Como limpar forno de fogão em 5 passos | Copagaz
Blog Copagaz
9 de junho de 2022
Categoria:
Comentários (0)

Como limpar forno de fogão em 5 passos

Fogão por dentro com espuma sendo limpado
3 minutos para ler

Manter o forno bem cuidado e limpo é fundamental para que o equipamento dure por bastante tempo e esteja sempre pronto para uso. Existem algumas dicas que irão te ajudar a deixá-lo sempre bem cuidado e com cara de novo. 
Quer saber como limpar o forno de fogão? Basta seguir nosso guia de 5 etapas e você terá um aparelho brilhante mais uma vez, pronto para a ação.

Índice

Com que frequência limpar o forno?

Sua rotina de limpeza depende de sua rotina de cozimento. Derramamentos e transbordamentos devem ser limpos o mais rápido possível. Se você usar seu forno diariamente, ele precisará ser limpo pelo menos sazonalmente ou quando você vir um ou mais destes sinais:

  • A porta está respingada de gordura ou sujeira.
  • O fundo do forno tem comida ou resíduos que parecem queimados.
  • Um odor de queimado ou de gordura surge quando o forno é ligado.
  • Aparece fumaça quando o forno é ligado.

Aproveite o dia de limpeza do seu forno e veja:

Como limpar o forno: passo a passo

1. Esvazie o forno

Remova todas as prateleiras, termômetros e quaisquer pedras de pizza ou assadeiras que você possa armazenar no forno.

Homem desmontando o forno para limpar

2. Coloque equipamento de proteção

Muitos produtos de limpeza comerciais contêm produtos químicos agressivos que podem irritar a pele e causar danos aos olhos. Use luvas e proteja os olhos com óculos de segurança.

Coloque toalhas de papel ou jornal no chão ao redor do forno para pegar qualquer gotejamento que possa danificar o piso. Certifique-se de que a cozinha esteja bem ventilada ligando o ventilador no exaustor ou abrindo as janelas.

Homem usando luva para limpar o forno

3. Pulverize o limpador no forno

Seguindo as instruções do rótulo do produto, pulverize o interior do forno revestindo todas as superfícies, incluindo a porta. Não borrife o limpador nas saídas de gás. Feche a porta. A maioria dos limpadores leva de 20 a 30 minutos para funcionar.

Se preferir um limpa forno caseiro, misture meia xícara de bicarbonato de sódio com duas colheres de sopa de água para criar uma pasta que possa ser espalhada. Use as mãos ou um pincel velho para espalhar a pasta em todas as superfícies do forno, incluindo a porta, exceto os elementos de saídas de gás. Feche a porta e deixe a pasta descansar por oito a dez horas.

Homem usando o pulverizador para limpar o forno de fogão por dentro

4. Limpe as grades do forno

Se possível, dependendo dos tipos de forno, leve as grelhas do forno para fora e pulverize-as com o produto de limpeza. Certifique-se de limpar ambos os lados. Use um pano úmido ou esponja para limpar todas as superfícies no interior do forno e das grelhas.

Limpando as grades do forno depois de ter desmontado

5. Remonte o forno

Quando tudo estiver limpo, volte a colocar as grelhas no forno e está pronto para usar.

Montando o forno de fogão após uma limpeza eficiente

Uso do fogão com segurança

Agora que você já tem uma ideia de como manter o seu forno do fogão limpo e seguro, encontre agora mesmo o botijão de gás da Copagaz! Peça seu gás de cozinha no representante autorizado mais perto de você!