Normas para Instalação de Gás Residencial com Segurança | Copagaz
Blog Copagaz
1 de dezembro de 2021
Comentários (0)

Normas para Instalação de Gás Residencial: Instale seu gás com mais segurança

botijão de gás explode saiba porque não
2 minutos para ler

Índice:


O gás de cozinha é uma opção econômica e eficiente, usada na maioria das residências para o preparo de alimentos, aquecimento de água e outros processos produtivos. 

Embora seja um produto inflamável, o botijão de gás é seguro e só pode ocasionar explosão se houver negligência quanto às condições do próprio botijão, de seus equipamentos ou das dicas básicas de cuidados para instalação. Mesmo assim, ainda há o recurso do cheiro adicionado ao gás GLP, para que seja possível identificar eventuais vazamentos.

Confira aqui as principais normas na hora de instalar o gás residencial, que buscam reforçar a segurança do consumidor, e o que cada uma delas determina.

O que é a NBR 15526?

A norma NBR 15526 é vigente no Brasil desde 2012 e estabelece diretrizes fundamentais para executar um projeto de instalação de gases combustíveis, tanto em ambientes residenciais, quanto comerciais. Seus requisitos se aplicam a produtos que não ultrapassam a pressão de operação de 150 kPa e que possam ser abastecidos por canalização de rua e por centrais de distribuição de gás.

Dentre os itens do documento, estão especificações relativas aos materiais, equipamentos e dispositivos usados na rede de distribuição interna; como cada tipo de tubulação deve ser instalada; que tipos de proteções devem ser usadas; como realizar ensaios de estanqueidade (testes para verificar possíveis vazamentos de gás); e muito mais.

Quais são as normas para instalação de gás residencial?

Dentre as normas gerais para a instalação de gás residencial, é possível citar algumas delas. Veja!

  • Os recipientes de armazenamento de gás devem ser feitos de aço e devem suportar altas pressões.
  • Os botijões de gás devem ser fabricados seguindo as instruções das normas técnicas, passar pelo teste de controle de qualidade e ser manuseados de forma correta, sempre na posição vertical.
  • Dentro da residência, o botijão P13 deve ser instalado em ambientes ventilados e arejados, para evitar a exposição ao sol e à chuva e, consequentemente, a ocorrência de acidentes.

Como instalar botijão de gás?

Para instalar o botijão, comece posicionando-o na vertical e não se esqueça de verificar a validade da mangueira e do regulador, além de confirmar a existência do selo do INMETRO na mangueira. 

Em seguida, desligue todos os botões queimadores do fogão e ligue o botijão na mangueira. Ao final, passe uma esponja com espuma em todas as conexões (mangueira e regulador), e, caso borbulhe, repita o procedimento, até que não haja sinais de vazamento. 

Para instalar um botijão da Copagaz em sua residência ou comércio, entre em contato conosco: