Como limpar inox manchado: 5 truques para tirar | Copagaz
Blog Copagaz
6 de setembro de 2023
Comentários (0)

Como limpar inox manchado: aprenda 5 truques

Cozinha em inox
3 minutos para ler

Índice:


O aço inox é um material de ótima qualidade mas alguns cuidados são sempre necessários para mantê-lo intactos e sem marcas. Para que saiba como limpar inox manchado, preparamos um conteúdo com informações úteis para você!

Esse material está presente em diversos itens da sua casa, como na cozinha, nos diferentes tipos de panelas, eletrodomésticos e até no banheiro. Nada melhor do que deixar tudo brilhando, não é mesmo? Aprenda com os 5 truques práticos!

O que é o inox?

Para criar o inox, é necessário a junção de dois componentes principais: o carbono e o ferro. Ele é um tipo de metal bastante forte e valorizado em diversos produtos, principalmente por conta da sua aparência brilhante e acinzentada.

Porém, além das manchas, é preciso tomar cuidado com outro fator, a oxidação. Isso porque o ferro presente na composição do material é bastante alto, contribuindo para esse tipo de problema.

Por isso, é importante saber técnicas sobre como limpar inox oxidado e manchado. Com os reparos adequados, você pode ficar sem se preocupar em perder o brilho do seu inox.

O que pode manchar inox?

Dependendo da peça e de onde ela está alocada, a gordura dos preparos dos alimentos, os ingredientes usados e até mesmo as mãos podem manchar o inox. Existem também algumas substâncias que devem ser evitadas na limpeza desse material porque podem manchar.

O álcool é um exemplo disso. Usá-lo para limpar inox manchado não é recomendado. Outros produtos proibidos são saponáceos e amoníacos, sem esquecer também dos solventes.

Na hora de saber como arear panela, evite usar o lado verde da esponja que, além de manchar, pode arranhar a peça. Não escolha panos grossos ou qualquer produto espesso que possa acabar com o brilho do inox.

Como limpar inox oxidado?

Depois de saber o que pode manchar inox, você conhecerá dicas práticas e fáceis de serem seguidas para limpar seus utensílios e eletrodomésticos desse material. O resultado ficará incrível!

1. Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio não pode faltar em sua casa. Isso porque ele ajuda em muitas funções, uma delas é na limpeza do inox. Para usá-lo, basta misturar o produto com água, deixar efervescer um pouco e depois, com um pano bem macio, mergulhar no líquido e limpar a superfície ou utensílio.

2. Vinagre

Este é outro ingrediente que deve estar presente em seu lar, tanto para temperar como para outras utilidades. Você pode aplicá-lo diretamente na mancha e esperar um tempo para o vinagre agir e facilitar a remoção. Se preferir, é possível misturá-lo com detergente neutro. Essa é uma boa forma de limpar fogão de inox.

3. Azeite de oliva

É possível usar o azeite de oliva como um removedor de manchas de itens feitos de inox. O segredo está na aplicação, por isso, coloque um pouco do ingrediente em um pano macio e passe suavemente nas superfícies ou utensílios que deseja limpar. Essa é uma forma de restaurar o brilho da peça.

4. Água com detergente

Se quer um método ainda mais prático, que pode trazer soluções impressionantes, basta utilizar detergente com água. O líquido deve estar um pouco quente para proporcionar melhores resultados. Nesse método, também é necessário usar um pano macio e que não solte fiapos.

5. Produtos específicos para inox

Existem diversos produtos próprios para os objetos de inox. Para aplicá-los de maneira adequada, é indicado que leia o modo de uso nos rótulos e siga os processos conforme as recomendações.

Como tirar risco de inox?

Saber como tirar risco de inox pode salvar seu eletrodoméstico algumas vezes, não é mesmo? A mistura de água com bicarbonato de sódio é uma grande aliada nessa missão. Esquente um pouco o líquido, adicione a substância e forme uma pasta que deverá ser passada no risco ou arranhão com um pano.Gostou de conhecer as técnicas que você pode aplicar para limpar inox manchado? Você também pode aprender, como limpar panela de inox e como recuperar panela antiaderente. Aqui, no blog da Copagaz, temos as informações importantes para o seu dia a dia!