P2

Usos: O botijão P2 é o menor tamanho de botijão de gás disponível no mercado. É uma opção portátil, perfeita para usar em um fogareiro durante um camping ou pequenos negócios móveis, como carrinhos de churros, batata e pipoca. 

Tamanho: 212 mm de diâmetro e 226 mm de altura

Botijão P5 

Usos: O modelo P5 é a menor alternativa no mercado para uso em cozinhas residenciais. É compatível com fogões domésticos e, por seu tamanho compacto, costuma melhor atender às necessidades de quem mora sozinho
Esse modelo também pode ser utilizado em fogareiros de camping, sendo uma melhor escolha caso o acampamento vá durar vários dias ou tenha várias pessoas participando. 

Tamanho: 270 mm de diâmetro por 340 mm de altura

Botijão P8 

Usos: O botijão P8 é principalmente usado em cozinhas residenciais. É conhecido por ter uma aparência similar ao P13, porém é um pouco mais estreito. 

Tamanho: 300 mm de diâmetro por 464 mm de altura.

Botijão P13

Usos: O botijão de gás 13 kg é o mais encontrado em cozinhas residenciais. Seu tamanho médio também favorece outros usos, como o aquecimento do chuveiro a gás e o acendimento de lareiras

Tamanho: 360 mm de diâmetro por 460 mm de altura.

No blog da Copagaz você também encontra outras dicas e pode tirar dúvidas diversas, como “o que é GLP”. Se ainda tiver dúvidas sobre o assunto, ou quiser adquirir um dos tipos de botijão de gás, entre em contato através do número 0800 707 2672