Air fryer consumo de energia: aprenda a calcular | Copagaz
Blog Copagaz
4 de outubro de 2023
Comentários (0)

Air fryer: saiba qual o seu consumo e aprenda a calcular o gasto de energia

Duas lâmpadas, casa em miniatura, calculadora caneta e Gráfico de classificação de energia
3 minutos para ler

Índice:


Cada eletrodoméstico possui um gasto na conta de luz, mas, muitas vezes, ele pode variar, trazendo surpresas com o alto ou baixo valor de cobrança, dependendo do padrão de uso. Nesse contexto, a air fryer tem um consumo de energia que pode não ser o que você está esperando talvez. 

A verdade é que esse utensílio doméstico garante muita praticidade no dia a dia no preparo de diversas refeições, porém, é preciso saber quanto é o seu gasto de eletricidade e como vai impactar no seu orçamento. Veja!

Quanto a air fryer gasta por mês? 

Se você está em dúvida se a air fryer consome muita energia por mês, saiba que ao longo dos 30 dias, ela pode atingir 1.500 watts, dependendo da potência e do modelo que você tem em casa. Isso convertido em kHw e reais pode resultar em um impacto de aproximadamente R$20 na sua conta de luz mensal.

Tudo dependerá da forma de uso, se você liga ela todos os dias ou só de vez em quando. Alguns modelos mais novos possuem índices de consumo menor em relação aos primeiros lançamentos, pois eles são projetados com tecnologias inovadoras que evitam o gasto muito alto.

Como calcular o gasto de energia da air fryer?

O consumo de energia de air fryers mais novas, é cerca de 0,66 kWh a cada hora. É preciso saber qual é o custo de cada kHz em sua cidade para calcular o quanto isso pode se tornar em reais. Como falamos, os gastos chegam a aproximadamente R$ 20 por mês. 

É importante ressaltar que isso pode variar a depender da forma de uso diário da fritadeira elétrica. Portanto, o cálculo do consumo de energia pode não ser feito com tanta precisão, mas com um valor aproximado. 

Dicas para utilizar a air fryer sem gastar muita energia elétrica

Quer diminuir o consumo de energia da sua air fryer sem perder a eficiência? Isso é possível com algumas mudanças simples. Veja!

Preaqueça o aparelho

Antes de ligá-lo completamente e colocar os alimentos, deixe a sua panela aquecer por cinco minutos. Dessa forma, reduzirá o tempo de preparo do prato.

Deixe o timer funcionar

Alguns modelos não permitem que você coloque o tempo no zero, sendo necessário esperar acabar para parar de funcionar. Para evitar esse gasto de energia depois que os alimentos estão prontos, você pode desligar o aparelho da tomada. No entanto, não esqueça de ler as instruções para ver se isso é possível.

Organize a comida

Não sobrecarregue a air fryer, coloque somente uma quantidade adequada de alimentos, com espaço entre eles. 

Essas pequenas medidas são formas de economizar energia elétrica com praticidade e podendo aproveitar a fritadeira elétrica.

Alterne o uso da air fryer com o forno a gás

Embora a air fryer traga muita praticidade, é necessário você considerar que alguns pratos em que o preparo é em uma quantidade maior, é interessante você utilizar o forno a gás na preparação. 

Isso porque assim você otimiza o tempo, consegue cozinhar uma refeição que é maior, ou seja, que rende para 6 pessoas, por exemplo, e garante uma cocção eficiente.

Vale ressaltar que dependendo do método de preparo, o gasto com GLP também é menor do que o da eletricidade, pois cada cidade tem a sua própria tarifa de energia elétrica, de acordo com a pesquisa do Sindigas (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo).

Quais fatores aumentam o consumo da air fryer? 

Basicamente, quanto mais a air fryer for utilizada, mais eletricidade ela gastará. Por isso, a forma de consumo, a quantidade de alimentos preparados de uma só vez e a temperatura do aparelho vão influenciar diretamente na sua conta de luz. 

Se você deseja buscar outras formas de economia de eletricidade, você pode optar pelos equipamentos a gás, que proporcionam menos gastos e funcionam de forma efetiva.

Para saber mais informações sobre essa alternativa, assim como o uso do gás de cozinha, continue acompanhando nosso blog: