Como tirar risco de inox? O guia eficiente e completo | Copagaz
Blog Copagaz
24 de maio de 2023
Comentários (0)

Como tirar risco de inox? O guia com dicas eficientes e passo a passo completo

Fogão de inox
3 minutos para ler

O inox é um material muito charmoso que costuma ganhar destaque nas cozinhas, mas os riscos, manchas e arranhões afetam a beleza do acabamento das peças que possuem essa cobertura. Sendo assim, você sabe como tirar risco de inox?

Entender como tirar essas marcas dos seus eletrodomésticos é importante para evitar que se tornem permanentes e deixe seus produtos com um visual ruim. Removê-los exige muita paciência e o uso de técnicas e materiais corretos.

Por isso, preparamos para você, algumas dicas e passo a passo sobre como tirar manchas e marcas dos seus utensílios de inox. Confira:

Índice:


Como tirar arranhão de geladeira inox?

É natural que as geladeiras inox acumulem pequenos riscos. Nesse caso, você pode fazer uma pasta de água morna com bicarbonato de sódio. Essa mistura ajuda a reduzir essas marcas, e a aplicação é bem rápida. 

Você começa passando a pasta sobre os arranhões com um pano bem macio, evitando ao máximo a abrasão. Em seguida, retire a substância e dê um polimento usando um pano macio seco para finalizar. Se os arranhões persistirem, repita o processo. 

Em alguns casos, os riscos podem ser muito profundos, exigindo a compra de produtos específicos para limpar geladeiras, por exemplo. Você os encontra em lojas de manutenção de eletrodomésticos.

Como tirar mancha de panela inox?

As manchas da panela inox podem ser causadas por muitas fontes, como o calor, o uso de produtos inadequados e a sujeira queimada. Sendo assim, antes de limpar panelas de inox é preciso conhecer a origem do problema.

No caso de manchas de gorduras, pode-se usar água quente com vinagre e depois lavar com detergente neutro. Repita o processo até limpar. Já as manchas brancas podem ser retiradas usando apenas o vinagre, pois elas são causadas pelo acúmulo de amido.

Como tirar arranhões do fogão inox?

A mesma mistura de água com bicarbonato pode ser usada nesse caso, mas se os arranhões forem muito profundos, pode ser preciso usar um produto para tirar risco de inox. Existem muitos no mercado e você pode escolher aquele que for mais acessível.

Lembre-se de ler atentamente as informações do rótulo para evitar problemas causados pelo mau uso. Se você se pergunta sobre “como tirar risco profundo de inox” saiba que a dica é a mesma. Porém, o uso dessas técnicas não serve para limpar fogão com mesa de vidro.

Caso os riscos persistam, substitua a esponja comum por uma de aço inoxidável, específica para a limpar fogão de inox.

Como tirar risco de pia de inox?

A pia inox risca com frequência devido ao uso. Porém, o uso de tábuas de carne ou outros utensílios, ajudam evitar arranhões.

Assim como o fogão de inox, para tirar essas marcas, você pode usar a técnica do bicarbonato, onde você mistura com água quente e aplica em cima da pia, deixando reagir. Em seguida, remova e passe um pano seco para polir. Se necessário, repita o processo, e adicione o uso de esponja de aço inoxidável.

Caso não funcione, é ideal que você procure produtos específicos para o inox. Essas dicas também devem ser usadas para tirar os riscos da coifa e outros eletrodomésticos do mesmo tipo. 

Como polir o inox riscado?

Você pode usar as misturas não tóxicas citadas anteriormente, e produtos como óleo mineral, vegetal ou até mesmo azeite de oliva. Esfregue o pano com óleo até polir a superfície.

Agora que você sabe como cuidar dos utensílios domésticos da sua casa, lembre-se de usá-los com cuidado para evitar esses problemas. Nada de esfregá-los com esponjas ásperas ou com palha de aço. Use apenas a esponja de aço inoxidável, bucha vegetal ou o lado amarelo da esponja de lavar louça.

Se você já sabe como tirar risco de inox, veja também sobre o gás de cozinha, formas de armazená-lo, o que se deve fazer para evitar vazamentos, etc. Ah! E não se esqueça de que o melhor gás de cozinha é sempre o da Copagaz!

Leia também: