Air fryer gasta muita energia? Saiba se compensa | Copagaz
Blog Copagaz
13 de outubro de 2023
Comentários (0)

Saiba agora se a air fryer gasta muita energia

Moedas em frente ao medidor de eletricidade
3 minutos para ler

Índice


A fritadeira elétrica ganhou os lares de diversas famílias. A praticidade de preparar alimentos sem a necessidade de óleo é um dos grandes benefícios que ela oferece. Porém, será que a air fryer gasta muita energia?

É isso que responderemos neste conteúdo preparado para esclarecer se a air fryer consome muita eletricidade e qual a comparação de consumo dela com outros eletrodomésticos. Veja!

Como funciona a air fryer? 

Antes de saber se a aifryer gasta muita luz, é importante saber como ela funciona. Basicamente, existe um sistema de circulação de ar quente que cozinha a comida. 

Essa circulação é feita mediante um ventilador interno que opera em grande velocidade, espalhando o ar aquecido. Ou seja, tudo é feito por meio de ar quente, em grande temperatura, espalhado pelo recipiente. 

É importante compreender que não ocorre a fritura dos alimentos e sim um cozimento diferenciado. 

Quanto uma air fryer gasta de energia por mês?

Quem tem uma air fryer em casa ou está pensando em adquirir uma para facilitar o preparo das refeições, acaba se deparando com a dúvida se ela gasta muita energia elétrica e qual o custo que ela pode gerar na conta de luz. 

A verdade é que depende! Para saber os gastos que esse eletrodoméstico pode trazer, é necessário considerar alguns fatores, como o padrão de uso, a quantidade de alimentos que vão ser preparados, a voltagem etc.

No entanto, para se ter uma ideia, em média, uma air fryer pode consumir cerca de 0,66 kWh a cada hora. Ou seja, dependendo do uso na residência e do valor dos kWh em cada cidade, o custo pode passar dos R$ 20 ao mês

Vale ressaltar que esses valores são impactados pela quantidade de uso, tempo de funcionamento e modelo escolhido.

Consumo da air fryer vs outros eletrodomésticos

Forno elétrico, forno a gás e micro-ondas: todos são opções que preparam alimentos assim como a air fryer, e vale a pena entender qual é a diferença de consumo desses itens. Veja!

Air fryer vs forno elétrico

Em primeiro lugar, devemos ressaltar que a air fryer apresenta um desempenho maior em relação ao forno elétrico. Isso significa que ela esquenta muito mais rápido, sendo necessário um tempo de uso menor e menos energia. 

Já o forno pode preparar diversos alimentos de uma só vez por conta do seu tamanho. E, justamente por isso, ele gasta mais energia ao precisar aquecer uma área maior. Os modelos mais novos contam com tecnologias que impedem um alto consumo, mas ainda assim, a air fryer tende a gastar menos.

Air fryer vs fogão a gás

Quando comparamos a air fryer com o fogão a gás em relação ao seu consumo, é necessário considerar alguns fatores, como a eficiência da cocção dos alimentos e, é claro, a quantidade que está sendo preparada.

A air fryer tem uma capacidade de 3 a 5 litros, enquanto o forno tem entre 40 e 90 litros. Dessa forma, se você precisa preparar uma lasanha que rende seis porções, por exemplo, o forno atenderá melhor e terá um gasto menor, pois conseguirá assar o prato de uma vez só e de forma eficiente, ao contrário da air fryer que teria que repetir o processo de cozimento mais de uma vez.

Além disso, vale lembrar que o consumo de um botijão de gás e da energia elétrica pode ser bem diferente, uma vez que a tarifa de eletricidade em algumas cidades, como o Rio de Janeiro, por exemplo, é 14,2% mais cara que o GLP, de acordo com a pesquisa do Sindigas (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo)

Air fryer vs micro-ondas

O que gasta mais energia: airfryer ou micro-ondas? Acredite, o consumo dos dois são bem semelhantes! Isso porque o que importa quando falamos dessa questão é o tempo de uso. 

Veja, o micro-ondas gasta muita energia, mas pode aquecer mais rápido que a air fryer. Então, na comparação entre os dois, ele acaba levando um pouco de vantagem, mas tudo dependerá dos modelos que você tem em casa e também da necessidade.

Agora que você já entendeu se a air fryer gasta muita energia elétrica, veja também: