Gás de Cozinha tem Validade? Descubra aqui! | Copagaz
Blog Copagaz
25 de abril de 2022
Comentários (0)

Gás de cozinha tem validade? Saiba qual a vida útil do seu botijão e acessórios!

2 minutos para ler

Índice


O botijão de gás é um componente essencial da nossa cozinha, e quase todas as casas o possuem. Mas, afinal, o gás de cozinha tem validade? Descubra a verdade sobre o gás que usamos em nossas casas. 

Botijão de gás tem validade?

Desde 2013, as distribuidoras e revendedoras de botijões de gás passaram a seguir normas estabelecidas pela lei 20.601/2013, que determina que todos os botijões de gás tragam uma etiqueta com orientações sobre o uso e riscos do produto, além de nome e CNPJ das empresas envasadoras, revendedoras e distribuidoras de gás e, também, data de fabricação.

A duração do botijão depende de vários fatores externos, como condições atmosféricas, desgaste devido a impactos, ferrugem e outros. No entanto, considera-se a vida útil de um botijão até 15 anos após sua data de fabricação – que obrigatoriamente consta no produto. 

A requalificação é obrigatória para botijões que atingem 15 anos de fabricação. Essa requalificação aumenta a vida útil do botijão em mais dez anos e, posteriormente, ele é requalificado a cada dez anos, até que precise ser retirado do mercado.

Onde fica a validade do botijão de gás?

A data de validade do botijão de gás de cozinha expira após 15 anos de sua fabricação. Os usuários do gás de cozinha podem reconhecer facilmente a data de validade dos recipientes verificando a alça ou a base dos botijões. Entender a data de validade de um botijão é importante para evitar incidentes indesejados.

Validade dos acessórios de gás de cozinha

O INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), por meio do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade, é o órgão responsável pela certificação não só do botijão, como também dos acessórios do gás de cozinha, como a válvula para botijão de gás. Essa tem um prazo de até cinco anos e deve ser substituída após esse período.

Segurança com gás de cozinha

Apesar de saber que o botijão de gás tem validade, devido à sua vida útil de grande período, o prazo de validade é algo que o consumidor provavelmente não precisará se preocupar frequentemente. No entanto, o cuidado com o seu gás de cozinha deve começar no momento da aquisição do botijão e seus acessórios. 

Os recipientes ou acessórios devem ser adquiridos somente em revendas autorizadas, contendo a marca estampada em alto relevo no recipiente – a mesma do lacre e do rótulo de segurança, com o símbolo do INMETRO -, o número da norma técnica de fabricação, além das datas de validade impressas. Confira mais sobre como instalar botijão de gás.

A Copagaz vai além do GLP. Somos a segurança e praticidade que chega na sua casa com uma das maiores distribuidoras de gás do país. Encontre agora mesmo o botijão Copagaz na filial mais próxima de você. Aproveite para saber mais sobre revenda de gás!