Válvula para botijão de gás: para que serve? | Copagaz
Blog Copagaz
22 de fevereiro de 2021
Comentários (0)

Válvula para botijão de gás: para que serve?

Válvula Copagaz

Índice

Você sabe reconhecer os itens importantes na instalação e no manuseio do seu botijão de gás? É normal que, até ter que pedir um botijão para sua cozinha, você não pense muito a respeito.

Aqui, vamos esclarecer as dúvidas sobre a válvula do botijão de gás. Também conhecida como regulador de pressão, é um dos itens que faz com que o gás GLP – mais conhecido como gás de cozinha – seja um recurso seguro e econômico para você cozinhar ou obter energia para sua casa.

Confira, agora, o que é a válvula do botijão de gás e descubra o que você precisa saber para conferir se está tudo certinho com a instalação do botijão!

O que é e para que serve a válvula do botijão de gás?

A válvula de botijão de gás é um dos itens que faz parte da instalação do seu botijão de gás. Também conhecida como registro ou regulador, é o dispositivo que regula a passagem de gás pela mangueira e possibilita o abastecimento do seu fogão ou cooktop.

Como funciona a válvula do botijão de gás?

Sendo um regulador, a válvula controla a passagem de gás. Isso ocorre de forma automática e graças à mudança de pressão. Quando você abre uma das bocas do fogão, o regulador libera o gás com a pressão necessária para que você faça o uso do seu gás de cozinha, na medida certa e em segurança.

Na prática, o que eu preciso saber sobre a válvula do meu botijão de gás?

Assim como o próprio cilindro de gás, a válvula é um produto regulado pelo INMETRO. Isso quer dizer que, contendo o selo de certificação, sua válvula obedece todos os padrões para garantir a segurança do consumidor.

Fique, agora, com os pontos principais que você precisa saber no dia a dia sobre a válvula do seu botijão de gás.

Como saber se a válvula é confiável?

A recomendação do INMETRO é de que você só compre válvulas que possuem o selo de certificação. No seu regulador, você pode procurar pelo código NBR 8473, para saber se está adequado.

Como deve ser feita a instalação da válvula?

A válvula foi pensada para que qualquer pessoa consiga fechar ou abrir. Utilizar ferramentas para apertar o registro, além de desnecessário, pode causar danos no registro de gás. Na hora de instalar, basta fechar manualmente. Se você já não fez isso na instalação, é bom verificar as condições da válvula do botijão.

Como saber se a válvula está com vazamento?

Se você seguiu todos os passos para verificar a procedência da válvula e a instalação correta, é pouco provável que ocorra um vazamento de gás. Na dúvida, basta passar uma espuma feita com sabão neutro na região do registro: se fizer algum tipo de bolha, você vai identificar que há um vazamento.

Prontinho! Agora, você já sabe como conferir se a válvula para botijão de gás está adequada para manter o botijão seguro.

Quer saber mais ou precisa de ajuda? Entre em contato conosco!

Em caso de dúvidas sobre gás natural ou GLP, entre em contato conosco, através do telefone 0800 707 2672.