Air fryer gasta muita energia? Saiba se compensa | Copagaz
Blog Copagaz
13 de outubro de 2023
Comentários (0)

Saiba agora se a air fryer gasta muita energia

Moedas em frente ao medidor de eletricidade
3 minutos para ler

Índice


A fritadeira elétrica ganhou os lares de diversas famílias. A praticidade de preparar alimentos sem a necessidade de óleo é um dos grandes benefícios que ela oferece. Porém, será que a air fryer gasta muita energia?

É isso que responderemos neste conteúdo preparado para esclarecer se ela consome muita eletricidade e qual a comparação de consumo dela com outros eletrodomésticos. Veja!

Como funciona a air fryer? 

Antes de saber se a aifryer gasta muita luz, é importante saber como ela funciona. Basicamente, existe um sistema de circulação de ar quente que cozinha a comida. 

Essa circulação é feita mediante um ventilador interno que opera em grande velocidade, espalhando o ar aquecido. Ou seja, tudo é feito por meio de ar quente, em grande temperatura, espalhado pelo recipiente. 

É importante compreender que não ocorre a fritura dos alimentos e sim um cozimento diferenciado. 

Quanto uma air fryer gasta de energia por mês?

Será que a air fryer gasta muita energia? A resposta para essa pergunta é não! Fique sossegado quanto ao consumo desse eletrodoméstico. Os modelos são projetados para otimizarem o gasto de eletricidade e, por isso, os gastos deste aparelho pode variar de acordo com o eletro escolhido. 

Em média, uma air fryer pode consumir cerca de 0,66 kWh a cada hora. Ou seja, dependendo do uso da panela elétrica na residência e do valor dos kWh em cada cidade, o custo pode nem passar dos R$ 20 ao mês. 

Vale ressaltar que esses valores são impactados pela quantidade de uso, tempo de funcionamento e modelo escolhido. Mas, em geral, o consumo de energia não é alto!

Consumo da air fryer vs outros eletrodomésticos

Micro-ondas, forno elétrico e chuveiro elétrico: todos são movidos a eletricidade, e vale a pena entender qual é a diferença de consumo desses itens em relação à air fryer. Veja!

Air fryer vs forno elétrico

Em primeiro lugar, devemos ressaltar que a air fryer apresenta um desempenho maior em relação ao forno elétrico. Isso significa que ela esquenta muito mais rápido, sendo necessário um tempo de uso menor e menos energia. 

Já o forno pode preparar diversos alimentos de uma só vez por conta do seu tamanho. E, justamente por isso, ele gasta mais energia ao precisar aquecer uma área maior. Os modelos mais novos contam com tecnologias que impedem um alto consumo, mas ainda assim, a air fryer tende a gastar menos.

Air fryer vs chuveiro elétrico

O chuveiro elétrico é conhecido como um dos vilões da conta de luz. Mas será que isso é verdade? Pode até ser, mas depende do modelo escolhido e da forma de uso, como em casos de banhos quentes mais demorados. 

Por exemplo, se o chuveiro for de 5.500w, ele terá uma média de consumo diário de 11 kWh. O que é bem diferente da air fryer, que consome bem menos. Por isso, quando os dois são comparados, a panela elétrica se destaca bastante na economia. 

Air fryer vs micro-ondas

O que gasta mais energia: airfryer ou micro-ondas? Acredite, o consumo dos dois são bem semelhantes! Isso porque o que importa quando falamos dessa questão é o tempo de uso. 

Veja, o micro-ondas gasta muita energia, mas pode aquecer mais rápido que a air fryer. Então, na comparação entre os dois, ele acaba levando um pouco de vantagem, mas tudo dependerá dos modelos que você tem em casa e também da necessidade.

E, aí, gostou de entender se a air fryer gasta muita energia? Esse é um item quase indispensável na maioria das casas por conta da sua eficiência e versatilidade nos preparos, mas mesmo com ela, é praticamente impossível não ter gás de cozinha no lar para utilizar o fogão em preparos maiores e completos, já que ela não o substitui.Se você deseja saber de mais algumas dicas para casa, como a de calcular o gasto com gás no mês, conte com a Copagaz e continue acompanhando nosso blog!