Forno elétrico gasta muita energia? Veja e compare | Copagaz
Blog Copagaz
11 de outubro de 2022
Comentários (0)

Forno elétrico gasta muita energia? Veja o cálculo e a comparação com o forno a gás

3 minutos para ler

Índice:

Bolos, pães, carne assada e muitos outros pratos deliciosos dependem dele: o forno. Na hora de escolher esse utensílio, muitas pessoas se questionam sobre a eficiência do forno elétrico — e, em tempos de inflação, uma das perguntas que os consumidores mais se fazem é: o forno elétrico gasta muita energia?

Entender o consumo do forno elétrico, aprendendo a calcular o consumo de energia desse aparelho, não é tão complicado assim. Neste artigo, vamos te ajudar a fazer o cálculo e escolher a opção mais econômica!

Qual o consumo de energia de um forno elétrico?

Como economizar energia exige um consumo inteligente, o primeiro passo para descobrir se o forno elétrico gasta muita energia é identificar o valor da potência do aparelho.

Essa informação vai estar em uma etiqueta no forno ou no seu manual de instruções. Você também pode pesquisar essa informação no site do fabricante, informando o modelo do forno elétrico.

💡 Vale lembrar que a potência é medida em watts!

Quantos kwh gasta um forno elétrico?

Depois de identificar o valor da potência, você vai calcular o valor do quilowatt-hora, representado pela sigla kwh. Para isso, vamos fazer a seguinte conta:

Consumo = Potência do equipamento (watts) x horas usadas diariamente x número de dias) ÷ 1.000 = kWh por dia.

Quantos kwh gasta um forno elétrico com a potência de 1500 w?

Consumo = (1500 w) X 1 (hora por dia) X 6 (dias na semana) ÷ 1.000 = 9 kwh por dia.

Quanto gasta de energia um forno elétrico por hora?

Para descobrir se o forno elétrico consome muita energia por hora, basta usar a fórmula anterior, sem incluir os dias por semana. Usando nosso exemplo acima, esse valor seria 1,5 kwh.

Forno a gás ou elétrico: qual é mais econômico?

A economia do forno a gás começa com o preço do equipamento, pois o forno vem embutido nos fogões. Então, o consumidor compra um aparelho e acaba levando dois — e esses dois aparelhos compartilharão o mesmo gás de cozinha.

Por ter um consumo mais direcionado, o preço do botijão de gás costuma impactar menos o orçamento doméstico do que o custo com a eletricidade.

O forno a gás ainda leva menos tempo para preaquecer, ocupa menos espaço na cozinha e é mais fácil de limpar.

Ainda assim, prefira sempre um fogão ou forno a gás com a etiqueta A da Aneel, pois esses aparelhos têm um consumo de gás ainda mais eficiente.   

Agora ficou mais fácil decidir entre o forno elétrico ou a gás, né?

O que gasta mais energia, air fryer ou forno elétrico?

Existem muitos tipos de forno e de fritadeiras. A air fryer é um aparelho que frita os alimentos usando o ar quente, o que torna os preparos menos gordurosos. Já o forno elétrico usa das resistências elétricas para assar os alimentos, podendo por exemplo, gratinar. 

Entender se o forno elétrico e a air fryer gastam muita energia exige que se descubra o valor das suas potências, e comparar com a potência de um forno elétrico comum.

Contudo, responder à pergunta “o que gasta mais energia, air fryer ou forno elétrico?” exige que consideremos o tempo que esse eletrodoméstico ficará ligado.

Existem pessoas que fazem todos os preparos na air fryer, e isso encarece a tarifa de eletricidade.

Se a escolha for o forno elétrico, saiba que o aparelho também exige cuidado e entender como limpar o forno é bem importante e para não danificar o aparelho.

Qual gasta mais energia, forno elétrico ou micro-ondas?

A resposta é forno de micro-ondas, porque ele é muito utilizado no dia a dia.

Apesar de não servir para assar alimentos, ele é usado para aquecer praticamente tudo, incluindo bebidas. Por isso, seu impacto na conta de luz pode ser maior.

Depois de tanta informação, você entendeu que o forno elétrico consome muita energia e como fazer a melhor escolha, não é mesmo?

Ah! Uma dica para te ajudar a calcular o gasto com gás: se você deixar para assar vários pratos, como pães e bolos, no mesmo dia, consumirá menos gás de cozinha, pois o forno estará quente.

Como o forno elétrico gasta muita energia, essa dica também vale para ele, ok?

Conte sempre com a Copagaz para te ajudar na cozinha!https://www.copagaz.com.br/blog/fogao-e-mais-economico-que-micro-ondas-saiba-por-que/