Gás de cozinha adulterado: Aprenda a identificar | Copagaz
Blog Copagaz
26 de abril de 2023
Comentários (0)

Gás de cozinha adulterado: Aprenda a identificar

checando a valvula do gás
3 minutos para ler

Se você costuma abastecer seu carro com frequência, já deve ter ouvido falar de gasolina adulterada, certo? Bem, o que muitas pessoas não sabem é que também existe o gás de cozinha adulterado.

O objetivo da comercialização de gás adulterado é o mesmo que existe na venda de outros tipos de combustíveis adulterados: ludibriar o consumidor. Por isso, é importante estar atento na hora de comprar o seu botijão de gás.

Neste artigo, vamos explicar tudo sobre gás de cozinha falsificado, além de mostrar o que deve ser feito quando se é vítima desse tipo de golpe. Acompanhe!

Índice:

O que é gás de cozinha adulterado?

O gás de cozinha adulterado é aquele cujo conteúdo do botijão sofreu uma fraude, visando enganar o consumidor. O método mais comum de adulteração é a inclusão de água no botijão de gás.

Dessa forma, o cliente não nota uma diferença no peso do botijão de gás. O problema é que em vez de levar 13 kg de gás para a casa, ele está levando menos combustível e pagando por água.

Outra forma de gás de cozinha adulterado que existe é o chamado “transvasamento irregular”. Nessa técnica, os falsificadores retiram combustível dos botijões, enchendo outros equipamentos. Nesse caso, o consumidor compra um botijão com menos gás do que deveria.

Em 2021, uma reportagem da RecordTV mostrou que 40% das distribuidoras de gás de Goiás vendiam gás de cozinha adulterado. Uma forma de se proteger do golpe é comprando gás de empresas sérias, como a Copagaz.

homem limpando a parte externa do botijão

Como saber se o botijão de gás tem água?

O primeiro sinal do botijão de gás falso é o seu preço. Normalmente, os falsificadores atraem a clientela com descontos. Então, se o gás vendido está muito mais barato do que o comercializado pelas outras empresas, desconfie.

O botijão de gás com água dentro também costuma ter seu lacre de segurança rompido, já que ele foi abastecido com água ou outros produtos.

O gás falsificado ainda pode gerar muita fumaça ao ser queimado, manchando as panelas.

O que fazer ao comprar gás de cozinha adulterado?

Se você desconfia que foi vítima de um golpe, pare de usar o botijão de gás imediatamente. Isso evitará acidentes. Entre as dicas de segurança do uso do gás de cozinha, essa é uma das principais.

Depois, comunique o corpo de bombeiros da sua cidade, pois uma empresa que vende gás de cozinha adulterado coloca em risco todo o quarteirão no qual ela está instalada.

Se não houver corpo de bombeiros na sua cidade, comunique a polícia civil, militar, o Procon ou até mesmo a prefeitura.

botijão com agua dentro

Como escolher o botijão de gás?

Compre seu gás de empresas com tradição nesse mercado, como a Copagaz. Isso reduz as chances de você ser vítima de um golpe.

Além disso, não compre gás se o botijão estiver enferrujado, com o lacre de segurança rompido, com amassados etc.

Agora que você sabe identificar um botijão de gás de cozinha adulterado, redobre sua atenção para garantir a segurança da sua família.E se quiser continuar se informando, leia este conteúdo e descubra se o gás de cozinha tem validade!