Como limpar fogão de inox sujo, queimado ou manchado | Copagaz
Blog Copagaz
10 de maio de 2023
Comentários (0)

Como limpar fogão de inox sujo, queimado, manchado ou com riscos

limpando um fogão de inox com pano
3 minutos para ler

Os modelos de eletrodomésticos em inox sempre chamam a atenção dos consumidores. Entre eles, destacam-se os fogões. O problema desses equipamentos é que os riscos e sujeiras podem marcá-los permanentemente. Por isso, aprender como limpar fogão de inox é essencial.

Quando não se sabe fazer a limpeza corretamente, problemas como manchas, arranhões e entupimentos podem causar prejuízos e até mesmo dificultar o uso do equipamento. Aliás, até a qualidade do botijão de gás pode gerar manchas, o gás de cozinha adulterado, por exemplo, geralmente mancha as panelas e fogões

Para evitar que você lide com esses prejuízos, decidimos explicar como efetuar a limpeza do seu fogão corretamente, além de dar várias dicas de técnicas e produtos para acabar com aquela sujeira persistente. Confira!

Índice:

Como limpar fogão de inox para não ficar manchado?

A mancha é resultado da composição química do produto usado ou do alimento derramado, em contato com a superfície do fogão. Ou seja, existem diferentes manchas para cada uma das situações possíveis.

Alguns produtos de limpeza também podem contribuir para o surgimento delas, por isso não use desinfetantes ou outros produtos feitos para a limpeza de chão. Procure sempre utilizar um pouco de detergente neutro sobre uma esponja macia, e evite produtos com perfume, pois alguns deles também podem causar marcas.

Como limpar fogão de inox muito sujo?

Limpar fogão de inox é uma atividade que exige que se saiba a origem da sujeira, por isso existe um método para cada sujeira específica.

Se o fogão está muito sujo há muito tempo, você deve remover a maior parte dela com uma esponja macia e detergente neutro. Já a sujeira persistente exigirá outros métodos, ao qual se ela for composta por gordura, você pode usar um desengordurante e depois água morna para amolecê-la.

Se a mancha tiver sido causada por alguma calda ou molho que criou uma crosta, você pode deixar o fogão de molho com um pouco de água quente e desengordurante também. Ao esfregar a sujeira, não use muita força para evitar arranhões.

Lembre-se que essas dicas são sobre modelos de inox: elas não devem ser usadas para limpar fogão com mesa de vidro.

Como limpar fogão de inox manchado?

Para limpar manchas causadas por comida, gorduras ou alta temperatura, você pode usar uma mistura de água quente, vinagre e detergente neutro. Se persistir, use um polidor para inox.

Agora se você tem dúvida sobre como limpar fogão de inox com vinagre? A resposta é mais fácil do que você imagina. Isso porque o vinagre tem propriedades desengordurantes que podem ser úteis para tirar gordura do fogão, necessitando da mistura de vinagre, detergente, água quente e um pouco de bicarbonato de sódio para trazer eficácia.

Como tirar arranhões do fogão inox?

Agora você entenderá como limpar fogão de inox com bicarbonato. Ele é ótimo para tirar riscos do inox, é uma prática muito comum, que dá certo. Basta você fazer uma pasta de água com o produto e passar no seu fogão, deixando agir. Após o tempo de ação, retirar o produto, e pronto! Os arranhões mais leves somem e o eletrodoméstico fica com cara de polido.

Mas como tirar risco do inox quando ele é mais profundo? Existem produtos específicos para esse tipo de situação, possuindo maior capacidade abrasiva e devendo ser usados em riscos realmente fortes.

Como limpar a tampa de fogão inox?

A tampa deve ser limpa com água, detergente neutro e uma esponja macia. Apenas isso para evitar riscar o vidro.

Como limpar fogão de inox queimado?

Para limpar manchas de queimado, use uma pasta de suco de limão com bicarbonato. Deixe a mistura agir por 20 minutos. Dependendo do quão persistente for a sujeira, será preciso usar uma esponja mais abrasiva, como o lado verde do modelo comum.

Nesse caso, é possível arranhar o fogão para conseguir remover as manchas de queimado. O mesmo vale para limpar panela de inox.

Agora que você sabe como limpar fogão de inox, entenda tudo sobre o gás de cozinha!