Instalação de gás: normas, processo e dúvidas mais comuns
Blog Copagaz
14 de fevereiro de 2024
Comentários (0)

Instalação de gás residencial: normas, processo e dúvidas mais comuns sobre o GLP

4 minutos para ler

Índice:


O gás de cozinha é uma opção econômica e eficiente, usada na maioria das residências para o preparo de alimentos, aquecimento de água e outros processos produtivos. 

Embora seja um produto inflamável, o botijão de gás, responsável pelo armazenamento, é seguro desde que não haja negligência quanto às condições do próprio botijão, de seus equipamentos ou dos cuidados com a instalação. Mesmo assim, ainda há o recurso do cheiro adicionado ao gás GLP, para que seja possível identificar eventuais vazamentos.

Pensando nisso, trouxemos as principais normas na hora de instalar o gás residencial, que buscam reforçar a segurança do consumidor, e o que cada uma delas determina. Veja!

O que é a NBR 15526?

A norma NBR 15526 é vigente no Brasil desde 2012 e estabelece diretrizes fundamentais para executar um projeto de instalação de gases combustíveis, tanto em ambientes residenciais, quanto comerciais. Seus requisitos se aplicam a produtos que não ultrapassam a pressão de operação de 150 kPa e que possam ser abastecidos por canalização de rua e por centrais de distribuição de gás.

Dentre os itens do documento, estão especificações relativas aos materiais, equipamentos e dispositivos usados na rede de distribuição interna, como cada tipo de tubulação deve ser instalada, que tipos de proteções devem ser usadas, como realizar ensaios de estanqueidade (testes para verificar possíveis vazamentos de gás), e muito mais.

Quais são as normas para instalação de gás residencial?

Dentre as normas gerais para a instalação de gás residencial, é possível citar algumas delas. Confira quais são!

  • Os recipientes de armazenamento de gás devem ser feitos de aço e suportar altas pressões;
  • Os botijões de gás devem ser fabricados seguindo as instruções das normas técnicas, passar pelo teste de controle de qualidade e ser manuseados de forma correta, sempre na posição vertical;
  • Dentro da residência, o botijão deve ser instalado em ambientes ventilados e arejados, para evitar a exposição ao sol e à chuva e, consequentemente, a ocorrência de acidentes.

Norma para armazenamento de botijão de gás

A norma abrange uma variedade de aspectos, incluindo a localização adequada do local de armazenamento, distâncias mínimas entre os botijões, e requisitos estruturais para garantir a estabilidade e segurança do local. Além disso, ela define critérios para a ventilação apropriada do ambiente, prevenindo acúmulo de gases e minimizando riscos de explosões.

A ABNT NBR 15514 também destaca a importância da sinalização adequada, garantindo que o local de armazenamento seja claramente identificado, que as informações sobre os riscos associados estejam visíveis e que ocorram inspeções regulares no lugar onde o botijão está localizado.

Essa regra é crucial para proteger tanto a vida humana quanto o patrimônio, fornecendo informações claras para garantir que o armazenamento de botijões de gás seja realizado de maneira segura e eficiente. 

Pode ter botijão de gás em apartamento?

Como falamos, a norma ABNT NBR 15514 é um referencial técnico essencial para o armazenamento seguro de botijões de gás. Ela estabelece diretrizes e requisitos específicos para garantir a integridade dos botijões e minimizar os riscos associados ao armazenamento desses recipientes.

Na prática, é possível ter um botijão de gás em alguns apartamentos, mas isso dependerá da estrutura da construção, se há ventilação do ambiente e se na localização do botijão, não há áreas de passagem intensa ou próximas a fontes de calor.

Como instalar o botijão de gás?

Para instalar o botijão, comece posicionando-o na vertical e não se esqueça de verificar a validade da mangueira e do regulador, além de confirmar a existência do selo do INMETRO na mangueira. 

Em seguida, desligue todos os botões queimadores do fogão e ligue o botijão na mangueira. Ao final, passe uma esponja com espuma em todas as conexões (mangueira e regulador), e, caso borbulhe, repita o procedimento, até que não haja sinais de vazamento. 

Se surgir mais alguma dúvida, confira o nosso post sobre como instalar o botijão de gás

Distância mínima entre a tomada e o ponto de gás

Conforme as normas de segurança, como a ABNT NBR 5410 para instalações elétricas, a distância mínima entre a tomada e o ponto de gás é de pelo menos 30 centímetros.

Essa separação é necessária para prevenir potenciais riscos de interferência entre sistemas elétricos e de gás. 

Altura do ponto de gás para o fogão

A altura do ponto de gás para o fogão é uma consideração crucial na instalação segura e eficiente desse equipamento em ambientes residenciais ou comerciais. De acordo com as normas e regulamentações vigentes, a altura recomendada é geralmente entre 65 a 70 centímetros acima do piso.

Essa altura específica busca proporcionar a ergonomia ideal para o uso do fogão, facilitando o acesso aos controles e queimadores, além de garantir a segurança durante o manuseio e a limpeza do aparelho. 

A instalação correta do ponto de gás em uma altura apropriada também contribui para evitar tensões desnecessárias nas mangueiras e conexões, reduzindo os riscos de danos e vazamentos.

Ainda, esse comprimento considera aspectos práticos, estéticos e de segurança, proporcionando uma experiência confortável ao usuário enquanto promove uma instalação eficiente e segura. 

Conte com o botijão da Copagaz!

Agora que você já sabe tudo sobre as normas de instalação de gás, obtenha o botijão de gás da Copagaz com nossas revendedoras ou entre em contato conosco pelo telefone 0800 707 2672

Se você procura instalar gás para seu comércio ou indústria, conte conosco também: a Copa Energia oferece cilindros e tanques de GLP, serviços de GLP a granel e muito mais!

Crédito imagem de capa: iStock.com/welcomia